Resultados de Pesquisa

.

29 de abril de 2007

Henry Sobel participa de missa de posse de novoArcebispo

G1
O arcebispo Dom Odilo será o responsável por acolher o Papa Bento XVI em SP. (Foto: Divulgação)
Dom Odilo Pedro Scherer, 57 anos, tomou posse em missa realizada na tarde deste domingo como arcebispo da Arquidiocese de São Paulo. A cerimônia ocorreu na Catedral da Sé, no Centro da cidade, e contau com a presença do prefeito Gilberto Kassab, do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo e de diversas autoridades, incluindo o núncio Dom Lorenzo Baudisseri, representante do Vaticano no evento. O rabino Henry Sobel também participou da missa, como representante da comunidade judaica de São Paulo.
Como novo arcebispo de SP Dom Odilo deve deixar nos próximos dias a presidência da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB). A entidade realiza uma assembléia geral em Indaiatuba, no interior de São Paulo, de 1º a 9 de maio. Entre os temas em pauta estão a eleição de um novo presidente.
Concentrado na arquidiocese que assume, o novo arcebispo será responsável por acolher Bento XVI em sua passagem por São Paulo, entre os dias 9 e 11 de maio.
Perfil
Ao ser apontado como sucessor do arcebispo Dom Cláudio Hummes em São Paulo, Dom Odilo se disse animado com a indicação e, em nota, resumiu a capital como uma cidade "com infinitas potencialidades, mas também com inúmeras fragilidades e carências".
O novo arcebispo se formou na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e é bastante próximo da Cúria Romana. No comando da CNBB, ele se esforçou para alinhar a entidade às diretrizes do Vaticano, o que foi visto com bons olhos pelo papa Joseph Ratzinger, o Bento XVI, responsável, em última instância, pela nomeação do arcebispo.
Como presidente da CNBB, Dom Odilo vivia em Brasília até sua indicação. Na Capital Federal, em sua primeira entrevista coletiva após ser indicado como arcebispo, ele defendeu que a Igreja deve tentar ampliar sua presença na periferia da capital, mas disse que, sozinha, não pode resolver os "desafios sociais".
Dom Odilo nasceu em 21 de setembro de 1949 em Cerro Largo (RS). Leia também outras entrevistas com o arcebispo: "Redução da maioridade é ilusão" e "Conferência de Aparecida não será início de guerra religiosa".
{Costa}

Nenhum comentário: