Resultados de Pesquisa

.

23 de abril de 2007

Campanha começa hoje, mas idosos ainda deixam de se vacinar

Sem reações ao medicamento, sem dores e nenhuma complicação, é assim que relatam muitos dos idosos que tomaram e vão tomar a vacina contra gripe distribuída pelo Ministério da Saúde. Mas, mesmo assim, outra parcela de idosos não tomaram e se tomaram não pretendem repetir a dose.
Por medo e por falta de conhecimento sobre os benefícios, muitos idosos preferem não tomar a vacina contra a gripe. Para o químico Adailton Oliveira, a vacina não previne contra a doença. “Acho que não resolve, porque se resolvesse minha mãe não estava na cama há oito dias”, explica o químico contando o caso de sua mãe que está adoentada.
Maria dos Santos de Jesus
A servente Marina dos Santos diz que não adoece e por isso não tem necessidade de tomar a dose, além de ter medo da injeção. “Eu não preciso e não gosto de injeção”, afirma.
Mas, na opinião de Maria dos Santos de Jesus, moradora da cidade de Itabaiana, a vacina realmente previne a gripe. Adepta à prevenção, ela se vacina há sete anos e não pretende deixar de tomar, inclusive já se vacinou este ano com o atendimento domiciliar pelas agentes de saúde de seu município. “Eu tomei anteontem e a gripe pode até dá, mas dá fraca”, explica o benefício.
Levando em consideração a fácil contaminação da doença a médica Elcy Guimarães Rollemberg indica a vacina a todos de sua casa. “Todo mundo toma. A moça lá de casa toma, porque se ela ficar doente eu fico mais ainda”, explica.
Campanha 2007
O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, irá lançar a Campanha de Vacinação do Idoso 2007 na hoje, 23, no município de Propriá. A abertura será na unidade municipal de saúde Dr. Ciro Tavares, às 8h30, com a participação de um grupo de idosos. A vacinação é gratuita e de prioridade ao idoso.
Segundo o Ministério da Saúde (MS) o alcance para este ano em cada município é de 70% dos idosos. Em Sergipe cerca de 103.157 doses deverão ser aplicadas. A meta deve bater a do ano passado que alcançou 92,91% dos idosos em todo o Estado.
O período de vacinação vai até 4 de maio em todos os postos de saúde de todos os 75 municípios. Cerca de 380 equipes e três mil envolvidos estarão trabalhando durante a Campanha, incluindo equipes volantes de alcance rural.
No sábado 28 os postos de vacinação estarão abertos para atender idosos com dificuldade de locomoção e que necessitem de auxílio para chegar ao posto, facilitando o acompanhamento de familiares.
Foto: Márcio Garcez/ ASN
A Campanha é anual devido a mutação do vírus. “A cada ano é estudado os vírus quês está circulando no país e a partir daí a vacina é fabricada”, explica a gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Dra. Sândala Oliveira.
Para os acamados os postos estão agendando visitas de vacinação. Da mesma forma para asilos e casas de repouso. Equipes estão mobilizadas para atender acamados em hospitais.
Outras vacinas
A Campanha também oferece vacina contra tétano e contra pneumonia. Considerando que idosos aos 60 anos estão em plena atividade, o MS pretende assim evitar a doença tetânica. Para isso é fundamental que idosos levam seus cartões de vacina para que o esquema antitetânico seja atualizado ou iniciado. A vacina contra a pneumonia fica restrita a grupos de risco como acamados.
Grupos de risco
Devido a quantidade reduzida de doses a Campanha é restrita aos idosos, mas após a Campanha grupos de risco podem se beneficiar da dose. Profissionais da saúde, diabéticos, cardiopatas e pneumopatas recebem a vacina se houver alguma sobra no estoque. Acompanhantes de acamados, não necessariamente familiares também podem receber a vacina. Os grupos de riscos devem se dirigir ao Hospital João Alves Filho para receber a dosagem.
{Costa}

Nenhum comentário: