Resultados de Pesquisa

.

26 de abril de 2007

Larijani e Solana divergem sobre resultados de negociações

O chefe dos negociadores iranianos para a questão nuclear, Ali Larijani, e o chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, divergiram nesta quinta-feira a respeito dos resultados das negociações, que acontecem em Ancara, sobre a crise que envolve o programa nuclear de Teerã.
Para Larijani, as conversações registraram certos progressos e chegaram a uma "visão comum" em alguns âmbitos.
"Nosso objetivo é alcançar um paradigma comum para ajudar a solucionar este problema. Acredito que em alguns âmbitos estamos nos aproximando de uma visão comum e isto significa que a melhor maneira de abordar o tema é por meio da negociação", disse Larijani à imprensa.
Para Solana, no entanto, a rodada de conversações não resultou em grandes avanços, já que o objetivo era obter o compromisso do Irã de suspender as atividades de enriquecimento de urâanio.
"Tivemos uma reunião construtiva, mas não estaremos em condições de obter grandes avanços durante esta visita", disse Solana à imprensa no momento em que seguia para um café da manhã de trabalho organizado pelo ministro turco das Relações Exteriores, Abdulah Gul.
Este é o primeiro encontro entre Solana e Larijani desde que o Conselho de Segurança da ONU impôs novas sanções ao Irã pela recusa a suspender o enriquecimento de urânio.
De acordo com Larijani, ambos voltarão a se reunir dentro de duas semanas.
O enriquecimento de urânio é um procedimento que fornece combustível para as centrais nucleares, mas que também permite fabricar bombas atômicas. Seis grandes potências (EUA, China, Rússia, Grã-Bretanha, França e Alemanha) suspeitam que Teerã deseja utilizar seu programa de energia nuclear para fins militares.
O Conselho de Segurança da ONU ameaçou o Irã com sanções comerciais internacionais se persistir na negativa a interromper o enriquecimento de urânio.
msa-ssw/fp
{Costa}

Nenhum comentário: