Resultados de Pesquisa

.

17 de outubro de 2015

O deus pagão não livra seus servos

 


·ISAÍAS  (21.9)·
E eis aqui agora vem uma tropa de homens, cavaleiros de dois a dois. Então ele respondeu e disse: Caiu, caiu Babilônia; e todas as imagens esculpidas de seus deuses são despedaçadas até o chão.

·ISAÍAS  (36.18)·
Guardai-vos, para que não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?

·ISAÍAS  (36.19)·
Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? onde estão os deuses de Sefarvaim? porventura livraram eles a Samária da minha mão?

·ISAÍAS  (36.20)·
Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor possa livrar a Jerusalém das minhas mãos?

·ISAÍAS  (37.12)·
Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram: Gozã, e Harã, e Rezefe, e os filhos de Edem que estavam em Telassar?

·ISAÍAS  (37.19)·
e lançado no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.

·ISAÍAS  (41.23)·
Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e fiquemos atemorizados.

·ISAÍAS  (42.17)·
Tornados para trás e cobertos de vergonha serão os que confiam em imagens esculpidas, que dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

COMENTARIO

O primeiro destes fragmentos, refere-se à queda de Babilônia que manteria Israel em cativeiro aproximadamente duzentos anos após esta profecia, por haver desobedecido à lei de Deus, não dando ouvidos ao que os profetas haviam dito da parte do Deus que os tirou com braço poderoso da servidão a que estavam submetidos no Egito.

Do segundo ao sexto fragmento, trata-se da invasão como tentativa para levar as duas tribos de Israel em cativeiro para a Assíria, Judá e Benjamin, onde já se encontram cativas as dez tribos de Israel, o reino do norte. Estas tribos bem antes do reino do sul ir para o cativeiro de Babilônia, foram cativas para a Assíria por insubordinação e rejeição à lei de Deus, e as exortações entregues pelos profetas à nação.

O rei da Assíria chegando ao pé dos muros de Jerusalém, alegando que os deuses das nações que ele havia vencido, não foram capazes livrá-las das suas mão, tenta assombrar ao rei Ezequias, e os moradores de Jerusalém, dizendo que o Deus de Israel também não poderia livrar os habitantes do reino do sul de caírem em suas mãos.

Há muitas pessoas infelizmente, que pensam e fazem como Senaqueribe, rei da Assíria, nivelando o Deus criador dos céus e da terra com os deuses dos povos pagãos, o rei assírio se deu mal, seu exército foi ceifado em uma só noite, a noite seguinte do dia do desafio, o Deus de Israel mandou seu anjo e  matou oitenta e cinco mil soldados naquela noite, pela manhã todos eram apenas cadáveres. O rei de Judá e povo, humilharam-se diante do Senhor, Ezequias fez o Senhor dos céus saber as palavras arrogantes de Senaqueribe, e o Senhor dos Exércitos livrou seu povo. Quanto a Senaqueribe, o Senhor Deus deixou voltar para à Assíria, e como punição, foi assassinado por dois dos seus filhos, enquanto estava servindo na casa de seu deus, que não pode livrá-lo das mãos dos seus filhos, e do Deus que ele havia afrontado em Jerusalém.

Esse fato foi registrado para servir de exemplo para o mundo, a fim de que cuidadosamente façamos a escolha de servir ao Deus dos céus e não aos deuses pagãos que não podem fazer nem bem e nem mal. Diz Deus, não te encurvarás diante deles. Ex. 20.5

 

Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa

 

Nenhum comentário: