Resultados de Pesquisa

.

23 de abril de 2007

81 mil serão vacinados contra gripe

Somente em Bauru, expectativa é que 26 mil idosos sejam imunizados; aplicação da vacina será gratuita a partir de hoje
Adriana Fricelli
A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde pretendem vacinar contra a gripe, em Bauru, 26 mil pessoas com 60 anos de idade ou mais, de hoje até o dia 4 de maio. Na região, a expectativa é que a imunização atinja 81 mil pessoas, cerca de 70% da população idosa que vive nos municípios abrangidos pela antiga Direção Regional de Saúde (DIR-10), formado por 37 cidades, transformado em Departamento Regional de Saúde (DRS-6), responsável pela administração de 68 municípios, após a extinção da DIR-11, em Botucatu, no final do ano passado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, na região existem 116 mil idosos que têm direito à vacina. Só em Bauru, o número chega a 37 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A meta é que 70% dos totais estimados sejam imunizados.
Durante 12 dias, 21 pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h no município. Os postos não abrirão no domingo (29) e na terça-feira (01), feriado do Dia do trabalho. Durante a campanha, que entra em sua nona edição, além da vacina contra o vírus da gripe (influenza), serão aplicadas a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.
De acordo com a diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, no ano passado a meta de vacinação foi superada na região, o que não ocorreu na cidade de Bauru. “Na região, 72,9% da população idosa foi imunizada, totalizando 84.809 pessoas. Já em Bauru o índice foi de 69,18%, com 25.638 vacinados. A expectativa é que o município supere este índice”, afirma.
Para que as metas sejam atingidas, a campanha contará com o trabalho de divulgação através de 20 outdoors, 300 cartazes, 100 mil folhetos com a relação dos postos (sendo que a maior parte desse material será distribuído pelos Correios), 30 mil selos auto-adesivos para os idosos vacinados, carro de som, além de outros meios de comunicação.
Vacina em casa
Segundo a Secretaria Municpal de Saúde, idosos impossibilitados de comparecer aos pontos de vacinação serão imunizados em casa. Basta que um parente procure a Unidade de Saúde mais próxima, até amanhã, para expor a situação do paciente, que depois é analisada pelos técnicos da secretaria.
No dia 28, sábado, Dia da Mobilização Nacional, haverá mais pontos de vacinação. Além disso, membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi) participarão de ação na quadra 5 do Calçadão com orientações sobre o direito do idoso. Já na praça Rui Barbosa, haverá o evento Natura e Cidadania” com a instalação de um posto de vacinação no local.
A expectativa da secretaria é vacinar pelo menos 2,5 milhões de pessoas, durante a campanha, nos 3,4 mil postos de vacinação espalhados pelo estado. Para isso, 30 mil funcionários da secretaria participarão da vacinação. Em 2006, 80,22% dos idosos foram imunizados, superando a expectativa de 70%.
{Costa}

Nenhum comentário: