AMARA (Reuters) - O Iraque planeja assumir o controle da segurança de todas as suas províncias que estão sob o comando das forças internacionais antes do final do ano, disse o primeiro-ministro Nuri al-Maliki em um discurso lido por uma autoridade na quarta-feira.
Maliki está sob crescente pressão do clérigo xiita anti-Estados Unidos Moqtada al-Sadr para determinar um cronograma de retirada dos 146 mil soldados norte-americanos do Iraque.
Em um discurso feito em nome dele pelo Conselheiro Nacional de Segurança, Mowaffaq al-Rubaie, em uma cerimônia para comemorar a entrega da província de Maysan pelas forças britânicas ao controle iraquiano, Maliki disse que três províncias na região autônoma do Curdistão serão as próximas.
"Maysan...será seguida por três províncias do Curdistão, daqui a um mês", disse Maliki.
"Depois disse (as províncias de) Kerbala e Wasit. Aí será província após província até chegarmos (a esta transferência) antes do fim do ano".
A transferência de Maysan significa que quatro das 18 províncias do país estão agora sob o controle de segurança do Iraque.
Sadr retirou na segunda-feira seis ministros de seu movimento político no governo de Maliki para pressionar por sua exigência de um cronograma para a retirada das tropas norte-americanas.
Maliki já disse várias vezes que as tropas dos EUA vão deixar o Iraque apenas quando as forças iraquianas estiverem prontas para assumir a segurança.
(Por Ross Colvin)
{Costa}
Nenhum comentário:
Postar um comentário