Resultados de Pesquisa

.

13 de abril de 2018

O princípio e o fim da era cristã





Estando Jesus em Jerusalém diariamente ia ao Templo, e certa vez ele saia e seus discípulos aproximando-se dele para lhe mostrarem os edifícios do templo e disseram como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele: “Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada”.

As palavras de Jesus deixaram seus discípulos curiosos sobre o que ele dissera referente ao templo, e perguntaram-lhe, Mestre, quando, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir? Jesus os prepara para as duas repostas dizendo, acautelai-vos para não serdes enganados, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, não sigais a eles.


Jesus começa os tranquilizando, ouvireis sobre guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não será logo. Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino, haverá em vários lugares grandes terremotos, pestes e fomes. Haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.


Precisamos considerar que, o que Jesus disse no parágrafo anterior a este, se aplica só depois do que ele disse neste: Mas antes que todas essas coisas aconteçam vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas, aos cárceres, conduzindo-vos à presença de reis e governadores por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho. Não premeditem como haveis de fazer a vossa defesa, eu vos darei boca e sabedoria, e nenhum dos vossos adversários poderá resistir nem contradizer. E até pelos pais, irmãos, parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. Sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.


Continuando o último fato desse período, a destruição do Templo de Jerusalém, era uma necessidade a ser cumprida, profetizada pelo profeta Daniel e confirmada por Jesus. No Templo, os judeus diariamente reviviam as práticas do antigo pacto. Com a morte e ressurreição de Jesus já não era mais necessário o sacrifício de animais. Isto teria que parar, e só seria possível com o fim do Templo de Jerusalém. Com sua destruição no ano setenta d. C. até o ano 132 da mesma era, os judeus foram dispersos como disse Jesus, para o meio de todas as nações.


Na época da destruição do Templo de Jerusalém, os judeus fugiram para os montes como Jesus disse, foi este o meio de escaparem com vida do massacre aos judeus. A terra de Israel do ano setenta depois de Cristo até maio de 1948, passou a ser terra de ninguém, e Jerusalém foi pisada pelos gentios, como disse Jesus. Foi um tempo difícil, tanto para as mulheres gravidas como para as que amamentavam naquele dia que foi predito por Jesus. Coisa semelhante ocorrerá na época da vinda de Jesus, quando Jerusalém sofrer o ataque final, Jesus deu a mesma recomendação aos judeus para essa época, com a diferença de que não haverá mais tempo para cativeiro aos judeus, porque a vinda de Jesus será o limite para essa guerra prolongada Lc 21.20-24).


A partir dos versículos vinte e cinco até o trinta e quatro Jesus falou sobre sua vinda, ele dar alguns sinais que acontecerá no céu e na terra antes que ele seja visto vindo nas nuvens do céu com grande poder e glória. Jesus disse que haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.


Agora Jesus informa aos interessados que quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima. Acrescenta Jesus: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; quando começam a brotar, sabeis por vós mesmos, que já está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo isso se cumpra. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Não permitais que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos surpreenda. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. Olhai por vós mesmos, disse Jesus.


Jesus recomenda aos que lhe servem no tempo do fim, que sejam fortes e com fé resistam todos os males que sobrevirão ao mundo, glorificando a Deus com suas vidas firmadas nas promessas do Senhor Deus para nós, isto significa sermos achados em pé diante do nosso Senhor Jesus Cristo, e sua vinda não nos será nenhuma surpresa, pois ela é uma das suas promessas que aguardamos. Todos sabem como e quando começou a era cristã, a vinda de Jesus será o fim desta era que haverá dar lugar ao reinado do Pai e do Filho aqui na terra, assim como as águas do dilúvio cobriram a terra. Toda humanidade servirá ao Senhor nesse tempo, aqui.




Domingos Teixeira Costa







Nenhum comentário: