Resultados de Pesquisa

.

9 de fevereiro de 2018

A noite e significado representativo ( XIII )




Todos os discípulos de Jesus foram perseguidos e mortos por causa do testemunho que deram pela fé na palavra de Deus, recebida por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. João, o sobrevivente de todos os seus apóstolos, já no fim do primeiro século recebeu uma visão sobre o que deveria acontecer no mundo sobre a Igreja de Deus e o fim dos tempos.

O propósito da visão é conscientizar a Igreja que se prepare para enfrentar as perseguições que sobrevirão para testar á fé dos crentes em Jesus. A perseguição que a Igreja de Deus enfrenta hoje, começou vitimando ao nosso Senhor Jesus Cristo, e nunca mais parou. A visão que João recebeu, tem como um dos seus significados, prevenir a Igreja à enfrentar de frente olhando para o que Jesus diz: No mundo tereis aflição, tendes bom ânimo eu venci o mundo (Jo 16.33)

Igreja, não queira ignorar que a perseguição em primeiro lugar alcançou a Jesus, depois aos discípulos, e por fim à Igreja, e assim será até à vinda de Jesus, quando ele dará fim à perseguição. Mas por enquanto estamos sujeitos a ela, se o Filho de Deus afirma que sofreu, “ Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos. Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?” (Lc 23.28-31) Quem é o madeiro seco se não a Igreja de Deus? Podemos com sinceridade dizer que o Senhor livrará sua Igreja da tribulação antes do dia da sua vinda? Ou vamos negar que Jesus não disse o que acabamos de ler? Você decide, eu aceito que Jesus não se reportou só aos judeus. João viu que existe um número programado para morrer por amor à palavra de Deus (Ap 6.9; 7.14; 20.4).

João após receber a revelação para as sete igrejas, viu uma porta aberta no céu, e para lá foi levado em espírito de onde viu os quatro seres viventes dizendo:  “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir”. dia e noite sem cessar. A visão foi dada para os que estão na terra, a noite é na terra, no céu não há noite, o povo de Deus é que está vivendo uma noite na terra, a perseguição. A visão está dizendo que os seres viventes não param por que não se cansam de dizer, “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir” (Ap 4.8).

O Senhor estava no meio trono e todos os anjos ao redor quando João viu uma multidão formada de todas as nações tribos e línguas diante do trono, trajando vestes brancas, lavados e embranquecidos no sangue do Cordeiro, e lhe foi perguntado: Quem são e de node vieram? O próprio ancião que o interrogou, respondeu. Estes são os que vieram da grande tribulação. Por isso estarão diante do trono de Deus, e o servirão de dia e de noite no seu templo, e o que está assentado no trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, sede; nem o sol ou calma alguma cairá sobre eles. O Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; Deus limpará de seus olhos toda a lágrima (Ap 7.16,17).

O povo de Deus estará mais perto do Senhor quando chegar o tempo de tribulação acirrada. É importante saber que Jesus foi atribulado em nosso lugar, e Deus não o livrou, nem mesmo por ele ser seu Filho amado, como nos isentará da tribulação que a cada dia cresce? Os cristãos do tempo do império romano eram perfeitamente conscientes da perseguição, e até se sentiam honrados de sofrer por amor a Jesus, quando apanhados pelos perseguidores, estavam prontos para morrer e entrarem na cidade celestial.

Grande parte dos cristãos atualmente navegam embalados na teoria pré-tribulacionista, alegando que a grande tribulação é só para os infiéis que foram deixados por Jesus no arrebatamento da Igreja, eles estão deixando para trás o lembrete de Paulo à igreja de Roma: "Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também."  (Rm 11.21) Pedro escreve: “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (I Pe 4.1,2). Não devemos nos esquecer que quem vive no mundo está sujeito igualmente como todos estão, no tocante à vida terrena.

O sofrimento que virá ao mundo por mãos de um tirano maligno, será uma noite para todos, e me parece que a multidão incontável que João viu era oriunda da noite chamada grande tribulação, segundo o ancião que falou com João. Eles eram com certeza parte da Igreja, sofreram e venceram a grande tribulação pelo o testemunho que deram de fé e amor a Jesus e sua palavra. Por que depois que Jesus tomar a Igreja para si, ninguém mais da terra será contado ou reunido à Igreja como parte dela. Entendo que ela será salva dos poderes deste mundo só no dia da vinda de Jesus. A Igreja é o povo salvo a partir de Jesus, até o dia que ele há de vir na glória do seu Pai, como ele mesmo disse nas Escrituras Sagradas.


 

Domingos Teixeira Costa






Nenhum comentário: