Resultados de Pesquisa

.

30 de abril de 2007

Afeganistão: 136 taliban mortos em três dias de combates

Tropas afegãs e Exército americano
Agências
As tropas afegãs apoiadas pelas forças da coligação internacional mataram 136 taliban em três dias de combates. Ontem foram mortos 87 rebeldes num distrito da zona Oeste do Afeganistão, avançaram hoje fontes da coligação liderada pelos Estados Unidos.
Perto de 300 polícias foram enviados hoje para o vale de Zerkoh, na província de Herat, onde manifestantes denunciam a morte de civis e gritam palavras de ordem coomo "morte à América", avança a polícia local.
Os combates de ontem, que se prolongaram por 14 horas, desenrolaram-se no distrito de Shindand, na província de Herat, onde dois dias antes as forças de segurança tinham abatido 49 taliban, segundo um comunicado da coligação.
"No total, sete posições inimigas foram destruídas e 87 combatentes taliban foram mortos durante 14 horas de combates", precisa o comunicado.
Dois dias antes, 70 rebeldes atacaram uma patrulha das forças especiais norte-americanas durante a noite, na mesma localidade. Em resposta, as forças da coligação mataram 49 taliban, com o recurso a apoio aéreo. Um soldado norte-americano também foi morto durante a batalha.
"Foram tomadas todas as precauções para evitar a morte de civis afegãos inocentes durante estas duas batalhas", garante o texto do Exército americano. Habitantes da mesma localidade não são da mesma opinião e manifestaram-se hoje contra a operação, afirmando que morreram vários civis.
{Costa}

Nenhum comentário: