Resultados de Pesquisa

.

27 de abril de 2007

Deus é o Criador do Universo!

Resumo
Lição 04 29 de Abril de 2007. Assunto da Lição: A Origem do Universo
“TEXTO ÁUREO: “ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”. 1 tm. 6.20”
“VERDADE PRÁTICA: não há o que se discutir: deus criou os céus e a terra e os sustém com o seu infinito poder.”
“hinos sugeridos: 124, 561, 562.”
“leitura bíblica em classe: salmos 19. 1-6; 136. 3, 5-9; hebreus 11.3
COMENTÁRIO
introdução
“Ao meditarmos sobre a grandeza do universo, vemos quão magnífico é Deus sobre todas as coisas criadas. A Igreja de Cristo tem por obrigação mostrar a verdade sobre a criação dos céus e da terra através das Sagradas Escrituras. O assunto é de especial importância para todos os crentes, pois visa capacitá-los os argumentos e hipóteses materialistas que se opõem à fé cristã.”
I - A GRANDEZA DO UNIVERSO
1 – A grandeza do universo revela o criador. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos”( Sl 19.1). O Universo, onde está situado o pequeníssimo planeta Terra, possui cerca 100 bilhões de estrelas, além do Sol; sendo apenas um entre um bilhão de outros universos conhecidos! Todavia Deus a todos conhece pois todos eles foram criados e são mantidos por Ele.”
2 – A diminuta dimensão da terra em relação ao Universo. A Terra faz parte do sistema solar, que inclui o Sol e os planetas, que por sua vez, fazem parte de uma galáxia situada num conjunto de 200 bilhões de estrelas. A Terra se desloca nesse sistema à velocidade 218 quilômetros por segundo! O Sol é 1.500.000 vezes maior do que a Terra, sendo considerado uma estrela de quinta grandeza. A Bíblia aeirma: “... não se pode contar os exércitos dos céus, nem medir-se a areia do mar... “ (Jr 33.22). O Universo é tão grande que Deus as Nações “como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças” ... “são como nada perante ele” (Is 40.15, 17,).”
3 – A origem do Universo, segundo a falsa ciência. A falsa ciência ensina, nas escolas seculares, que o Universo “surgiu por acaso” à cerca de 20 bilhões de anos, a partir de uma Grande Explosão”. Para os materialistas, o Universo não foi feito por um Criador onipotente e soberano.
Crianças, adolescentes e jovens são enganados com esse tipo de ensino anti-cristão. Todavia a falsa ciência não consegue explicar o que existiu antes do aparecimento do Universo. Nós, porém, sabemos que somente um eterno Criador infinitamente sábio e poderoso é capaz de explicar a grandeza, a ordem e o funcionamento do macrocosmo Gn 1. 1; Jó 38).”
II – O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO
1 – Criou Deus o Universo. As Escrituras Sagradas mostram claramente a origem do Universo do seguinte modo: “No princípio criou Deus os céus e a terra”( Gn 1.1 ). “E desse Deus: Haja luminares na expansão dos céus... e fez as estrelas” Gn 1. 14, 16). Esta é a verdade sobre a origem do mundo de acordo com a Palavra de Deus. As teorias cosmológicas alheias à Bíblia são fraudulentas e enganosas. Do Gêneses a Apocalipses a Bíblia reafirma que Deus de fato, criou o Universo (Ap 4. 11; 10. 6; 14. 7).”
2 – O Universo foi criado de modo organizado, e não caótico. a ) No primeiro dia, Deus criou a luz cósmica; fez separação fez separação ente a luz e as trevas, e criou o “Dia” e a “Noite” (Gn 1. 1,5); não era ainda a luz solar, mas a luz cósmica, que está presente em toco o espaço sideral.
b ) No segundo dia, Deus “uma expansão no meio das águas”, provavelmente água no estado gasoso, acima e abaixo da “expansão”, e criou os “céus” (gn 1. 6-8); “ “c ) No terceiro dia, Deus criou a Terra, os mares e a vegetação (Gn 1. 9-13); d ) No quarto dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas (Gn 1. 14-19); e ) No quinto dia, Deus determinou que as águas produzissem “répteis”, “aves” “e grandes animais aquáticos” (Gn 1. 20-23);
f ) No sexto dia, Deus criou os animais terrestres e o homem Gn 1. 24, 26). O ser humano não “evoluiu” dos seres irracionais, como a falsa ciência ensina (I Tm 6.20), mas é um ser especial, criado por Deus, afirma a Bíblia (Gn 1. 26-29; 2. 7-22; 5. 1, 2).”
3 – Deus fez todas as coisas. João, em seu evangelho, afirma a respeito de Jesus na criação do Universo: “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1. 1-3; Sl 33. 6).
Por outro lado, a Bíblia registra que os escarnecedores ignoram que os céus e a terra foram criados pela Palavra de Deus ( 2 Pe 3. 5 ).”
O QUE DIZ A VERDADEIRA CIÊNCIA
1 – A verdadeira ciencia confirma a Bíblia. A ciência constata que o Universo veio a existir exatamente como a Bíblia no-lo descreve. Embora não tenhamos suficiente espaço para explorar exaustivamente o assunto, basta citar o que escreveu o autor da Epístola aos Hebreus:”pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” ( Hb 11. 3 ).”
2 – O “deus” dos materialistas. Eles acreditam n “deus” acaso. Crêem que o Universo, com bilhões de corpos celestes, incluindo a Terra, surgiu mediante uma “grande explosão”. Essa “fé” no acaso é cega, privada de reflexão e equivale a um fanatismo religioso radical. A Bíblia prevê esse tipo de mentalidade e, por isso, assegura que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo ( 1 Co 3. 19 ).
Exaitemos a Deus por conhecermos a origem do Universo, por meio das Escrituras, que assevera com segurança e certeza: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” ( Gn 1.1 ).”
CONCLUSÃO
“Somente as Escrituras, a inerrante e completa Palavra de Deus, tem a única e mais lógica explicação para a origem do Universo. Negar a existência de um plano elaborado e executado por um Criador, onisciente, onipotente e” onipresente é negar a própria lógica do Universo, estudada pela Astronomia, pela Física, pela Química e por outras ciências correlatas. Cumpre-se o que assegura, de modo eloqüente, a Palavra de Deus: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” ( Sl 19. 1 ). Ver também Pv 3. 19; Is 42. 5; 45. 12, 18. Citações da Revista: lições bíblicas 2º Trimestre de 2007 Mestre Jovens e Adultos (Tempos Trabalhosos) por { Costa } Faça um Comentário!

Nenhum comentário: