Nasa deixou de encomendar peças a empresa russa. Cosmonautas da Rússia não passam pelo problema.
Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) que participam do programa da Nasa (agência espacial americana) tiveram que pedir roupas íntimas emprestadas de seus colegas russos, à espera da chegada do ônibus espacial Endeavour, informou hoje a agência oficial russa Itar-Tass.
Michael Barratt e Koichi Wakata: faltam cuecas (Foto: Nasa)
saiba mais
"O fornecimento de roupas e peças íntimas para os astronautas dos países participantes do programa da ISS (com exceção dos russos) só acontece através da Nasa e só a bordo das naves", precisou o chefe de design de roupa espacial Alexander Yarov.
Ele acrescentou que, recentemente, a agência espacial americana deixou de encomendar a roupa à empresa russa, que a envia pontualmente a bordo das naves Progress, por isso, "agora, o armário dos astronautas depende da regularidade dos voos das naves". "Em geral, os cosmonautas contam no espaço com uma muda de roupa interna descartável a cada três dias e, em caso de pouca atividade física, trocam com menos frequência", disse.
Estilo russo
Segundo Yarov, ao contrário dos americanos, que fornecem a seus astronautas vestuário padrão e artigos de higiene pessoal comprados em lojas comuns, os especialistas russos desenharam roupas e acessórios especiais para garantir o máximo conforto em órbita.
O Endeavour, que deveria ter partido para a plataforma orbital em 13 de junho, foi lançado finalmente ontem à noite ao espaço, após cinco adiamentos em uma missão de 16 dias.
Mas quem mais comemorou o bem-sucedido lançamento do Endeavour foi o astronauta japonês Koichi Wakata, quem chegou à ISS em meados de março e já está no espaço um mês a mais que o previsto.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário