Resultados de Pesquisa

.

9 de março de 2018

O Filho e o Pai



Havia em Jerusalém próximo à porta das ovelhas um tanque chamado Betesda, com cinco alpendres. Passando Jesus viu ali um homem esperando a hora certa para descer às águas, porque em certo tempo descia ali um anjo do Senhor e agitava a água, o primeiro que descia era curado de qualquer enfermidade que tivesse. Esse homem lá estava a trinta e oito anos, mas antes dele descia outro, por isso não era curdo, porque outro descia antes dele.

O dia era sábado quando Jesus falou com o homem no tanque Betesda e o curou. O homem levantou-se, tomou o leito e foi embora. Jesus foi acusado de violar o sábado e por isso os judeus o perseguiram por haver curado um homem no sábado, que a trinta e oito anos se encontrava deitado junto ao tanque e não tinha quem o fizesse descer à água antes que outro descesse para ser curado.

Jesus mais tarde foi encontrado por eles disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também, mas eles queriam mata-lo acusando-o de violar o sábado e também porque Jesus dizia que Deus era o seu próprio Pai, igualando-se a Deus, diziam eles. Jesus afirma, o Filho nada faz de si mesmo, mas tudo quanto o Pai faz, o Filho o faz igualmente.

Entre nós, os filhos são semelhantes aos pais, fisicamente o que o pai faz, também o filho pode fazer, falamos de pais e filhos perfeitamente saudáveis. Jesus e o Pai jamais, podiam ser diferentes, se o Pai levantava os mortos, o Filho igualmente dava vida aos mortos, como exemplo temos o caso de Lázaro, e mesmo assim os judeus não se convenceram, antes se posicionaram de mentes endurecidas diante de Deus, deixando de querer ver a realidade que era Jesus e seus obras. Finalmente só Deus podia dizer para um morto já de quatro dias, levanta-te e vem para fora da sepultura e assim acontecer, visto que para Deus não há impossível.

Jesus declarou-lhes que Deus o escolheu e deu-lhe toda autoridade para julgar o mundo, e por quê Jesus haverá de julgar o mundo? Porquê foi homem neste mundo, viveu e sofreu aqui como qualquer homem, foi provado e aprovado por Deus para isso, e em tudo quanto a respeito dele foi determinado por seu Pai, por isso os homens têm um homem a altura, como juiz perfeito, que conhece o homem, não só como Deus que é, mais também como homem que foi aqui na terra. O Filho é quem há julgar aos homens, vivos e mortos, o Pai a ninguém julga, só o Filho fará isto, para que o Filho seja honrado como é o Pai.

Quem honrará o Filho como juiz? Ora, a terra inteira. Mas quando será esse juízo? Por ocasião da vinda de Jesus o justo juiz quando vier à terra, buscar sua Igreja, no fim do ano aceitável da salvação, aberto por Jesus mesmo. Quando ele voltar a terra, não matará a toda humanidade com o seu juízo, mas, em toda a terra restarão pessoas de todos os povos e nações, são esses que honrarão a Jesus como justo juiz e Rei dos reis sobre a terra. Em seu Reino e do Pai, até que ele passe o Reino ao Pai, havendo suplantado todos os seus inimigos e a morte, ela deixará de ser útil para todos os fins a que foi determinada. Ela será o último inimigo que também será destruído.

Jesus disse: vem a hora e já chegou em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Ele não falava dos mortos que estavam nos túmulos, mas dos que mesmo lhe perseguindo o enfrentavam cara a cara, esses precisam nascer de novo, como também dos de todos os tempos que não crêem nele. Mais a diante ele faz referência sim aos mortos que jazem em seus túmulos, quando disse: “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo 5.28,29).

Jesus não mudou de ideia, continua até hoje querendo que toda a humanidade seja salva para que tenha direito na ressurreição da vida, porquê estes estarão livres da ressurreição do juízo e da morte eterna. Queira compreender o discurso de Jesus, fuja de fazer como os judeus fizeram recusando o Filho de Deus. Procure o jeito certo de aceitar a palavra de Jesus e serás salvo, do juízo que virá sobre os que rejeitam a Deus. Ele não tardará mais, faça isso rapidamente, o amanhã não nos pertence, faça isto enquanto há tempo.




Domingos Teixeira Costa







Nenhum comentário: