Resultados de Pesquisa

.

25 de jan. de 2008

Policial é afastado após tirar fotos sensuais de menores com armas

Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Um investigador da polícia de Ribeirão Corrente, a 428km de São Paulo, foi afastado do cargo por suspeita de ter tirado fotos de jovens de 13 a 18 anos dentro da delegacia da cidade. O policial civil, que tem 28 anos e é casado, teria permitido que as adolescentes entrassem na delegacia durante o horário de almoço e que fossem fotografadas com roupas curtas e em poses sensuais com um revólver na mão.

As fotografias foram parar no site de relacionamentos "Orkut" e passaram a circular em Ribeirão Corrente e pelas cidades vizinhas por meio de e-mail. Em pouco tempo a polícia teve acesso a esse material. As cinco garotas que aparecem nas imagens foram identificadas e admitiram que fizeram as fotos a convite do investigador.

De acordo com o Delegado Seccional de Franca, Maury de Camargo Segui, responsável por Ribeirão Corrente, o investigador foi removido de seu cargo e vai sofrer um processo administrativo. A arma usada pelo policial foi recolhida e, durante a investigação, ele vai assumir funções administrativas na seccional de Franca. O delegado ainda disse que o suspeito tinha um relacionamento indevido com as meninas e que sua arma não deveria ter sido emprestada a elas. Ele também afirmou que o funcionário já teve problema em outras duas delegacias.

Como o policial está em estágio probatório - período de experiência de um funcionário público em que ele pode ser demitido e que dura três anos - um pedido para que ele não seja efetivado foi enviado à Corregedoria da Polícia Civil. A investigação tem tempo estimado de 90 dias e pode resultar na exoneração do investigador e impedir que ele assuma outro cargo público.

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=37984252

24 de jan. de 2008

Imperatriz, no Maranhão, está sem vacina contra febre amarela

mirante.com

IMPERATRIZ - Está faltando vacina contra febre amarela em Imperatriz, no Maranhão, há mais de uma semana. A expectativa da Secretaria de Saúde do município é que novas doses cheguem até domingo. Desde que surgiu o primeiro caso de vítima da doença no país, começou uma correria aos 37 postos de saúde de Imperatriz e os estoques de vacina logo se esgotaram.

A coordenadora do setor da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas vacinas, Simone Marques, informou que a Diretoria Regional de Saúde ainda fez um repasse de emergência, mas isso não foi suficiente para atender à demanda que pode ter aumentado também em razão do fim do período de férias escolares.

Do início de janeiro até sexta-feira passada, mais de cinco mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela só em Imperatriz, mas a previsão é de que mais de 80 mil pessoas ainda devam se vacinar nos próximos dias assim que as vacinas chegarem.

A gestora em Saúde da Regional de Imperatriz, Luiza Queiroga, negou que o estado tivesse estoque baixo de vacina para distribuir aos municípios. Segundo ela, o que ocorreu foi um mal-entendido da população com relação ao comunicado do Ministério da Saúde.

- Não há motivo para preocupação, não tivemos registro de casos de febre amarela em macacos e nem em humanos. O que aconteceu foi um mal-entendido porque o Ministério da Saúde convocou as pessoas a se vacinarem, mas somente aquelas que se deslocarão para os locais de risco e que não se vacinaram nos últimos 10 anos - tranqüilizou a gestora.

Queiroga disse ainda que percebeu, em visita a postos de saúde, que muita gente que está imunizada contra a doença vem procurando pela vacina.

- Estive em postos de saúde e vi que tem gente que vai aos postos, diz que perdeu a carteirinha de vacinação e quer vacinar novamente. Não é assim - observou a técnica, acrescentando não ser aconselhável que uma pessoa tome a vacina já estando imunizada.

Ainda de acordo com ela, o índice de vacinação contra a febre amarela na Regional de Imperatriz é em torno de 90%, o que é muito bom. Queiroga adiantou que em fevereiro o Governo Federal deverá realizar uma grande campanha contra a doença em todo o país.

do http://oglobo.globo.com

Governo discute novas medidas de combate ao desmatamento

Agência Brasil

BRASÍLIA - Novas medidas de combate ao desmatamento no país devem ser discutidas nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em uma reunião de emergência convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Agricultura, Reinhold Stephanes. O encontro, às 12h, deve contar com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e de outras autoridades governamentais.

Na quarta-feira, o governo divulgou um levantamento preliminar feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mostra a devastação de uma área de 3.233 quilômetros quadrados de floresta somente nos últimos cinco meses de 2007. No período, os campeões de desmatamento foram Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Ainda nesta quinta-feira, antes da reunião com Marina Silva, Lula participa de cerimônia comemorativa dos 85 anos da Previdência Social. Estarão presentes representantes de entidades nacionais de aposentados e pensionistas.

Durante a solenidade, às 11h, no Salão Leste do Planalto, será assinado acordo de cooperação técnica pelos Ministérios da Cultura e da Previdência para promover o Programa de Voluntariado de Terceira Idade em museus brasileiros e incentivar a divulgação do acervo da Previdência Social.

Israel quer parar de abastecer Gaza, diz vice-ministro da Defesa

O Globo OnlineAgências internacionais

Palestino volta a Gaza com carroça carregada de combustível - Reuters

JERUSALÉM - O governo israelense reagiu duramente à passagem de milhares de palestinos para o Egito, em busca de suprimentos não encontrados na Faixa de Gaza devido ao bloqueio imposto por Israel. Depois que extremistas explodiram o muro na fronteira do território palestino com o Egito, o vice-ministro da Defesa israelense, Matan Vilnai, disse que Israel gostaria de cortar o restante de seus laços com a Faixa de Gaza. Hoje, o teritório controlado pelo Hamas - que, segundo o jornal "Haaretz", planejou durante meses a derrubada do muro - dependende de Israel para receber suprimentos básicos, como alimentos, medicamentos, combustível para geração de energia e gasolina.

" Quando Gaza é aberta para o outro lado, perdemos responsabilidade "

- Precisamos entender que quando Gaza é aberta para o outro lado, perdemos responsabilidade por ela. Assim sendo, gostaríamos de nos desconectar dela - disse o vice-ministro israelense à Rádio do Exército.

Israel, que ocupou a Faixa de Gaza em 1967, começou a se separar do território em 2005, ao retirar tropas e colonos da região. O país ainda controla as fronteiras norte e leste de Gaza, assim como o espaço aéreo e as águas costeiras. Agora, o vice-ministro da Defesa israelense disse que os esforços de Israel para se distanciar de Gaza "continuam".

" Queremos parar de abastecer eletricidade para eles, parar de abastecer água e remédios "

- Queremos parar de abastecer eletricidade para eles, parar de abastecer água e remédios, para que possam vir de outros lugares - disse Vilnai. - Somos responsáveis enquanto não houver outra alternativa.

Forças egípcias foram mobilizadas para a fronteira sul de Gaza, onde extremistas usaram bombas e escavadeiras, na quarta-feira, para destruir o muro. Depois de entrar em confrontos com palestinos na passagem de Rafah, na terça-feira, deixando pelo menos 60 mulheres feridas e outras 15 presas, as forças de segurança egípcias não reagiram após a derrubada do muro. Na manhã desta quinta-feira, milhares de palestinos continuavam atravessando a fronteira.

Postura do governo do Egito enfurece autoridades em Israel

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Egito anunciou, na quarta-feira, que as fronteiras continuarão abertas "enquanto houver crise humanitária".

" Estamos abrindo porque há uma crise humanitária terrível "

- Nós não estamos abrindo a passagem de Rafah apenas para todo mundo cruzar a fronteira. Estamos abrindo porque há uma crise humanitária terrível - disse o porta-voz Hassam Zaki. - Nós esperamos que todos voltem para suas casas em Gaza em um curto período de tempo.

A postura do Egito enfureceu o governo de Israel, que afirma que extremistas palestinos costumam receber armas contrabandeadas pela fronteira egípcia. O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse na quarta-feira que não permitirá uma crise humanitária na Faixa de Gaza, mas que seus moradores não podem esperar uma vida normal enquanto houver foguetes atingindo o território israelense, fazendo um alerta sobre possíveis bombardeios contra Israel.

O governo israelense disse esperar que as autoridades no Cairo impeçam a passagem de mais palestinos e fechem a fronteira. Israel estima que mais de 100 mil pessoas já atravessaram a fronteira.

" Eu acredito que o Egito sabe qual é seu trabalho "

- Eu acredito que o Egito sabe qual é seu trabalho, e nós esperamos que eles cumpram sua tarefa - disse o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, na quarta-feira, em uma entrevista à emissora de televisão francesa Canal 10, durante uma visita à França.

Autoridades da área de segurança disseram que a conduta do Egito aumenta a preocupação de que o Cairo esteja ignorando propositalmente as demandas de Israel. O governo egípcio teria se recusado repetidamente a combater o contrabando de armas na fronteira.

23 de jan. de 2008

Sindicato desiste de pedir interdição de prédio do HC em São Paulo

da Folha Online

Após anunciar que avaliava pedir a interdição do Prédio dos Ambulatórios do HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo, o Sindicato dos Funcionários informou na tarde desta quarta-feira ter descartado a possibilidade. Um incêndio atingiu no início da manhã uma sala do prédio, usada para guardar equipamentos de endoscopia. Ninguém se feriu.

Ainda pela manhã, o presidente do sindicato, Itamar Fernando Marinho da Costa, havia afirmado que o prejuízo causado aos pacientes com o fechamento temporário do prédio seria compensado com a garantia de segurança do local. "Eu não posso correr o risco de deixar [o fato do novo foco de fogo] passar e, depois, ocorrer um incêndio de grandes proporções, com vítimas", disse.

Na tarde de hoje, ele informou ter descartado a idéia de apresentar o pedido de interdição após reunião com a Superintendência do hospital. Ele disse ter sido informado, durante o encontro, que o Corpo de Bombeiros e o Contru (Departamento de Controle de Uso de Móveis) são favoráveis ao funcionamento do prédio e que a polícia deve investigar o incêndio.

Susto

Nesta quarta, o fogo atingiu uma sala e não deixou vítimas. O local ficará interditado para perícia, mas o atendimento no hospital não foi interrompido.

Ontem (22), o posto da Fundação Pró-Sangue, que ocupa o primeiro andar Prédio dos Ambulatórios, ficou sem energia elétrica por causa de um curto-circuito. No momento da pane, duas pessoas doavam sangue e outras quatro esperavam atendimento.

De acordo com tenente Flávio Legnaioli, do Corpo de Bombeiros, o curto-circuito ocorrido ontem teve causa externa --uma árvore que atingiu um fio de alta tensão.

Na noite de 24 de dezembro último, véspera de Natal, um incêndio atingiu o prédio, a fumaça provocou correria e obrigou a remoção dos pacientes. A unidade ficou fechada até o dia 2 de janeiro. Milhares de consultas e exames tiveram que ser remarcados.

do site

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u366300.shtml

Gaza vive em condição aberrante, diz comissária da ONU

Agencia Estado
Israel deve colocar fim às restrições para a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, ajudando a melhorar as "condições aberrantes" em que se encontram os habitantes da região, disse hoje Louise Arbour, comissária para direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Arbour declarou que o "grau de desespero" entre os palestinos se tornou evidente na manhã de hoje, quando dezenas de milhares de habitantes de Gaza invadiram o Egito depois que homens armados usaram minas terrestres para derrubar parte de uma barreira construída por Israel entre os dois territórios.
"A população de 1,4 milhão de pessoas em Gaza vive em condições aberrantes", disse a comissária em um encontro de emergência de 47 membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU, convocado por Síria e Paquistão, e apoiado por outros 20 países. Israel impediu a circulação da maioria dos bens e pessoas entre a fronteiras de Gaza há uma semana, em resposta ao lançamento de foguetes em seu territórios por militantes palestinos.
O bloqueio foi levemente levantado ontem quando Israel transferiu combustível para que a única usina de Gaza voltasse a funcionar e também enviou gás de cozinha, comida e remédios. Países árabes e muçulmanos propuseram uma resolução condenando a ação militar israelense em Gaza e na Cisjordânia, pedindo o fim do bloqueio e ação internacional para proteger civis palestinos.
Autoridades chinesas, russas e européias pediram que os dois lados parem com a violência e esperam que as restrições à entrada humanitária sejam suspensas. Diplomatas americanos e israelenses não participaram da sessão de emergência do conselho - a quarta para discutir a situação de Israel desde que ele foi criado, há dois anos. A reunião foi adiada para amanhã, quando os membros do conselho devem votar a resolução proposta, condenando Israel. O conselho, que não tem poder de força, substitui a desacreditada e muito politizada Comissão de Direitos Humanos, mas sofre as mesmas críticas, inclusive de que gasta muito tempo criticando Israel. O Senado americano votou em setembro pelo corte de fundos ao conselho, acusando-o de tendencioso.
do site: http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=827425