Resultados de Pesquisa

.

16 de abril de 2007

PM palestiniano pede a Israel libertação de todos prisioneiros

O primeiro-ministro palestiniano Ismail Haniyeh, pediu hoje a libertação de todos os prisioneiros palestinianos em poder de Israel, acrescentando que o líder do Fatah detido, Marwan Barghuti, está na lista enviada ao Estado hebraico para uma troca com o soldado israelita Gilad Shalit.
«Todos os prisioneiros devem ser libertados e não apenas os que figuram na lista de troca por Gilad Shalit», afirmou, numa referência ao soldado sequestrado por três grupos palestinianos, entre os quais o braço armado do Hamas, nos arredores da Faixa de Gaza em Junho de 2006.
Haniyeh falava durante uma manifestação por ocasião do dia nacional dos prisioneiros palestinianos em Gaza.
«Nenhum país passa por aqui sem falar de Shalit. Este nome é um dos mais famosos. Porém, quem conhece os nomes de dezenas de milhares dos nossos prisioneiros nas penitenciárias da ocupação?», questionou o primeiro-ministro.
Haniyeh garantiu ainda que o nome de Marwan Barghuti figurava numa lista transmitida a Israel para uma troca por Gilad Shalit.
Na semana passada, o ministro israelita da Habitação e membro do gabinete de segurança, Meir Sheetrit, negara que Barghuti estivesse na lista de centenas de nomes.
Haniyeh recusou-se a divulgar pormenores sobre as negociações.
Israel mostrou-se «decepcionado» ao tomar conhecimento da lista de prisioneiros palestinianos enviada através do Egipto.
{Costa}

Nenhum comentário: