Resultados de Pesquisa

.

7 de fevereiro de 2018

A noite e significado representativo ( XII )




A Igreja primitiva foi edificada por Jesus atendendo as devidas necessidades de sua comunidade, ela cresceu em Jerusalém e a partir daí foi detectado a presença de pessoas carentes em meio da comunidade cristã, e os apóstolos viram logo a necessidade de cuidar dos seus necessitados, e como era grande o desafio, elegeram imediatamente após consultarem a Deus, Diáconos para o serviço social e espiritual entre os cristãos.

Os apóstolos após orarem a Deus, o Espírito Santo mandou que separassem sete homens cheios do Espírito Santo para cuidarem dessa parte na obra, a fim de que os apóstolos continuassem no trabalho do Evangelho para alcançarem mais pessoas para a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, sem ter que se embaraçar com coisas da vida material.

O trabalho evangelístico nas igrejas entre os gentios, não negou os mesmos princípios usuais entre seus membros existentes na cidade de Jerusalém, o motivo dessa igualdade é um só, o Evangelho pregado em Jerusalém era o mesmo também pregado entre os gentios com os mesmos proposito de unificar a humanidade a Deus por Cristo Jesus seu Filho, afim de que todas as coisas possam convergir para Deus, por meio de seu Filho amado entregue ao mundo para salvação de todos os que confiarem que Jesus é o Cristo que Deus enviou para salvar o mundo.

A Igreja como corpo de Cristo, entende que precisa cuidadosamente, assistir aos seus carente sociais com bens materiais como roupas, calçados, alimentos e mais cuidados espirituais. Jesus recomenta a assistência aos necessitados, com medicamentos e etc. Estes cuidados fazem parte dos mandamentos desde o Antigo Testamento, não foi uma inovação do Evangelho pregado por Jesus em Jerusalém.

O apóstolo Paulo recomendou a Timóteo que selecionasse na igreja pessoas necessitadas para assisti-las socialmente. Ele especifica como selecionar as viúvas conforme escreve: “Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações.” Paulo deu características de uma pessoa qualificada para entrar na lista dos indivíduos  à serem selecionados na igreja para receberem ajudas ( I Tm 5.5).

O cristão aprendeu servir a Deus por que reconhece o senhorio do Todo-Poderoso sobre si, e também entende que Deus não faz diferença entre bons e maus para fazer raiar o sol, a lua e as estrelas dos céus sobre os homens e outros vários benefícios enquanto os indivíduos vivem, isto ensina que se o criador age assim, e uma vez que ele é Pai de todos nós, deve ser seguido por seus filhos, e como tal que somos devemos toma-lo como exemplo para nós, mesmos, ele por certo está nos dando exemplos para seguirmos na vida.

O servo de Deus tem saudades dos seus semelhantes e companheiros de fé em Cristo Jesus, e por isso escreve à Timóteo dizendo: “Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de dia e de noite.” A expressão ”noite e dia fazendo súplicas a Deus”, significa que o que serve ao Senhor com sinceridade está sempre unido a Deus em oração, tanto com a mente e o espírito, como só em espírito, e só assim se pode orar sem sessar dia e noite ( II Tm 1.3 ).

A noite desde a criação do mundo faz parte da existência na terra, ela é parte de nossa vida. Sempre que sofremos estamos passando por uma noite na vida, se estamos com dificuldades em nossos negócios, podemos dizer que estamos passando por uma noite ou tempestade de dificuldade com certeza. Ela ainda é também uma utilidade de descanso para nossa vida, ela é o sábado de cada dia, assim como é o sábado de cada semana. Todas as noites foram criadas para descanso do dia a dia, assim como os sábados foram criados para nosso descaso da semana, e não nós por causa deles, somos superiores a eles, por mais que pareça estranho, mas não é, Jesus é quem diz isto ( Mc 2.27).


Domingos Teixeira Costa





Nenhum comentário: