Resultados de Pesquisa

.

19 de abril de 2007

PIB da China cresce 11,1% no 1º trimestre de 2007

Por AE
Agência Estado O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 11,1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2006, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas. O crescimento do primeiro trimestre foi 0,7 ponto superior ao do mesmo período de 2006.
O governo chinês tinha previsto que o PIB cresceria entre 10,5% e 11% no primeiro trimestre do ano, devido à nova alta das exportações, do consumo e do investimento. As primeiros análises oficiais indicavam um avanço de 9% a 10,2% durante o trimestre e abaixo de 10% no resto do ano. O PIB chinês cresceu 10,7% em 2006. O investimento em ativos fixos cresceu 23,75% em março ante o mesmo mês do ano passado.
O forte crescimento da economia chinesa registrado no primeiro trimestre foi motivado por ajustes estruturais na economia e pelo consumo crescente, disse o porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas chinês, Li Xiaochao. O PIB do primeiro trimestre registrou expansão de 11,1%, o maior ritmo desde o segundo trimestre de 2006, quando a economia cresceu 11,5%.
Xiaochao afirmou que a economia chinesa está crescendo a um ritmo rápido e destacou o risco de superaquecimento da economia. "Se esse crescimento muito rápido continuar, há a possibilidade de virar um superaquecimento", disse Xiaochao durante entrevista à imprensa.
Segundo o porta-voz, o objetivo da China é prevenir um "pouso forçado" da economia e o governo está preocupado que um crescimento muito forte possa levar a uma estrutura econômica desequilibrada. "Se o ritmo do crescimento econômico continuar aumentando da taxa de 11,1%, isto pode deixar a estrutura econômica irracional", disse Xiaochao, destacando que o governo tomará os ajustes macroeconômicos "apropriados" dependendo da situação econômica.
"Elevar ou não a taxa de juro irá depender do fato de a economia estar indo de um crescimento relativamente rápido para o superaquecimento", disse Li, quando questionado se uma elevação do juro era possível depois dos indicadores econômicos do primeiro trimestre.
Controle
A China vai continuar a controlar o investimento direto e a expansão do crédito no país, afirmou o Conselho do Estado chinês, depois que os dados divulgados mostraram crescimento econômico mais forte do que o esperado. O investimento direto nas áreas urbanas chinesas cresceu 25,3% no primeiro trimestre ante o ano anterior, superando a projeção de crescimento de 23,3% para o trimestre. O investimento direto nacional, que inclui áreas rurais, registrou aumento de 23,7% nos três primeiros meses do ano. Já a produção industrial cresceu 17,6% em março em relação ao mesmo mês de 2006, superando as projeções de 15,4%.
O governo chinês vai continuar a trabalhar para diminuir o grande superávit comercial, limitar o forte crescimento nos preços das residências e manter a estabilidade de preços, afirmou o Conselho do Estado em um comunicado divulgado após uma reunião presidida pelo primeiro ministro Wen Jiabao para discutir o desempenho trimestral da economia.
Juros
Economistas já apostam em aumento de 0,27 ponto porcentual da taxa de juro chinesa nos próximos dias. O economista do Citigroup, Shen Minggao, prevê aumento de 0,27 ponto porcentual antes do feriado de maio e de 1 ponto na alíquota do recolhimento compulsório dos bancos até o final do ano". "Outras medidas são esperadas, mas em processo gradual", acrescentou.
O economista Mark Williams, da Capital Economics, também espera alta de 0,27 ponto porcentual da taxa de empréstimo e de depósito, mas "nos próximos cinco dias". Ele acredita que "outros controles administrativos serão introduzidos nas próximas semanas". As informações são da Dow Jones e de outras agências internacionais.
{Costa}

Nenhum comentário: