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15 de agosto de 2015

Reino de Deus – I






O ministério de João Batista começa no deserto chamando as pessoas ao “arrependimento”. Ele sai da cidade para o deserto e o povo o acompanha para ouvi-lo, o gesto de sair do meio urbano, já parece apontar para um posicionamento futuro simbolicamente; o viver do arrependimento. Trataremos aqui sobre os diversos pontos do Reino de Deus ou dos céus como escreveu o evangelista Mateus.

Em Mateus (3.2,4), tanto João Batista quanto Jesus começam com o grito: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” Grito esse que diz; vocês precisam mudar, pois o Reino de Deus segue em uma direção diferente da que vós andais. Arrepender-se é mudar de direção, o arrependido se volta para Deus considerando-o como Deus supremo, seu Senhor, Rei e Salvador.

O pregador em Mt (4.23) é o próprio Rei implantado o Reino, começou pelas sinagogas ensinando o evangelho do Reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. O Rei faz o que homem algum fez até então. O Reino de Deus se preocupa com a saúde curando os doentes, chamando os pecadores ao arrependimento, recomendado o cuidado com necessitados, assim ele inicia seu trabalho.

No capítulo 5 Mateus v 3,10,19,20 o Rei diz que o Reino dos céus é dos humildes de espírito e dos perseguidos por causa da justiça, e adverte que se deve cumprir e ensinar corretamente as Escrituras, pois esta é a forma de exceder a justiça dos fariseus, assim é necessário para entrar no Reino dos céus.

Está escrito no capítulo 6 de Mateus v 10,13,33 que na terra a vontade do Pai deve ser feita como nos céus, ele é o que livra os filhos do Reino, da tentação e não abandona ao que busca em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e não deixar faltar o que é necessário a este. Ao Pai pertence o poder.

Mateus 7 e verso 21adverte que o Reino dos céus é dos que fazem a vontade do Pai, que está nos céus, e não do que diz: Senhor, Senhor! E em (Mt 8.11,12) diz que à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no Reino dos céus, reclinar-se-ão, muitos que veem do oriente e do ocidente, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Esses são os filhos que apenas diziam: Senhor, Senhor.

O evangelho do Reino foi ensinado por Jesus nas cidades e aldeias, a partir das sinagogas, curando de toda sorte de doenças e enfermidades e dizendo: É chegado o Reino dos céus, onde o menor é maior que João Batista, e o Reino dos céus é tomado a força, desde João Batista (Mt 9.35; 10.7; 11.11,12).

O Reino dos céus começa conclamando aos homens para o arrependimento, Jesus curando todas as doenças e enfermidades entre o povo, dizendo que a vontade do Pai dever ser obedecida na terra como é nos céus, que o Reino dos céus é dos humildes de espírito e dos perseguidos por causa da justiça, e entrarão nele muitos do oriente e do ocidente enquanto que ficarão de fora os que dizem Senhor, Senhor, por faltarem com a sinceridade. No Reino dos céus não há lugar para a hipocrisia.


 
Min. do Evang.: Domingos Teixeira Costa


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26 de julho de 2015

O que Jesus disse sobre sua vinda?



Sobre o universo existem muitas teorias. Astrônomos, Cientistas, o Governo e a população de modo geral divergem entre si. Algumas vezes convergindo apenas em parte, ou até mesmo em nada.

Algumas teorias em parte batem com o que a Bíblia afirma, os cristãos concordam plenamente que Deus criou os céus e a terra e o que conhecemos da vida nela, após criar os seres viventes também criou o homem, e este não é permanente em sua existência: nasce cresce e morre. Isto porquê, segundo a Bíblia Sagrada, o homem foi criado para servir ao seu Criador e não para ser uma criação caída e servir de escravo ao pecado: obra de Satanás; anjo caído que deixou sua habitação por causa de suas pretensões contrárias a Deus que o criou. O pecado levará a humanidade rebelada à rebelião final, aí sim, a natureza descansará. A Bíblia diz que o lago de fogo é a estação definitiva da obra se Satanás, a segunda morte, o fim do pecado.

Deus providenciou seu filho como meio para resgatar o homem entregando-o ao mundo, exatamente para que todo aquele que nele crê, seja levantado da morte, mas quem não crer, permanece sob a ira de Deus. (João 3:36)

Deus é irado contra o mal que o homem contraiu por aceitar a proposta da serpente no Éden, por isso o pecado foi condenado na carne, esta é a causa de Deus fazer-se carne propositalmente para desfazer o pecado, através da morte de Cristo, o homem que crer em Jesus será salvo e viverá pela fé(Habacuque 2.4) (Gálatas 3.11).

1-As promessas deixadas por Jesus
Jesus falou para seus discípulos que voltaria para levar os seus. Disse ele; "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14.3) Jesus manifestou aos discípulos que virá buscá-los, e em outra ocasião deu informações referentes a sua vinda. Essas informações dizem como será o comportamento do mundo desde seu retorno para o céu, até que ele venha para levar os que o amam e guardam a sua palavra, esperando o Libertador dos filhos de Deus, “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”. (Rm 8.19,21)

Jesus foi interrogado por seus discípulos no Monte das Oliveiras em função do que disse quando eles lhe mostram o Templo que estava muito lindo. Ele interagiu dizendo: “não ficará pedra sobre pedra”, eles queriam saber sobre isto, e mais ainda: “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo”? É necessário antes saber que os discípulos haviam admirado a estrutura e beleza do Templo, e Jesus lhes havia dito que o Templo seria derrubado, e não ficaria pedra sobre pedra (Mt 24.3; Mc 13.3; Lc 21.5). A expressão “essas coisas” é referente ao que Jesus lhes havia dito a respeito do Templo. Em outras palavras: quando aconteceria a destruição do Templo que Herodes havia reformado, do qual Mateus fala da estrutura, Marcos das pedras e estrutura, e Lucas da beleza das formosas pedras e dádivas que ornamentavam o Templo. Jesus explica o tempo que “essas coisas” deveriam acontecer com o sinal mais perfeito possível para eles entenderem, e foi além dizendo como deveriam salvar suas vidas da morte durante os acontecimentos que alcançariam ainda aquela geração (Mt 24.15-22 Mc 13.14-20 Lc 21.20-24). Se Mateus e Marcos não são claros em suas informações quanto ao tempo e fatos, Lucas não deixa dúvidas sobre a que tempo e realizações essas informações fazem referência.

Os cristão resolveram escapar  fugindo para Pela, na Cisjordânia, enquanto o general Tito organizava o cerco final à santa cidade. Aquele dia era sábado 09 de Av no calendário hebraico, dia 25 de julho do ano civil, de 70 da era cristã, sobre o qual Jesus havia dito: Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado. Entre si haviam concordado que não pegariam em armas para se defenderem,  antes deviam aceitar o que Jesus  dissera no Sermão do monte (Dn 9.24 e Mt 24.15,16,20).

Após uma cuidadosa leitura em Lucas 21.20-24, não haverá quem, em sã consciência, possa dizer que Jesus falava unicamente do tempo de sua futura vinda, e não também, da queda de Jerusalém com o seu suntuoso Templo, ocorrida no ano 70 da era cristã, pelas forças romanas. Em função dos acontecimentos, os judeus foram espalhados para todas as nações como disse Jesus em Lucas 21.24, forçadamente, deixando sua terra em mãos dos gentios em prejuízo do direito de habitarem nela como cidadãos nativos que eram, restando-lhes somente o futuro direito de a possuírem como sua Pátria novamente nas dimensões do que disseram os profetas na Bíblia Sagrada (Is 66.8). Cumpre-se cabalmente a profecia de Jesus, no sermão profético e em Lucas (Lc 13. 34,35) “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”. Portanto, não há mais espaço para outro cativeiro de Israel, além deste: o da Diáspora, tendo em vista que a Bíblia não menciona dois retorno de Israel para sua terra depois de voltar à Jerusalém vindo do cativeiro de Babilônia. Haverá uma terceira matança (Is 10.22; Ez 21.14; Ez 28.25,26), mas dessa vez não existirá cativeiro, porém, os que restarem habitarão seguros.

Na revelação de João, em Apocalipse 13.10, está escrito que no governo da besta haverá cativeiro para os que escaparem, foi exatamente o que aconteceu quando Jerusalém, o templo e a nação de Israel caíram. Os que conseguiram escapar da espada romana se refugiaram em todas as nações do mundo. O profetizado retorno de Israel à sua terra é o regresso do cativeiro originado com a queda de Jerusalém no ano 70 dC. A besta foi o governo romano. O Apocalipse diz que a besta que impôs o cativeiro foi a que subiu do mar, confirmando a profecia de Daniel. Ele escreveu o que viu dizendo: “Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande. E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.” (Impérios: babilônico; medo-persa; grego e romano) Dn 7.2,3. Em Daniel 9.24 não deixa dúvidas de que as setenta semanas profetizadas por Daniel fecharam-se no ano 70 da era cristã, sobre Jerusalém e Israel. Sobre o que escreve o profeta: “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo”, fato confirmado em Lucas 4.16-20. Jesus, o próprio Santíssimo, declarou em Mateus 24.15-22, Marcos 13.14-20 e Lucas 21.20-24 que se tratava da entrega de Jerusalém aos gentios até os tempos desses se completarem. Em outras palavras, até ao tempo da vinda de Jesus (Lc 21.24).

1.1-A primeira parte da pergunta dos discípulos
Jesus antes de começar a responder a pergunta dos discípulos, como o Bom Pastor, alerta-os para que não se enganem e nem se deixem enganar (Lc 21.8). Jesus conhece todas as coisas, sabe que o homem é suscetível ao engano, podendo ser ludibriado pela ignorância, indução ou por outro meio, como por exemplo: o descuido com a leitura da palavra de Deus, muitos que se declaram cristãos não têm o hábito de ler a palavra de Deus, esses talvez não possam resistir ao poder do engano dos últimos tempos. Esta advertência é para todos os que se entregam a servir a Deus.

Em Mateus 24.5-8 Jesus diz: “muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Se levantará nação contra nação, e reino contra reino, haverá fomes, pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.”.

A lista de sinais acima dada aos judeus como antecedentes à queda de Jerusalém foi para que eles pudessem identificar a aproximação dos fatos preditos com antecedência por Jesus, e pudessem atender as formas de salvarem suas vidas, nela informadas.

Os vv 9,10 de Mateus 24, são referentes à perseguição iniciada com a morte de Estevam, e daí por diante todos os apóstolos foram perseguidos e mortos com a exceção de João (o evangelista) que sofreu prisão e até onde se sabe, não foi assassinado, (o evangelista). O Senhor Jesus, olhando para os doze disse a todos: “vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.”.

1.2-Segunda parte da pergunta dos discípulos de Jesus
Deixando para trás o tempo da perseguição à Igreja primitiva, Jesus começa a falar dos sinais futuros na vida da Igreja, através dos séculos. Eles culminarão com a vinda de Jesus com os anjos, na glória de Deus, para julgar as nações e galardoar sua Igreja com a vestimenta da imortalidade arrebatando-a para junto de si, como declara Jesus sua vontade em João 17. 24: "Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo." .

Jesus relaciona os sinais a seguir, relatados por Ele nos vv. 11-14 e 23- 28 de Mateus Cap.24, como antecedentes da sua vinda para julgar as nações eliminando os poderosos da terra e livrando o seu povo (a Igreja) da corrupção, revestindo de incorruptibilidade e introduzindo-o na sua Glória, eternamente como é a sua vontade, porém, antes acontecerá isto que ele mesmo disse: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.”. Diz o profeta Naum no cap. 1.15 “Eis sobre os montes os pés do que traz as boas novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o ímpio não tornará mais a passar por ti; ele é inteiramente exterminado.”.

Jesus disse que os dias antecedentes à sua vinda serão semelhantes aos anteriores ao dilúvio. Apesar de ouvirem Noé dizer que Deus estava prestes a destruir aquela humanidade com águas, ninguém acreditava e nem ao menos viam indício disto acontecer: Noé e sua família para eles eram apenas delirantes.

Os dias próximos ao da vinda de Jesus não demonstrarão praticamente diferença dos atuais, referente a este assunto, no mundo moderno, entre as nações.  O evangelista Mateus nos adverte (Mt 24 37-39) que para Israel não será necessariamente assim: as nações estarão cercando a cidade de Jerusalém, como profetizou em Ezequiel 38.2-6, 15-19, 22,23 “Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal; e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada; persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor DEUS, que a minha indignação subirá à minha face. Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furor, que, certamente, naquele dia haverá grande tremor. E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele. Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o SENHOR”.

O cerco a Jerusalém naquele dia será o fato que fará a diferença de Israel em relação às demais nações do mundo, que à distância verão muitos povos empenhados em destruir o povo judeu que não terá forças para salvar-se, enquanto que as demais nações estarão vivendo em plena atividade como disse Jesus que o dia da sua vinda será como foram os dias anteriores ao dilúvio, onde tudo fluía normalmente, até que as águas caíram e todos morreram, Israel será solvo, assim como foi Noé, milagrosamente pelo Senhor em sua vinda gloriosa.

1.3-Terceira parte da pergunta dos discípulos de Jesus 

Após Jesus falar dos sinais calamitosos menciona que a natureza sofrerá grandiosas alterações e os céus manifestarão grande revolta devido aos feitos da humanidade na terra, a qual será incapaz de reter nela, ainda, os filhos de Deus, pois todos serão ceifados (arrebatados) pelos anjos do Senhor, porém os ímpios, antes dos justos, serão ceifados (mortos) na vinda do Senhor Jesus. Os justos subirão ao encontro do Senhor, como diz Paulo e os mansos herdarão a terra como disse o próprio Jesus no sermão da montanha ( Mt 5.5).

Segundo o apóstolo Paulo: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; (II Ts 1.7-10; 2.1-8). Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (I Co 15:52). Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (I Tes 4:16) depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (I Tes 4:17)”. João em Apocalipse fala: “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos." (Ap 10:7).

Na visão do Apocalipse, o que Jesus revelou a João não altera nada do que Ele disse no sermão da montanha sobre sua vinda. Esses são os sinais mais pesados de todos: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”.

É impossível fechar este assunto com outras palavras que não sejam estas do apóstolo Paulo e do próprio Senhor Jesus Cristo: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, Jesus disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; “(II Ts 2:3; Mt 24.4).

Jesus manifestou aos doze discípulos seu desejo de ter junto de si os que creem em sua palavra, e passa a dizer-lhes: “tenho de voltar para meu Pai, mas não vos deixarei sós, voltarei para vós”. E acrescenta dizendo: “E rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”.

Judas (não o Iscariotes) sem compreender o que Jesus dizia, disse; SENHOR, de onde vens que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Isto, por que ele não entendia que Jesus falava de sua manifestação através do outro Consolador (o Espírito Santo) que haveria de vir e ficar com eles: aquele que o mundo não o ver e nem pode receber, por que não crer.

Muitos como Judas, dizem que Jesus está dizendo é que virá buscar sua Igreja e o mundo não tomará conhecimento disto imediatamente. Negando assim, que Jesus mesmo disse que sua vinda será vista por todos no mundo inteiro, quando estiver nas nuvens do céu. Mateus, Marcos e Lucas escreveram isto.

O profeta Isaias diz no capítulo 52.8-10: “Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o SENHOR fizer Sião voltar. Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém. O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.”.

Apocalipse 1.7 diz: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”.

Jesus quando disse que se manifestaria a eles, referia-se à vinda do Espírito Santo, pelo qual estaria com eles para sempre, e não da sua vinda para tomar seu povo deste mundo para está com ele para sempre.

Ninguém pode dizer que Paulo não foi revelado por Jesus sobre o que escreveu a respeito da vinda de Jesus aos coríntios e aos tessalonicenses. A Bíblia não fala de um arrebatamento da Igreja antecipado ao dia da vinda de Jesus, em sete, ou três anos e meio, devemos crer no que o próprio Jesus disse ensinando a todos.

Estejamos atentos ao que a Bíblia diz, e não o que dizem por ouvir de outros que também não leem a Escritura Sagrada sistematicamente. Examinemos nós mesmos a palavra de Deus, assim fizeram os bereanos, comparando o que ouviam com as santas Escrituras, dia após dia (At 17.11). Não devemos nos esquecer de que Jesus disse: “Vede que ninguém vos engane” (Mt 24.4)!
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Assim seja, amem.



Min. do Evang. Domingos Teixeira Costa



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14 de junho de 2015

Estamos em festa, Assembleia de Deus.





Estamos em festa, a Assembleia de Deus no Brasil fará 104 anos de sua fundação no dia 18 de Junho de 2015. Dois homens comuns que deixaram o seu país, a Suécia, imigrando para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor, sua nação vivia uma situação de escassez e desemprego na época.

Após algum tempo vivendo nos Estados Unidos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, o Deus que eles serviam os enviou ao Brasil como missionários direcionando-os ao Estado do Pará, como servos obedientes ao Senhor Jesus Cristo, chegaram em Belém Capital do Estado do Pará e mãos à obra, pregaram o Evangelho em Belém, uma das cidades de maior força católica romana do Brasil, onde reúne atualmente a maior procissão do mundo católico. Eles nem por isso temeram fazer o seu trabalho, pôs o Senhor Deus era com eles.

Eu, particularmente, me sinto feliz pelo que Deus tem feito por todos os que aceitaram a pregação do Evangelho nesta nação, através da Igreja Assembleia de Deus que custou em primeiro lugar o preço do sangue de Jesus, o Cristo de Deus, em segundo lugar o sofrimento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, por amor e temor a Cristo e também por nos amar como geração futura.

O amor de Deus veio para nos unir a Ele e também uns aos outros, e infelizmente tenho que lamentar a distância que nos separa atualmente, ela existe em função de ser uma denominação grande e aberta ao crescimento, sim, mas não ao distanciamento ministerial existente atualmente.
            
          A Igreja é uma só (Assembleia de Deus) mas os ministérios esquecem da origem e passam a ideia que só a Igreja de Belém aniversaria em 18 de Junho a cada ano, o que não é verdade, no Brasil inteiro existe a Igreja Assembleia de Deus, mesmo na mais longínqua cidade deste pais, ela está presente. Vamos comemorar juntos nesta data, anunciando o Evangelho de Cristo Jesus e vamos fazer maior o Reino de Deus na terra.
         
         A Assembleia de Deus em Belém do Pará tem a grandiosa satisfação de receber seus filhos em todo tempo e em especial numa comemoração como a do dia 18 de junho. A Igreja Mãe como qualquer mãe sábia está de braços abertos esperando seus amados filhos que estão longe ou mesmo perto cuidando dos afazeres que lhe foram confiados por Deus, faça-os, comemore com seus filhos, e não se esqueça do aniversário de sua mãe, venha abraçá-la, contamos com você, esta é também uma família sábia; os assembleianos.


Min. do Evg. Domingos Teixeira Costa




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9 de junho de 2015

A terra, eventos e a Bíblia





Nestes últimos dias temos visto exageros através dos meios de comunicações falando sobre o fim do mundo.
Um dos grandes sites conforme constatado no final desta página com o título “Asteroide ‘enviado por Deus’ destruirá a terra em setembro, dizem teóricos bíblicos”, entendo que o autor do texto teve maior interesse de minimizar os que usam a Bíblia para fazer comentários sobre o assunto baseados nela.
É certo que pessoas que não manuseiam bem este conteúdo da Bíblia, fazem publicações exageradas na internet, imagino que possivelmente com as melhores intenções, visando que a maioria da população da terra não tem nem um cuidado de olhar para o seu futuro, e querendo ajuda-los a evitar a segunda morte deles, escrevem como não deveriam.
Segundo o contudo bíblico a terra não terá fim, por tanto, Deus nunca enviará coisa alguma para destruir a terra dentro dos nossos conhecimentos. O que falta é o cuidado nessas pessoas para que elas possam fornecer uma pesquisa com boa qualidade ao público que deseja alcançar para que essa população possa refletir sobre o que há de acontecer às nações em um futuro inegável por quem em sã consciência queira ver o que a ciência e a Bíblia dizem e concordam hoje.
A terra passa por duras transformações impostas por sua população, que culminarão com ventos previstos segundo esta pequena partícula bíblica, a terra geme e não só ela, diz a Bíblia: Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8.19-29)
         Para os cristãos, este tema nunca foi novidade, Jesus disse aos seus discípulos que voltaria para levar seus seguidores afim de que estejam com Ele, onde Ele estiver, disse Jesus: "Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo."  (Jo 17. 24) Glória essa, que Ele quis que seus discípulos conhecessem e soubessem o quanto é desejável, Ele os fez vê-la no monte Tabor, Pedro, Tiago e João, esses gostaram tanto do que viram, que esqueceram-se de si mesmos. (Mt 17.4)  "E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia."  (Lc 9. 33)
Jesus deu bastante informações sobre o dia da sua vinda, eles estão se completando dia após dia, os sinais de Mateus capítulo 24 não assustam aos cristãos, eles são os ponteiros do relógio prosseguindo para o minuto final. A nós resta esta esperança: Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Ap. 3.21)

Site de referência


Min. do Evg.  Domingos Teixeira Costa



 

8 de junho de 2015

Um dia muito especial




Neste segundo domingo de Dezembro será comemorado um dia muito especial: o Dia da Bíblia! Desde Dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. Todavia, a data comemorativa surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Crammer incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. Atualmente, esse dia especial é comemorado em cerca de sessenta países.
A Bíblia tem sido considerada o livro mais vendido do mundo, sendo lida e prezada, ao mesmo tempo que, paradoxalmente, perseguida e ignorada, mais do que qualquer outro livro no decorrer da história. Desde os tempos dos primeiros zelosos cristãos, que copiavam à mão o número máximo de Bíblias que podiam, até meados do Século 15, quando o ourives Johannes Gutemberg produziu a Bíblia em Latim com tipos metálicos móveis, chegando até nossos dias, calcula-se que foram distribuídos cerca de sete bilhões de exemplares da Bíblia, completa ou em partes, em mais de 2.000 idiomas. Um número de impressionar!
Porém, muito mais fascinante que a imensa tiragem da Bíblia, é a sua afirmação de ser de autoria divina. O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3.16). A expressão "inspirada por Deus" (em Grego: Theo-pneu-stos) significa literalmente "soprada por Deus". Ou seja, o Espírito Santo de Deus impeliu escritores, como que soprando sobre eles, de modo que o produto final pode ser, de fato, considerado como “Palavra de Deus”. Assim, o próprio Deus falou “muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho” (Hb 1.1). O próprio Jesus afirmou aos judeus: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39).
Há muitos testemunhos de homens célebres no decorrer da história a respeito desse fabuloso Livro divino.
Isaac Newton disse: “Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana”.
Coelho Neto afirmou: “Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia! Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias”.
Abraham Lincoln testemunhou: “Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do Mundo nos são ditas através deste Livro”.
D. Pedro II declarou: “Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais”.
Theodore Roosevelt ressaltou: “Um bom conhecimento da Bíblia vale mais do que uma educação superior. Quase todas as pessoas que com o trabalho de suas vidas acrescentaram algo para o conjunto das realizações humanas... basearam o seu trabalho grandemente nos ensinamentos da Bíblia”.
John Quincy Adams publicou: “Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-la, tanto mais confiado espero que eles sejam cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade. Há muitos anos que adoto o costume de ler a Bíblia toda uma vez por ano”.
George Müller revelou: “O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos. Faço esta declaração, solenemente, baseado na experiência de cinquenta e quatro anos”.
Immanuel Kant expôs: “Que o homem progrida quanto quiser, que todos os ramos do conhecimento humano se desenvolvam ao mais alto grau, coisa alguma substituirá a Bíblia, base de toda a cultura e de toda a educação. É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia”.
Napoleão Bonaparte confessou: “A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos. A Bíblia não é um livro simplesmente; é um Ser vivo que tem o poder de conquistar os seus adversários”.
Sabemos que a importância de qualquer palavra depende da credibilidade de quem a fala. Por isso podemos confiar na Bíblia, pois o Deus que a inspirou nunca mente e jamais muda. Desejo, assim, que cada um de nós possa dizer, como o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).
E você o que diria da Bíblia? Leia-a e decida.
Feliz Dia da Bíblia!


Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém




 

22 de maio de 2015

Deus não olha a aparência




 
 
 
Muito se tem discutido, ultimamente, sobre a aparência de Jesus. Até mesmo computadores com modernos programas de construção facial foram utilizados em um suposto crânio do primeiro século de um suposto palestino para sugerir a possibilidade de Jesus ser um homem de tez morena e aparência tosca. Era uma primorosa tentativa de mostrar que Jesus não era o bonitão que há séculos os artistas pintam em suas telas ou que os filmes hollywoodianos mostram.
Sem entrar no mérito da questão, porque jamais iremos resolvê-la a contento, Jesus tinha, de fato, uma aparência comum. Para identificá-lo entre os discípulos, Judas teve de lhe dar um beijo no rosto. É no mínimo curiosa a descrição que Dele fez o profeta Isaías: “Não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Is 53.2). Alguns afirmam que isso era devido ao seu sofrimento na cruz. Outros defendem que se aplicava à própria aparência pessoal do Messias como um homem comum do povo.
Se Jesus era de compleição atraente ou se não correspondia a um belo espécime de masculinidade, não importa. O que contava para Jesus era a Sua fidelidade ao Pai, não a Sua aparência. Em vez de buscar ser aceito e medido por valores mundanos arbitrários, se entregou totalmente à vontade de Deus, pois isso era tudo o que realmente lhe importava na vida.
O problema é que vivemos em um mundo absolutamente tomado pela idéia de que o que importa não é o que você é, mas sim aquilo com que se parece. A conexão entre beleza e felicidade é tão evidente que se alguém tem algum defeito ou não possui beleza seu destino é ser tratado como “sucata da humanidade”.
Hoje, há drogas injetáveis para quem se recusa a envelhecer. Há abundantes programas de dieta, nem tanto pela saúde, mas para ter um belo corpo. Academias de ginástica proliferam e prometem esculpir corpos malhados e bonitos. Cirurgias plásticas se tornaram imensamente acessíveis aos endinheirados, e são o caminho mais fácil para, sob encomenda, refazer o corpo.
Vivemos numa cultura intoxicada pelo culto da beleza e pela divinização do corpo. Essa obsessão pela aparência física gera o subproduto da “epidemia de inferioridade”, acometendo pessoas que, por serem comuns e não terem nascido com uma confluência maravilhosa de genes, gostariam de estar do outro lado. É esse filão que os profissionais da publicidade e propaganda exploram.
O fato é que nascemos com um desejo legítimo de ter significação. Isso é uma bênção de Deus. E deveria nos levar ao equilíbrio entre a ênfase apropriada no caráter e o cuidado conveniente pelo corpo. Mas como nossa cultura prima pela apreciação da beleza acima do caráter, muitos procuram se empenhar em satisfazer seus padrões de aceitação, pois desejam desesperadamente a aprovação dos outros.
É tudo uma questão de valores. Afinal de contas, não é hora de voltarmos aos valores cristãos fundamentais de que somos criados por Deus, temos um valor intrínseco conferido por Ele, que somos amados pelo Senhor a partir do que somos e não pelo que parecemos?
Quando o profeta Samuel foi enviado por Deus para ungir um rei para Israel entre os filhos do belemita Jessé, seus sete filhos mais velhos e bem-apessoados desfilaram com suas melhores roupas diante do velho profeta. Porém, o Senhor não indicou nenhum deles para ser o futuro rei. Logo no primeiro, diante da perplexidade de Samuel, Deus lhe respondeu: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1Sm 16.7).
Essa verdade deveria estar totalmente impregnada em nossa mente e coração, sabedores que Deus privilegia e recompensa o comportamento, o caráter e a fidelidade, não a aparência física. Temos de bradar que é injusto competir no mundo da beleza física, principalmente no universo feminino. Apregoemos que há coisas mais importantes que a aparência física, como está escrito: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será elogiada” (Pv 31.30).
Tim Hansel conta a história de um adolescente que tinha uma enorme marca de nascença no rosto. Em vez dele se sentir inseguro ou com vergonha de si mesmo, mostrava uma inabalável segurança em sua autoestima e mantinha um bom relacionamento com os outros estudantes. Ele parecia não ter consciência de sua aparência, de modo que alguém lhe perguntou o porquê disso.
Ele respondeu: “Desde que eu era pequenino, meu pai começou a dizer-me que eu tinha a marca de nascença por dois motivos: primeiro, porque um anjo me beijou; segundo, para que Papai do céu pudesse me achar no meio de uma multidão”. E acrescentou: “Meu pai me contou essa história tantas vezes e com tanto amor que, quando cresci, comecei a ter pena das outras crianças que não tinham sido beijadas por um anjo como eu”.
Embora seu filho não tenha sido beijado por um anjo e nem Deus precise pôr um sinal em alguém para reconhecê-lo, aquele pai tinha um discernimento teologicamente correto em um ponto. Ele fez o seu filho entender que marcas de nascença ou deficiências físicas não provêm de um julgamento divino; antes, porém, podem se tornar em bênção, quando admitimos que Deus não olha para a aparência física e pode nos dotar de abundante graça na própria vida.
 

 
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém




20 de maio de 2015

Como valorizar o seu voto





O Brasil é um país relativamente jovem, tanto no aspecto da idade democrática, como pelo perfil etário dos eleitores, na sua maioria com menos de trinta anos. Talvez por isso muitos não consigam avaliar o quanto custou às gerações passadas os direitos que nos foram legados, principalmente o de poder escolher livremente os nossos governantes. Essa liberdade é uma grande bênção de Deus, que levantou e inspirou, no decorrer da História, as pessoas certas para o encaminhamento da luta democrática que pôs fim às inomináveis tiranias com as quais o mundo foi obrigado a conviver por muito tempo.
O escocês Samuel Rutherford (1600–1661) foi um desses homens. Ele viveu numa época em que não havia democracia, quando o máximo que se podia aspirar era sonhar por dias menos piores. Ele escreveu uma obra intitulada “Lex Rex” (1644), cujo significado é: “A Lei é rei”, que defendia a superioridade da lei sobre a realeza. A frase foi absolutamente perturbadora para a sua época. Antes disso tinha sido “Rex Lex”, ou seja, “o rei é a lei”. Desse modo, nessa obra magnífica ele escreveu que a Lei, e ninguém mais, reina e estabelece todas as estruturas de poder e autoridade. Depois desse libelo que propugnava pelo governo baseado no império da Lei é que a democracia realmente tomou fôlego e se estabeleceu em muitos países do mundo, inclusive, a muitas custas, no Brasil.
       Na definição de Abraham Lincoln, “democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo”. Ou seja, o povo escolhe, pelo voto, não somente os seus representantes, mas, principalmente, o seu próprio destino político. É por isso que o modo como cada eleitor trata o seu voto é importante. Se o mesmo tem consciência política e exerce plenamente o seu direito de cidadão, saberá valorizar o seu voto na mesma proporção da sua dignidade como ser humano responsável. Se não, apenas o venderá por um bocado, um trocado, um agrado.
A estatura de cada cidadão é medida pela valoração que dá ao seu voto, pelo modo como expressa a sua vontade política. E o nosso país, embora ainda esteja em plena infância democrática, já é rico em bons e maus exemplos de como se deve ou não deve tratar essa questão.
Para alguns, a consciência parece estar no estômago, pois vendem os seus votos por uma cesta básica, por exemplo. Para outros, a consciência está no bolso, e por um dinheirinho vendem o seu impagável direito de cidadania, mesmo que tal ajudinha seja travestida de programa social em suposto benefício dos pobres. Não sou contra ajudar os pobres, e nossa Igreja faz isso muito bem há mais de 100 anos. Mas quando um programa social mantém os pobres atrelados e imobilizados socialmente a uma eterna dependência, ele se transforma em um grande e imoral estelionato eleitoral. Isto porque obriga os pobres a votar num determinado candidato “oficial” pelo simples medo de virem a perder as parcas migalhas que caem da mesa dos donos do poder.
Outros ainda votam por simpatia, se deixam levar por emoções da hora, porque o candidato tem charme ou fala bonito. Há os que praticam o voto útil, traindo as próprias convicções pelo simples temor de fazer parte do time de perdedores. Um outro grupo está incluído na categoria do “tanto faz”, pois votar é apenas uma outra chatice de que é obrigado a participar. Esses são apenas alguns exemplos negativos, dentre muitos outros. Mas há os que realmente se importam e fazem grande diferença com o seu voto.
E aqui, cabe-nos adicionar que, se há um grupo que pode e deve fazer alguma diferença na hora de votar, é o que se chama de cristão, o que inclui a todos os que se dizem seguidores de Jesus. Como “sal da terra e luz do mundo”, precisamos influir na escolha daqueles que governarão sobre nós. Como “sal”, podemos contribuir para “temperar” os destinos da sociedade ajudando a colocar nos centros do poder homens e mulheres não somente aptos, mas também tementes a Deus e comprometidos com a Justiça e a Verdade. Como “luz”, podemos utilizar todo o equilíbrio de uma consciência esclarecida para não nos deixar ludibriar por propostas enganadoras, e também para pedir sabedoria do Alto para nos ajudar a estabelecer a vontade de Deus quanto aos destinos de nosso país.
Portanto, essa é a tônica: se o voto é tão importante, que diferencial o nosso voto, como cristãos, adiciona a estas eleições? Em outras palavras, que valor agregaremos no instante do voto e que diferença isso fará? Cada cristão deve ter em mente que é cidadão brasileiro, mas também é cidadão do reino dos céus. Por isso não deve de modo algum votar em candidatos corruptos, ou ligados a grupos sabidamente comprometidos com a injustiça da corrupção.
O cristão agrega valor ao seu voto na medida em que faz a sua escolha com a consciência limpa diante de Deus, velando sobre o seu voto com oração para o Senhor guiar e abençoar os candidatos que ajudou a eleger.
Tenho por certo que Deus quer o melhor para o Brasil. Mas sei também que essa é uma tarefa que Ele quer fazer com a nossa cooperação. Portanto, o meu desejo é que saibamos valorizar o nosso voto, e que neste Domingo, 5 de Outubro, façamos uma grande diferença.



Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

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