Resultados de Pesquisa

.

24 de abril de 2007

Meta é imunizar 70% da população idosa contra a gripe

Campo Grande (MS) – No próximo sábado, 28 de abril, data estabelecida pelo Ministério da Saúde como o “Dia D” de Vacinação do Idoso 2007, acontecem em todo o país atividades de mobilização da campanha contra a gripe. A vacina será disponibilizada em postos fixos e volantes em locais de grande concentração populacional. “Será o dia da grande promoção, da convocação nacional para que os idosos tomem a vacina”, reforça o superintendente de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros.
O objetivo da campanha nacional, segundo o superintendente, é proteger esse grupo mais suscetível às complicações da gripe. Nos idosos, ocorrem as formas mais graves da doença e suas complicações, como a pneumonia. Cerca de 90% das mortes causadas pela gripe acontecem com pessoas idosas. A recomendação é para que a vacinação seja feita antes da chegada do inverno. “Caso o idoso deixe para mais tarde, ele poderá ser infectado; é necessário se proteger antes”, enfatiza Eugênio Barros.
De acordo com a Coordenadoria de Epidemiologia e Promoção à Saúde, responsável pela organização da campanha no Estado, os municípios elaboraram várias estratégias de mobilização e de atendimento à população-alvo da vacinação como, por exemplo, a divulgação em rádios e jornais de circulação local e o uso de faixas e alto-falantes. A meta é imunizar, no mínimo, 70% da população idosa, o que corresponde a 122.152 pessoas.
Para Mato Grosso do Sul foram distribuídas cerca de 264.500 mil doses de vacinas. No ano passado, foram vacinadas 142.206 pessoas, ou seja, 82,57% do total de 172.218 idosos residentes no Estado. A expectativa é ultrapassar os números alcançados em 2006 e levar a vacina aos atuais 174.503 idosos.Durante a campanha, a vacina contra o vírus influenza – causador da gripe –será disponibilizada nas unidades básicas de saúde, unidades de Saúde da Família e postos volantes, a fim de alcançar populações em locais de difícil acesso, com limitações físicas ou que residem em casas geriátricas e asilos nos 78 municípios. O idoso não pode se esquecer de levar a carteira de vacinação.
Keyla Tormena
{Costa}

Nenhum comentário: