Resultados de Pesquisa

.

12 de setembro de 2009

“Decisão é política e cabe ao presidente”, diz Lula

Envie um e-mail para mim!

Presidente afirmou que apenas os franceses apresentaram proposta concreta de venda dos aviões

Pouco afeito a entrar em polêmicas com os militares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem da rotina e enquadrou a Aeronáutica. Lula avisou que a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) é decisão exclusiva dele.
Em entrevista após inaugurar um estaleiro no Porto de Suape, em Pernambuco, Lula disse que achou “engraçado” queixas na imprensa de que o governo não levou em conta análises técnicas ao manifestar preferência pelos aviões modelo Rafale, da empresa francesa Dassault.
– A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer avaliação e vai fazer. Eu preciso que ela faça. Agora, a decisão é política e estratégica. E essa é do presidente da República e de ninguém mais – afirmou.
A declaração de Lula foi recebida com reserva entre os militares, que preferiram não entrar em rota de colisão com o presidente. O brigadeiro Dirceu Noro, presidente da comissão técnica que faz a avaliação dos caças que concorrem para equipar a FAB, disse que a Aeronáutica indicaria um “vitorioso” no certame.
Em sintonia com Lula, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou:
– A Aeronáutica não tem autonomia para decidir.
A afirmação de Jobim, repassada aos brigadeiros, é que o Rafale poderá ser escolhido, mesmo que no ranking das aeronaves selecionadas o caça francês não esteja em primeiro lugar.
– A decisão sobre o que será comprado é política, dentro dos interesses estratégicos do país. É do presidente da República – acrescentou Jobim.
O presidente relatou que as fabricantes Boeing, dos Estados Unidos, e Saab, da Suécia, que tentam vender caças ao Brasil, não apresentaram propostas concretas de repasse de tecnologia:
– Não existe proposta até agora, fora a do Sarkozy, dita a mim pessoalmente, de flexibilizar.
Executivos da Dassault informaram recentemente que os caças seriam fabricados na França. Ontem, Lula repetiu que Sarkozy deu garantias de montar os aparelhos no Brasil:
– Sarkozy foi o presidente que até agora disse textualmente para mim que quer não apenas transferir tecnologia, mas fazer o avião aqui e que o Brasil tem disponibilidade de vender para toda a América Latina.
Em tom de brincadeira, Lula disse que a fase agora é de “palpites”:
– Quem quiser dar palpites, que dê. Mas vai ter um dia em que a criança vai ter de nascer.
Até o fim do mês a FAB deve apresentar o relatório e entregar um ranking com o primeiro, segundo e terceiro lugares entre o Rafale, o F-18 e o Gripen.
http://zerohora.clicrbs.com.br

Nenhum comentário: