Resultados de Pesquisa

.

30 de abril de 2007

MST invade fazenda do presidente da UDR no Pontal

Sorocaba, 30 - No penúltimo dia do "abril vermelho", cerca de 120 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) fizeram uma ação ousada: ontem de manhã, invadiram a Fazenda Ipezal, do presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema (SP). Ele acusou os sem-terra de disparar tiros contra dois funcionários. Ninguém ficou ferido.
A fazenda de Nabhan, considerado adversário ferrenho do MST, foi a quarta invadida este mês na região - a 19ª no Estado durante a jornada de lutas conhecida como "abril vermelho". Os invasores saíram da Fazenda Santa Cruz, em Mirante do Paranapanema, invadida quinta-feira, e foram direto para a Ipezal. A Justiça decretara que fossem despejados da Santa Cruz. "Foram vários tiros e meu pessoal teve de deixar o gado para trás", reclamou Nabhan. O advogado da UDR, Joaquim Botti, registrou a ameaça na delegacia de polícia do município.
O coordenador estadual do MST, Valmir Rodrigues Chaves, deu outra versão. Segundo ele, foram os dois campeiros que dispararam contra os sem-terra que montavam os barracos. "Nosso pessoal teve de se refugiar na mata que existe perto do acampamento. Depois, um grupo correu atrás dos atiradores, mas eles fugiram." A invasão ocorreu um dia depois de Nabhan ter anunciado que a UDR está fazendo um "cerco jurídico" aos invasores do MST. A propriedade tem 366 hectares e é "totalmente produtiva", segundo ele. "É uma provocação, pois são terras particulares, que pertencem à minha família faz mais de 70 anos." Hoje Nabhan entrará com pedido de reintegração de posse.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
{Costa}

Nenhum comentário: