Resultados de Pesquisa

.

26 de abril de 2007

Postos de saúde já vacinam idosos

Com a expectativa de vacinar mais de 192 mil idosos no estado, a secretaria municipal e estadual de saúde iniciaram ontem a campanha de vacinação contra gripe para idosos acima de 60 anos. A campanha vai até o dia 04 de maio e tem como ponto alto o dia ‘D’ de combate a gripe, no próximo sábado, 28/04, quando uma solenidade no Centro de Referência de Atenção ao Idoso (Creai), na zona leste da capital, abrirá oficialmente a campanha nacional de vacinação.
Para este ano foram disponibilizadas 330 mil doses da vacina para o estado, dessas, 70 mil só para Natal. Um efetivo de pouco mais de 1,5 mil, pessoas estão envolvidas na campanha que terá 15 dias de duração. Apesar de sofrer resistência de uma pequena parte da população, os números das campanhas anteriores são positivas. No ano passado 85% da população idosa do estado foi vacinada, garantiu a coordenadora de promoção da saúde do estado Lavínea Uchôa. ‘‘Todos os anos superamos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de vacinar 70% da população idosa do estado. No ano passado vacinamos 85% e para este, acredito que superaremos os números do ano passado’’, declarou ela.
Todos os postos de saúde do município e do estado já estão disponibilizado as vacinas para a população. A procura ainda está pequena, mas já têm idosos nos postos se vacinado. Ontem pela manhã o casal Elisa Alves da silva e Francisco Antônio da Silva foram ao Centro de Saúde de Nova Descoberta para se vacinar. Com 83 e 85 anos respectivamente, eles vão anualmente ao posto para tomar a dose da vacina contra gripe. ‘‘Todo ano nós estamos aqui. A vacina é muito boa. Eu não sei nem sei dizer quando foi a última vez que eu gripei’’, comentou a dona de casa.
A chefe de enfermagem do Centro de Saúde de Nova Descoberta Solange dos Santos Evangelista, destacou que a vacina não impede que as pessoas tenham gripe, na verdade ela evita que a doença se agrave e o idoso venha a ter complicações respiratórias.‘‘A imunidade dos idosos é mais baixa, sendo assim, é comum as gripes virarem pneumonias e infecções respiratórias. Com a vacina a probabilidade do caso se agravar é bem menor, explicou a enfermeira.
Para receber a dose da vacina basta comparecer a um dos postos de saúde do município ou do estado com o cartão de vacina. Este ano além da contra gripe, os postos estão disponibilizando a antitetânica. Os idosos que não tiverem condições de se dirigirem a um posto podem solicitar que o agente de saúde vá a sua casa, informou Lavínia, da secretaria estadual de saúde.
{Costa}

Nenhum comentário: