Resultados de Pesquisa

.

20 de outubro de 2015

Os deuses e a consciência errada



·JEREMIAS (cap. 1)·
16 E pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas mãos.

·JEREMIAS (cap. 2)·
11 Acaso trocou alguma nação os seus deuses, que contudo não são deuses? Mas o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito.

·JEREMIAS (cap. 2)·
28 Mas onde estão os teus deuses que fizeste para ti? Que se levantem eles, se te podem livrar no tempo da tua tribulação; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades.

·JEREMIAS (cap. 5)·
7 Como poderei perdoar-te? pois teus filhos me abandonaram a mim, e juraram pelos que não são deuses; quando eu os tinha fartado, adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos.

·JEREMIAS (cap. 5)·
19 E quando disserdes: Por que nos fez o Senhor nosso Deus todas estas coisas? então lhes dirás: Como vós me deixastes, e servistes deuses estranhos na vossa terra, assim servireis estrangeiros, em terra que não e vossa.

·JEREMIAS (cap. 7)·
6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,

·JEREMIAS (cap. 7)·
9 Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,

·JEREMIAS (cap. 7)·
18 Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira.


·JEREMIAS (cap. 10)·
11 Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra, esses desaparecerão da terra e de debaixo dos céus.

COMENTÁRIO
O profeta Jeremias, traz ao povo idólatra de Israel, uma mensagem de Deus, anunciando juízo, reprovando-os, por haverem deixado o Senhor, e maliciosamente por terem abraçado os deuses estranhos, trocando o Deus Todo-Poderoso, pelo o que é de nenhum proveito, enquanto que as nações não trocam os seus deuses. Como trocariam as nações os seus deuses! Só poderiam somar alguns a mais, haviam escolhido servir à criatura, ó porquê, não queriam o Criador dos céus e da terra, quando se trata de verdade e mentira, o contrassenso é que sempre interessa.

Não há perdão para os que abandonam a Deus, juraram pelos que não são deuses, e ingratos vivem em casa de meretrizes. Por numerosos que sejam seus deuses, eles não poderão livrá-los da tribulação, por mais que excedam o número de cidades do mundo inteiro. Estranho seria se Deus não agisse assim, com certeza ele não era Deus.

O comprometimento com os deuses que não são Deus, envolve pais e filhos, e se tornam parceiros na prática do pecado, e todos provocam a ira àquele que é Deus de verdade. Não há justificativa diante da justiça de Deus, o que faz o ser humano é usar errado o livre arbítrio que possui, com essa escolha vem a ira de Deus. Os fictícios deuses desaparecerão todos de debaixo dos céus, com o fim do pecado no mundo, assim diz o profeta Jeremias.


Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa


Nenhum comentário: