Resultados de Pesquisa

.

19 de abril de 2007

Iraque: Bagdad terá reservas petrolíferas duas vezes maiores

As reservas de petróleo do Iraque podem ser duas vezes maiores do que as estimativas actuais e a produção do país poderá duplicar em cinco anos, segundo um dos estudos mais completos realizados desde 2003, hoje publicado pelo Financial Times.
Segundo o diário britânico, o relatório realizado pelo gabinete IHS nota que a exploração depende do melhoramento da segurança no país, alvo de confrontos quotidianos desde a invasão norte-americana e da queda de Saddam Hussein em 2003.
«A situação da segurança é evidentemente muito má, mas se olharmos para a oportunidade oferecida pelos sub solos, não existe equivalente noutro lado», explicou Ron Mobed, responsável pelo departamento de energia da IHS, citado pelo Financial Times.
Duplicar as reservas de ouro negro no Iraque permitirá um aumento de 100 mil milhões de barris contra os 116 mil milhões actuais, o que fará do país a segunda reserva mundial de petróleo depois da Arábia Saudita, refere o diário.
Segundo o estudo da IHS, o Iraque poderá igualmente duplicar em cinco anos a sua taxa actual de produção para atingir os quatro milhões de barris por dia, caso exista um aumento dos investimentos estrangeiros no país.
O relatório baseia-se em dados recolhidos antes e depois do início da guerra em 2003.
Diário Digital / Lusa
{Costa}

Nenhum comentário: