Resultados de Pesquisa

.

18 de outubro de 2013

Toque de recolher para menores entra em vigor em Guaxupé, MG


Neste ano foram registrados 120 casos envolvendo menores na cidade, segundo o Conselho Tutelar, por isso, o juiz entende como necessária a medida. Com a portaria, crianças e adolescentes das duas cidades só poderão ficar nas ruas sem a presença de um responsável em horários estipulados. Segundo o juiz, o objetivo é proteger as crianças e adolescentes do tráfico de drogas, da exploração infanto-juvenil e do consumo  consumo de bebidas alcoólicas.Justiça determina toque de recolher para crianças em Guaxupé (Foto: Reprodução EPTV)


Portaria publicada nesta semana quer controlar horários deles nas ruas.
Juiz já fez o mesmo em Monte Sião, mas por lá medida foi cassada.


Jéssica Balbino 
Do G1 Sul de Minas

“O único direito que os menores até 16 anos têm é de obedecer aos pais”, disse o juiz da Infância e Juventude Milton Biagioni Furquim, sobre a portaria que entra em vigor nesta sexta-feira (18) que determina horário para que crianças e adolescentes voltem para casa em Guaxupé (MG) e São Pedro da União (MG). Para ele, os menores não devem questionar a portaria, já que o pedido partiu da sociedade e de pais. “Eu recebi um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas de pais, responsáveis, Comissariado de Menores, Ministério Público, Executivo, Legislativo, entre outros”, acrescentou.

Justiça determinou medida para crianças em Guaxupé (Foto: Reprodução EPTV)
Com a nova determinação, crianças menores de 12 anos desacompanhadas devem estar em casa até as 21h. Adolescentes entre 12 e 16 anos sem a presença de um responsável não poderão permanecer nas ruas após as 23h, a não ser que estiverem participando de atividades escolares ou religiosas. Quando acompanhados, os responsáveis deverão apresentar um documento que comprove o grau de parentesco ou a guarda. Jovens entre 16 e 17 anos não terão horários específicos, mas se estiverem em locais considerados inadequados pela Justiça (boate, casas noturnas) serão encaminhados aos pais ou responsável.

Na prática, segundo a Justiça, o Comissariado de Menores e o Conselho Tutelar vão fiscalizar o cumprimento dos horários. A medida funcionará com o apoio das polícias Civil e Militar. De acordo com os órgãos, como já existe um esquema de plantão noturno, não haverá alteração no horário de trabalho.

“Essa portaria traz um ineditismo a partir da construção, que foi feita a partir da base e não imposta. Foi a sociedade que quis, pediu e se mobilizou para que ela acontecesse. Por isso me senti confortável e resguardado para editá-la. O grande problema é ela ser executada, mas vejo que todos setores estão engajados”, pontuou o juiz.

Ainda de acordo com ele, as crianças e adolescentes com menos de 16 anos que forem encontrados sozinhos nas ruas após os horários estipulados, serão encaminhados aos pais e responsáveis, que devem assinar um termo de entrega e prestar esclarecimentos ao juizado de menores. “O que estamos buscando é a responsabilização dos pais e responsáveis que são omissos, negligentes. Não basta ser pai, tem que participar”, declarou.

Caso haja reincidência, os pais e responsáveis poderão sofrer punições administrativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e eventualmente, responder na Justiça comum.

Portaria limita permanência de menores nas ruas
(Foto: Marcelo Rodrigues/ Reprodução EPTV)
Direito de ir e vir


Um dos questionamentos levantados sobre a portaria é o direito constitucional de ir e vir das pessoas. Sobre isso, o juiz Furquim diz que a portaria é flexível e que embora ela estabeleça limites, permite que crianças e jovens estejam acompanhados dos pais ou responsáveis fora dos horários pré-determinados.


“Não acredito que estejamos ferindo o direito de ir e vir das crianças e jovens, já que elas estarão com suas famílias. O que não será permitido é que circulem sozinhas após determinados horários, mas para mim os menores tem o direito de obedecer os pais”.

Entre a população, a portaria divide opiniões. O estudante Matheus Henrique Sanches do Prado, de 15 anos, é contrário à determinação judicial. “Estão querendo tirar nossa liberdade. E se eu quiser sair e ficar até mais tarde em algum lugar, ou voltar para casa de madrugada? Não vou poder? Não concordo com o que o juiz quer. Não acho que isso faz diminuir os crimes. Causa é revolta”, disse.Medida divide opiniões entre moradores de Guaxupé (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Medida divide opiniões entre moradores de Guaxupé (MG) (Foto: Marcelo Rodrigues/ Reprodução EPTV)

Já a adolescente Letícia Masson, de 17 anos, apoia a decisão da Justiça. “Sou totalmente a favor, já que muitos pais não tem pulso firme, o Estado precisa interferir. A medida vai diminuir não só o uso de drogas e o consumo de bebidas alcoólicas por menores, mas também a prostituição infantil. Essa foi uma medida responsável e muito inteligente. Nós, jovens, podemos reclamar hoje, mas isso salvará o amanhã”, considerou.

A comerciante Jaqueline Caminho é mãe de uma adolescente de 14 anos e também apoia a portaria. Há um ano morando em Guaxupé, ela veio de São Paulo (SP) e acha que demorou para que algo do tipo fosse feito. “Quando cheguei aqui, fiquei decepcionada com a quantidade de jovens na rua de madrugada. Se isso não for feito agora, o que será do futuro desses jovens? Apesar da revolta deles, que já estão acostumados com essa liberdade, a medida será bem eficaz”, acreditou.


Portaria derrubada em Monte Sião, MG
Em Monte Sião (MG), o mesmo juiz foi autor de uma portaria semelhante e que funcionou durante sete meses em 2010. Na ocasião, a decisão foi derrubada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que julgou inconstitucional o impedimento do direito de ir vir.


Pela medida, crianças de 12 anos não poderiam ficar desacompanhadas nas ruas depois das 21h. Já os adolescentes entre 12 e 16 anos só poderiam ficar fora de casa acompanhadas, mesmo assim até as 23h. “Neste caso, a portaria era bem mais severa, mas, mesmo durante os poucos meses que funcionou, pais e mães me agradeceram muito e o índice de crimes envolvendo menores caiu bastante”, justificou.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Patos de Minas (MG), no Alto Paranaíba, uma portaria semelhante foi cassada. Em Itajubá (MG) uma proposta parecida também foi discutida, mas não chegou a vigorar. Em âmbito estadual, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que estabelece uma norma semelhante em Minas Gerais. De autoria do deputado João Leite (PSDB), o Projeto de Lei 3.242/12 está parado na 1ª comissão de análise.



Fonte:
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/10/toque-de-recolher-para-menores-entra-em-vigor-em-guaxupe-mg.html


Envie um e-mail para mim!




16 de outubro de 2013

Terremoto mata mais de 90 pessoas















Fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1328384


Envie um e-mail para mim!



11 de outubro de 2013

Homens furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia



Homens furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia

Festival vegetariano ocorre na cidade de Phuket.
Objetivo é pagar pelos pecados da comunidade.

Da AFP

Devotos furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia (Foto: Christophe Archambault/AFP)Devotos furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia (Foto: Christophe Archambault/AFP)
Devotos furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia (Foto: Christophe Archambault/AFP)Devotos furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia (Foto: Christophe Archambault/AFP)
Devotos furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia (Foto: Christophe Archambault/AFP)Devotos furam bochechas com metal em ritual de purificação na Tailândia (Foto: Christophe Archambault/AFP)
Serra é introduzida na bochecha de devoto (Foto: Christophe Archambault/AFP)Serra é introduzida na bochecha de devoto (Foto: Christophe Archambault/AFP)
Homem caminha com espadas atravessadas por sua bochecha em Phuket (Foto: Christophe Archambault/AFP)Homem caminha com espadas atravessadas por sua bochecha em Phuket (Foto: Christophe Archambault/AFP)
Mil
  Milhares de devotos participavam do festival vegetariano de Phuket, no sul da Tailândia, que começou nesta quinta-feira (10) e que durante nove dias oferecerá espetaculares e sangrentos desfiles dos devotos taoístas, que exibem as torturas que se infligem para se purificar e à comunidade.
Caminhar sobre brasas de carvão ardente ou perfurar as bochechas com sabres não fazem parte do dia a dia de um vegetariano clássico, mas para os participantes deste famoso festival tailandês trata-se de um clímax de devoção.
Milhares de pessoas, a maioria vestidas de branco, participavam desta procissão de adeptos em transe em Phuket, uma ilha turística do sul do reino.
"Não há truque, é real, corpos verdadeiros", disse Chanchai Doungjit, funcionário do Escritório de Turismo Tailandês (TAT) de Phuket.
"A crença é que um homem puro pode andar sobre o fogo sem se queimar", acrescentou.
Os adeptos, principalmente homens, deixam de comer carne vários meses antes do festival.
Graças aos poderes dos espíritos que, segundo eles, os possuem, podem perfurar sua carne com os instrumentos mais diversos, de simples agulhas a armas de fogo.
O objetivo é se livrar dos espíritos malignos e assim atrair a sorte para as comunidades locais.
O festival vegetariano, que homenageia os deuses chineses, teria ocorrido pela primeira vez em 1825 em Phuket, que acolhe uma importante comunidade de origem chinesa.
Durante as celebrações, os participantes devem seguir uma rígida dieta vegetariana e evitar qualquer vício. As mulheres grávidas, consideradas impuras, não podem assistir aos rituais.
Segundo a TAT, o festival atrai todos os anos 100.000 visitantes, a metade dos quais são tailandeses das províncias vizinhas, 40% asiáticos e 10% turistas.
"Phuket tem o festival vegetariano mais importante do país", afirmou Chanchai, ressaltando que os visitantes gastam 14 milhões de euros durante as celebrações.
Agulhas são enfiadas em braço de devoto (Foto: Christophe Archambault/AFP)Agulhas são enfiadas em braço de devoto (Foto: Christophe Archambault/AFP)


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/10/devotos-furam-bochechas-com-metal-em-ritual-de-purificacao-na-tailandia.html

10 de setembro de 2013

Síria aceita proposta de entrega de armas químicas, diz chanceler


O chanceler sírio, Walid al-Moualem, disse nesta terça-feira que o regime de Bashar al-Assad aceitou a proposta da Rússia para entregar à comunidade internacional o arsenal de armas químicas sob controle do país, em entrevista à agência de notícias russa Interfax.
O projeto é apresentado um dia após a Rússia sugerir a retirada e a destruição do arsenal químico, o que pode diminuir a tensão provocada pela ameaça dos Estados Unidos de fazer uma intervenção militar em represália a um suposto ataque com gás venenoso na periferia de Damasco, em 21 de agosto.
A proposta russa foi feita após o secretário de Estado americano, John Kerry, dizer em uma entrevista coletiva que o ditador Bashar al-Assad poderia evitar um ataque internacional entregando o arsenal químico, embora não acredite que o mandatário faria isso.
Horas depois, o presidente Barack Obama afirmou que a hipótese é algo "potencialmente positivo", que poderá significar um "avanço". Como resultado, é provável que a votação da autorização para um ataque à Síria, que deve ocorrer na quarta-feira (11) no Senado norte-americano, seja adiada.
Em entrevista, Moualem qualifica como produtivas o diálogo com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, que propôs a entrega das armas. Para ele, a medida é uma forma de "retirar os fundamentos para uma agressão norte-americana".
A declaração dá um tom mais decisivo ao apoio demonstrado por Moualem na segunda (9). Em encontro como chanceler russo, o representante sírio tinha afirmado que a proposta era bem-vinda, mas precisava ser avaliada pelo governo de Damasco.
PLANO
Mais cedo, Sergei Lavrov disse que a Rússia trabalha com o regime sírio em um "plano concreto" para que sejam retiradas as armas químicas da Síria, a ser mostrado em breve à comunidade internacional. Para o chanceler, a proposta teria surgido em contatos com os Estados Unidos.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Dmitry Peshkov, disse também que o controle das armas químicas fez parte da conversa entre os presidentes Vladimir Putin e Barack Obama durante a cúpula do G20.
Além da Rússia, a França anunciou que apresentará um projeto de resolução para promover a entrega das armas químicas sírias. Em entrevista coletiva, o chanceler francês afirmou que a resolução proposta prevê uma sanção ao regime sírio caso desrespeite o cronograma da retirada do armamento.
O texto ainda condenará o suposto ataque químico de 21 de agosto na periferia de Damasco, que Estados Unidos e França dizem ter sido feito pelas tropas de Assad. Para os americanos, mais de 1.400 pessoas morreram, sendo cerca de 400 crianças. Já a França computa 280 mortes.
Para Fabius, a situação da crise síria melhorou com a proposta russa. "As coisas mudaram desde ontem e para melhor. É preciso apertar a mão que se oferece, mas não cair em uma armadilha. É necessário ser extremamente vigilante para evitar uma manobra protelatória".
Já a Coalizão da Oposição Síria, principal grupo político rebelde, chamou a medida de manobra política da Rússia. "O último pedido de Lavrov é uma manobra política que está dentro de declarações inúteis e só aumentará o número de mortos e a destruição do povo sírio", disse a entidade, em comunicado.



Envie um e-mail para mim!


 

9 de setembro de 2013

Dilma sancionará sem vetos lei dos royalties para educação e saúde

Nova lei destina 75% dos royalties para educação e 25% para saúde.
Presidente assina sanção do texto em cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Priscilla MendesDo G1, em Brasília  

A presidente Dilma Rousseff sancionará sem vetos nesta segunda-feira (9) o texto do projeto que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação, informou o Blog do Planalto. O texto determina ainda que 25% dos royalties devem ser usados em saúde. O projeto foi aprovado na Câmara em 14 de agosto, depois de ter sido votado no Senado.
PRINCIPAIS PONTOS DA LEI
Distribuição dos
royalties
75% para a educação e 25% para a saúde

Destinação dos recursos
Dos contratos com "declaração de comercialidade" a partir de 3 de dezembro de 2012
Fundo Social
50% do total do Fundo Social para educação e saúde
Fonte: Câmara dos Deputados
O primeiro repasse para as duas áreas, de acordo com o governo, será de R$ 770 milhões e deverá ser feito ainda em 2013. O recurso deverá alcançar R$ 19,96 bilhões em 2022 e totalizará R$ 112,25 bilhões em dez anos.
Na tarde desta segunda, a presidente  participa de cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar a sanção do texto.
Os royalties que serão destinados para educação e saúde se referem apenas aos novos contratos da União com comercialidade declarada a partir de 3 de dezembro de 2012. Royalties de campos em atividade há mais tempo, como nos estados produtores do Rio de Janeiro e Espírito Santo, continuarão a ser aplicados pelos governos estaduais.
Projeto
O texto que saiu da Câmara para a sanção de Dilma contrariava o projeto original do governo. Os deputados derrubaram a proposta do governo e decidiram destinar 50% do Fundo Social — espécie de poupança formada com recursos que a União recebe na produção do pré-sal — para educação e saúde.
O governo federal era contra o substitutivo apresentado na Câmara pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), que previa os 50% dos recursos do Fundo Social para a educação e para a saúde. Desses 50%, 75% vão para a educação e 25% para a saúde. Na proposta original do governo e ratificada pelo Senado, apenas seria aplicada em educação 50% dos rendimentos financeiros do Fundo Social, mantendo intacto o capital principal. Os deputados, contudo, preferiram a versão de Figueiredo, para destinar metade de todos os recursos do Fundo Social, não apenas os rendimentos.
Diante da resistência de André Figueiredo em modificar o texto, a própria presidente da República tentou convencer os líderes da base aliada a retomarem a proposta original que havia sido avalizada pelos senadores. As lideranças, entretanto, não abriram mão de utilizar parte do fundo do petróleo, em vez de somente os rendimentos, como defendia o governo.

 

 Fonte:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/dilma-sanciona-sem-vetos-lei-dos-royalties-para-educacao-e-saude.html



Envie um e-mail para mim!



 

22 de agosto de 2013

ONU pressiona Síria a autorizar acesso a local de "gás venenoso"

Por Erika
  

BEIRUTE/PARIS, 22 Ago (Reuters) - A Organização das Nações Unidas exigiu nesta quinta-feira que a Síria conceda aos seus peritos em armas químicas acesso imediato aos subúrbios de Damasco sob controle dos rebeldes, onde gás venenoso aparentemente matou centenas de pessoas a poucos quilômetros do hotel da equipe da ONU.

Não havia sinal, no entanto, de que a equipe da ONU consiga em breve colher amostras das cenas de horror que provocaram comparações com o uso de gás letal contra milhares de curdos iraquianos em Halabja em 1988.

Adversários do presidente sírio, Bashar al-Assad, disseram que o total de mortos estava entre 500 e bem mais de 1.000, e que mais corpos estavam sendo encontrados após o aparecimento de uma misteriosa fumaça letal na madrugada de quarta-feira, que o governo sírio insiste em dizer que não é responsável.

Imagens, inclusive de alguns fotógrafos que prestam serviço à Reuters, mostraram dezenas de corpos dispostos no chão, sem sinais visíveis de ferimentos. Alguns tinham espuma no nariz e na boca.

Continua improvável que as conversas, principalmente da França e da Grã-Bretanha, sobre uma resposta estrangeira rigorosa resultem em uma ação rápida e conjunta, devido à oposição russa e à cautela dos Estados Unidos.

Moscou disse que os rebeldes podem ter lançado gás para desmoralizar Assad e pediu-lhe para concordar com uma inspeção da ONU. Na quarta-feira, as objeções russas em relação à pressão ocidental sobre a Síria levaram o Conselho de Segurança a apenas pedir "clareza" no incidente --uma posição que frustrou os rebeldes sírios, que a descreveram como "vergonhosa".

Nesta quinta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a Síria deve deixar que a equipe da entidade, já em Damasco, investigue o ataque "sem atraso". Ele disse esperar uma resposta rápida e positiva.


O presidente dos EUA, Barack Obama, determinou às agências de inteligência do país para ajudar urgentemente a estabelecer o que causou as mortes, disse uma porta-voz do Departamento de Estado, reconhecendo que pode ser difícil, já que os Estados Unidos não têm relações diplomáticas com a Síria.






16 de agosto de 2013

Preços ao consumidor nos EUA sobem em julho



Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram como esperado em julho
Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram como esperado em julho

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram como esperado em julho, o que pode dar conforto às autoridades do Federal Reserve preocupadas com a inflação baixa no momento em que avaliam reduzir seu forte programa de compra de títulos.

O Departamento do Trabalho informou nesta quinta-feira que seu Índice de Preço ao Consumidor subiu 0,2%  uma vez que os custos de bens e serviços, de tabaco a alimentos, aumentaram. O índice havia subido 0,5%  em junho.

A alta de julho ficou em linha com as expectativas de economistas.
Nos 12 meses até julho, o índice de preços ao consumidor avançou 2,0%, o maior aumento desde fevereiro, após ter subido 1,8%  em junho.

O avanço da inflação na direção da meta do Fed de 2%  pode oferecer algum conforto às autoridades do banco central que têm alertado sobre os potenciais perigos de uma inflação muito baixa.

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem em quase seis anos

O número de norte-americanos que solicitaram novos pedidos de auxílio-desemprego caiu para mínima em quase seis anos na semana passada, indicando uma aceleração no crescimento no mercado de trabalho no início de agosto.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 15 mil na semana passada, para 320 mil segundo dados ajustados sazonalmente, o menor nível desde outubro de 2007, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Os pedidos da semana anterior foram revisados para mostrar mais 2 mil solicitações do que divulgado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters esperavam que os pedidos de auxílio-desemprego na semana passada ficassem em 335 mil.

A média móvel de quatro semanas de novos pedidos, que exclui a volatilidade semanal, caiu em 4 mil para 332 mil, o menor nível desde novembro de 2007.

Fonte:
http://correiodobrasil.com.br/economia-4/precos-ao-consumidor-nos-eua-sobem-em-julho/635530/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130816



Envie um e-mail para mim!



 

12 de agosto de 2013

Criminoso de guerra mais procurado do mundo morre na Hungria

 Blog  

     

Laszlo Csatary na saída do tribunal em Budapeste, em foto de 18 de julho de 2012.
Laszlo Csatary na saída do tribunal em Budapeste, em foto de 18 de julho de 2012.
REUTERS

RFI
O criminoso de guerra nazista mais perigoso do mundo, Laszlo Csatari, morreu aos 98 anos neste sábado, 10 de agosto de 2013, em Budapeste. Ele escapou assim à justiça, que o acusava de deportar mais de 12 mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial.


O advogado de Laszlo Csatari anunciou nesta segunda-feira a morte de seu cliente em um hospital de Budapeste na manhã do último sábado.

Csatari não poderá mais ser julgado por "crimes contra a humanidade", principalmente pela deportação em 1944 para os campos de exterminação nazistas de cerca de 12 mil judeus detidos no ghetto de Kosice (Kassa), na Eslováquia, que na época era administrada pela Hungria, aliada da Alemanha nazista.

Segundo o Centro Simon Wiesenthal em Israel, que havia colocado Laszlo Csatari no topo da lista de criminosos de guerra nazistas mais procurados do mundo até sua prisão em Budapeste em julho do ano passado, 15.700 judeus foram deportados de Kassa para os campos da morte entre 1941 e 1944, elementos que serviram de ponto de partida para as investigações da justiça húngara.

"Ele espancava regularmente os judeus com as próprias mãos ou com um chicote sem nenhuma razão, e sem se preocupar com a idade, o sexo ou o estado de saúde dos prisioneiros", havia informado o escritório do procurador na Hungria. Laszlo Csatari sempre negou essas acusações.

Condenado à morte por contumácia em 1948 em Kosice, que na época pertencia à Tchecoslováquia, Csatari havia se refugiado no Canadá, onde trabalhava como comerciante de arte. Em 1995, as autoridades canadenses descobriram sua verdadeira identidade, e ele fugiu para a Hungria, onde viveu de maneira aparentemente tranquila até sua prisão.

O tribunal de Kosice comutou formalmente em abril de 2013 a pena de morte por prisão perpétua - a pena de morte foi abolida no país -, abrindo assim a possibilidade de extradição reivindicada por Bratislava. A justiça eslocava desejava julgar novamente Csataria e havia marcado o julgamento para o dia 26 de setembro.

"É uma vergonha que Csatari, um responsável condenado e impenitente do Holocausto, que havia finalmente sido acusado em seu país por seus crimes, tenha escapado da justiça e da condenação no último minuto", afirmou o diretor do Centro Simon Wiesenthal, Efraïm Zuroff, em um comunicado.
Sua entidade havia criticado o fato de que Laszlo Csatari tinha podido viver quinze anos na Hungria sem jamais ser importunado pelas autoridades húngaras.


Fonte:
http://www.portugues.rfi.fr/europa/20130812-criminoso-de-guerra-mais-procurado-do-mundo-morre-na-hungria


Envie um e-mail para mim!



8 de agosto de 2013

CBF confirma Brasil x Austrália pro dia 7 de setembro


CBF confirma Brasil x Austrália pro dia 7 de setembro



A Seleção Brasileira tem mais um compromisso definido em 2013. No dia 7 de setembro, feriado nacional, a equipe do técnico Luis Felipe Scolari enfrentará a Austrália no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h15.

Este será o segundo amistoso da Seleção Brasileira após a conquista da Copa das Confederações. Antes, no dia 14 de agosto, próxima quarta-feira, o adversário será a Suiça.

O jogo contra a Austrália será o sétimo na história do confronto. O último duelo foi na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Adriano e Fred marcaram os gols da vitória por 2 x 0, em Munique.

A seleção australiana é uma das cinco já classificadas para a Copa do Mundo de 2014, juntamento com Brasil, Japão, Irã e Coreia do Sul. 



http://radioprogresso.com.br/


Envie um e-mail para mim!

30 de julho de 2013

Atualizada - Setor público registra superávit primário de R$ 5,4 bi em junho e R$ 52,1 bi no semestre

Kelly Oliveira*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O setor público consolidado – governos federal, estaduais e municipais e as empresas estatais – registrou superávit primário de R$ 5,429 bilhões, em junho, informou hoje (30) o Banco Central (BC). No mesmo mês do ano passado, esse resultado ficou em R$ 2,794 bilhões.
No primeiro semestre, o superávit primário chegou a R$ 52,158 bilhões, menor que o resultado de igual período do ano passado (R$ 65,659 bilhões).
Em 12 meses encerrados em junho, o superávit primário alcançou R$ 91,450 bilhões, o que representa 2% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB).
O superávit primário é a economia de recursos para pagar os juros da dívida pública. O esforço fiscal permite a redução, no médio e no longo prazos, do endividamento do governo. Desde o fim dos anos 1990, o governo segue uma meta de superávit primário.
O chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, reforçou informações de documentos da autoridade monetária que considera a política fiscal expansionista (aumento das despesas públicos e redução de impostos). “Os parâmetros do Banco Central mostram que balanço do setor público está expansionista.”
Entretanto Rocha ressaltou que o BC não interfere na política fiscal. “O Banco Central tem dito reiteradamente que considera a política fiscal como um elemento exógeno na sua determinação de polícia, ou seja, consideramos os resultados da política fiscal nas análises do Banco Central. Mas não são medidas que o Banco Central contribua”, disse.
Neste mês, o governo anunciou que corte adicional no Orçamento para assegurar o cumprimento da meta de superávit primário de R$ 110,9 bilhões, 2,3% do PIB, este ano. Originalmente, a meta para 2013 totalizava R$ 155,9 bilhões (3,1% do PIB), mas o próprio governo decidiu reduzir o esforço fiscal em R$ 45 bilhões.
O corte adicional de R$ 10 bilhões no Orçamento Geral da União, anunciado no dia 22 deste mês, tem como objetivo criar uma reserva para uma eventual frustração das metas fiscais dos estados e municípios. O novo contingenciamento (bloqueio) entrará como uma reserva adicional de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública.
Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – tem de economizar R$ 63,1 bilhões, já levando em conta o abatimento de até R$ 45 bilhões de gastos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de perda de receitas com desonerações. Os estados e municípios precisam economizar R$ 47,8 bilhões para totalizar a meta.
Com o novo corte, o volume contingenciado aumentou de R$ 28 bilhões para R$ 38 bilhões. Os investimentos e programas sociais foram preservados.
No mês, o Governo Central (Banco Central, Tesouro Nacional e Previdência Social) registrou superávit de R$ 1,424 bilhão. As empresas estatais, excluídos os grupos Petrobras e Eletrobras, registraram R$ 836 milhões de superávit primário.
Os governos estaduais apresentaram superávit de R$ 3,401 bilhões, enquanto os municipais tiveram déficit primário de R$ 233 milhões.
Mas o esforço fiscal do setor público não foi suficiente para cobrir os gastos com os juros que incidem sobre a dívida. Esses juros chegaram a R$ 17,627 bilhões, em junho, e a 118,093 bilhões, no primeiro semestre. Em 12 meses encerrados em junho, os gastos com juros chegaram a R$ 220,929 bilhões, o que correspondeu a 4,82% do PIB.
Com esses resultados, foi registrado déficit nominal, formado pelo resultado primário e as despesas com juros, de R$ 12,198 bilhões, no mês passado, R$ 65,935 bilhões, no semestre, e 129,479 bilhões em 12 meses (2,83% do PIB).
O BC informou ainda que a dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,580 trilhão em junho. Esse resultado correspondeu a 34,5% do PIB, contra 34,8% registrados em maio. “A dívida líquida segue em trajetória declinante”, disse Rocha.
Outro indicador divulgado pelo BC é a dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), muito utilizado para fazer comparações com outros países. No caso da dívida bruta, em que não são considerados os ativos em moeda estrangeira, mas apenas os passivos, a relação com o PIB é maior. Em junho, ficou em R$ 2,715 trilhões, o que corresponde a 59,3% do PIB. Em maio, essa relação estava em 59,6%.
* Colaborou Wellton Máximo

Edição: José Romildo//Atualizada às 12h40 para inclusão de novas informações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

 


 Envie um e-mail para mim!



 

29 de julho de 2013

O primeiro casamento, a seis mil anos atrás!



              Domingos Teixeira Costa

No começo foi assim, existia o Criador, este criou os céus e a terra, os animais terrestres e aquáticos. A terra e os mares, por eles foram povoados, só depois Deus criou um homem e deu a ele o domínio sobre todos os animais, para que nominasse-os, e os governasse. O homem foi o único ser criado ímpar, a mulher depois de algum tempo foi criada e entregue a Adão, a única mulher! Deus tem espírito para quem ele quiser dar, porém, ele só disponibilizou para Adão e Eva no princípio. Isto nos ensina que ele exige do ser humano o que estabeleceu, criando um só homem e uma só mulher, entregando um ao outro como marido e esposa. Três mil e quinhentos e setenta nove anos depois, aproximadamente, Deus passa isto em rosto do povo de Israel, que trocava de mulher como fazem hoje, certamente em desaprovação ao que praticava Israel. Diz o profeta Malaquias, pelo Espírito de Deus: "E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade" (Mq 2. 15).

Quando se fala de casamento, fala-se da organização mais antiga da terra, que merece seriedade máxima, até por que segundo o registro, quando se deu o primeiro casamento, só existia um casal na terra. O Criador do universo, automaticamente também Criador do casal, sabia o que estava fazendo. “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gn 2. 7, 20- 22). Na presença de Deus Adão aceita prontamente a oferta, declarando que dali por diante deveria a acontecer a união entre o homem e a mulher; “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2. 23, 24).

No texto acima, está implícito muito claramente, que o casamento segundo Deus inevitavelmente só deverá ocorrer entre um homem e uma mulher, se não fosse assim, o Senhor Deus teria criado outro homem, e não uma mulher, e se alguém tiver alguma dúvida leia o que Jesus responde aos que o interrogavam, "Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez" (em Mt 19.4), Jesus continua pronunciando a mesma expressão de Adão quando recebia Eva das mãos do Criador.

É racional o que Jesus diz quando responde aos que o tentavam lhe por tropeços, sendo ele Deus, jamais poderia contradizer o que ele mesmo determinou no princípio para Adão. O casamento de Adão e Eva, é o exemplo de união conjugal criada por Deus entre homem e mulher, confirmada no Novo Testamento por Jesus Cristo, escreve o Evangelista Marcos, no capítulo dez verso nove, as seguintes palavras de Jesus: “Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mc 10.9). Os fariseus estavam tentando a Jesus, a respeito do divórcio, e Jesus disse que o homem não deve separar-se de sua mulher, a não ser por essas condições: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mt 19. 9)!

Em pleno século XXI, a complicação é demais, o que é certo desde o princípio, é atualmente considerado erro, o que era errado, hoje é o que está certo para a maioria da sociedade. Os homens puseram Deus na contramão, mas tenham certeza que Ele continua sendo o Criador do universo, portanto é Supremo e aplicará a justiça onde for necessário, e querendo nós ou não, virá o dia em que os rebeldes serão convencidos, de que ele é Senhor, e suplantará os que usam de impiedade, que fazem do erro certo, e do certo erro. Porém, não haverá mais nenhuma oportunidade de reparação para o transgressor, quando esse tempo chegar, será tarde demais. "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Is 5.20) Diz o Espírito Santo através do profeta.

Deus tomará vingança deste mundo. Ninguém se engane dizendo: Deus é bom, e não fará mal nenhum contra os habitantes da terra. Deus realmente é bom, mas também é justiça, e dará a salvação aos que a querem e lançará no lago de fogo e enxofre, todos os perversos, os que não quiseram lhe ouvir, quebrando sua Lei. Horrível coisa lhes acontecerá. "E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor" (Dt 29.23). Escreve o autor da epístola aos hebreus ; "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" ( Hb 10.31).

Fico admirado em ver a satisfação dos habitantes dos Estados Unidos, um pais conhecidamente como cristão, enchendo ruas e praças em demonstração de apoio ao erro que estendeu a lei do casamento entre homem e mulher, em nome da legitimidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O casamento do sexo oposto, é o ideal segundo Deus nas Escrituras Sagradas, se querem dar os mesmos direitos, aos de mesmo sexo, que o façam, porque Deus julga a cada um segundo suas obras, esse casamento não encontra apoio nos mandamentos do Criador de Adão e Eva. Nem Deus e nem nós nos importamos com o viver de quem quer que seja, e não nos imponham encargo algum, quanto a isso. Muitos cristãos hoje, são só de rótulo e mais nada mesmo, infelizmente. "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas Eu sou o SENHOR vosso Deus" (Lv 18. 22,30).

A Igreja cristã, nada tem em contrário quanto à escolha do viver que alguém preferir, ela (Igreja) é um corpo estranho ao secularismo, por ser uma organização de vida espiritual separada do mundo, cuja cabeça (Cristo) está no céu, "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência." (Cl 1.18) Jesus declarou abertamente que ela é protegida contra as portas do inferno, (Mt. 16.18). Porem, cada indivíduo tem o poder de decisão e deverá proceder como queira. A Igreja anuncia a Palavra de Deus que diz a todos para escolherem o Caminho da vida para que vivam, e os céus e a terra, testificam contra os rebeldes em juízo: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência," (Dt 30.19). Diz Deus pelo profeta Ezequiel: “O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor”.(Eq 7.27).

Vamos concluir com uma recomendação bíblica que lembra muito bem os direitos e deveres do homem junto a Deus. Existe um dizer popular assim: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Entendo, isto é uma realidade, na vida é assim o cotidiano. A Bíblia diz: "Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Ec 11. 9). "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (Ec 12. 13). A obediência a estes princípios, é fé manifestada pelo temor a Deus, por quem deseja alcançar a vida eterna através do verdadeiro processo que conduz à eternidade, hoje buscada através de caminhos da ciência e tecnologia, palas quais isso não será possível, a eternidade do humano, só pede ser real com a presença do corpo composto de alma e espírito, um corpo congelado, mumificado ou mesmo que passe por outro processo, sem o novo nascimento no Deus eterno, não haverá nele eternidade. Disse Jesus a Nicodemos: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3. 3). "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lm 3. 22). Precisamos achar graças aos olhos do Senhor nosso Deus, para que ele se compadeça de nós misericordiosamente e seremos salvos.



Envie um e-mail para mim!

26 de junho de 2013

Suprema Corte dos EUA derruba lei federal que não reconhecia o casamento gay




Americanos comemoram decisão da Suprema Corte de derrubar a lei federal que restringia o casamento como união apenas entre um homem e uma mulher (Foto:  EFE/Jim Lo Scalzo) 
Americanos comemoram decisão da Suprema Corte de derrubar a lei federal que restringia o casamento como união apenas entre um homem e uma mulher (Foto: EFE/Jim Lo Scalzo)
Tribunal considerou inconstitucional a lei que considerava união apenas entre um homem e uma mulher. "É um passo histórico", diz Obama

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta quarta-feira (26) a lei federal que definia o casamento como união entre um homem e uma mulher, conhecida como Lei de Defesa do Casamento ("Defense of Marriage Act", ou Doma, na versão abreviada). O tribunal da mais alta instância do Poder Judiciário do país considerou a lei inconstitucional e discriminatória, por não garantir a casais homossexuais os mesmos direitos e benefícios dos heterossexuais. A medida foi vista como uma grande vitória para os defensores da legalização do casamento gay.

"A Lei de Defesa do Casamento é inconstitucional pois compromete a liberdade igualitária das pessoas, que é protegida pela Quinta Emenda da Constituição", decidiu a Corte em uma votação acirrada, com cinco votos a favor da derrubada e quatro contra. 

Apesar da decisão da Corte Suprema, os Estados americanos continuam com a autonomia de decidir pela legabilidade ou não da união civil entre homossexuais. Na prática, o governo federal passa a ter de reconhecer os casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos Estados em que a união é considerada legal. Antes, não era permitido que o governo federal reconhecesse essas uniões.

Ao derrubar a Doma, o tribunal torna possível que os casais homossexuais tenham acesso a mais de mil benefícios e direitos federais, antes restritos aos heterossexuais americanos. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Departamento de Justiça já deu início ao processo de revisão de todos os estatutos federais relevantes a fim de assegurar que a decisão sobre a Doma seja implementada de rápida e adequadamente.   

Obama comemorou a decisão da Suprema Corte. "É um passo histórico", disse o líder do Poder Executivo do país em sua conta oficial do Twitter. Por meio de um comunicado distribuído pouco depois da decisão pela Casa Branca, Obama afirmou que a lei sobre o casamento, aprovada em 1996 no governo de Bill Clinton, "era a discriminação transformada em legislação". "Essa lei tratava os casais gays e lésbicas que se amam e se comprometem como uma classe diferente e inferior de gente. A Suprema Corte corrigiu esse erro e nosso país é melhor por isso", disse Obama. Para ele, a decisão representa uma vitória para os casais que lutam por um tratamento igualitário por parte da Justiça.

Em relação ao posicionamento de diferentes religiões sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo, Obama afirmou que será preciso manter o compromisso do país com a liberdade religiosa. "A forma como as instituições religiosas definem e consagram o casamento sempre correspondeu a essas instituições, e não há nada nesta decisão, que se aplica apenas aos casamentos civis", disse o presidente norte-americano. "Quando todos os americanos são tratados como iguais, sem importar quem sejam ou a quem amam, somos todos mais livres."

A ação contra a Doma foi apresentada originalmente por Edith Windsor, americana que foi obrigada a pagar US$ 350.000 dólares em impostos federais para receber a herança de sua então esposa, Thea Spyer, morta em 2009. Se fosse casada com um homem, Edith não teria de pagar nada.  

  http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2013/06/suprema-corte-dos-eua-derruba-lei-federal-que-nao-reconhecia-o-casamento-gay.html


Envie um e-mail para mim!