Resultados de Pesquisa

.

23 de abril de 2007

Sarkozy e Royal retomam campanha eleitoral em França

Os dois candidatos que passaram à segunda volta das presidenciais francesas, o conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal, retomam hoje a campanha eleitoral, com o primeiro a apresentar já vantagem nas sondagens.
Sarkozy, que domingo ficou em primeiro com 31,11% dos votos numa jornada eleitoral com participação recorde superior a 84%, inicia um novo «Tour de France» que começa esta tarde com um comício em Dijon (nordeste), e que seguirá nos dias seguintes a Ruan, Clermont-Ferrand e Paris.
Royal, que graças à elevada participação e ao voto «útil» obteve 25,85% dos sufrágios, deve dirigir-se aos seus simpatizantes esta tarde em Valence (sudeste), antes de passar por Montpellier, Lyon e Paris.
Nas primeiras declarações que fez após a divulgação dos resultados, Royal apelou ao voto na segunda volta, a 6 de Maio, afirmando que «não só é possível, como urgente, abandonar um sistema que já não funciona».
Um momento-chave na campanha que recomeça agora será o esperado debate entre os dois candidatos, que provavelmente se realiza a 2 de Maio.
Tanto o presidente da União por um Movimento Popular (UMP) e ex-ministro do Interior como a presidente socialista da região de Poitot-Charentes terão de atrair os eleitores dos outros candidatos, e muito em particular os do centrista François Bayrou, que ficou na terceira posição com 18,55%.
A inclinação dos eleitores de Bayrou por um ou outro parece ser a chave para o resultado da segunda volta, pelo que a posição do presidente da União pela Democracia Francesa (UDF) será relevante.
Também não serão desprezados os votos que na primeira volta foram para o líder da extrema direita Jean-Marie Le Pen, que teve de se conformar com 10,51%, após ter sido a grande surpresa há cinco anos ao passar à segunda volta.
Uma sondagem realizada domingo pelo instituto LH2 aponta para uma vantagem inicial de Sarkozy, com 54% nas intenções de voto, enquanto Royal teria 46%.
{Costa}

Nenhum comentário: