Resultados de Pesquisa

.

24 de janeiro de 2008

Imperatriz, no Maranhão, está sem vacina contra febre amarela

mirante.com

IMPERATRIZ - Está faltando vacina contra febre amarela em Imperatriz, no Maranhão, há mais de uma semana. A expectativa da Secretaria de Saúde do município é que novas doses cheguem até domingo. Desde que surgiu o primeiro caso de vítima da doença no país, começou uma correria aos 37 postos de saúde de Imperatriz e os estoques de vacina logo se esgotaram.

A coordenadora do setor da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas vacinas, Simone Marques, informou que a Diretoria Regional de Saúde ainda fez um repasse de emergência, mas isso não foi suficiente para atender à demanda que pode ter aumentado também em razão do fim do período de férias escolares.

Do início de janeiro até sexta-feira passada, mais de cinco mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela só em Imperatriz, mas a previsão é de que mais de 80 mil pessoas ainda devam se vacinar nos próximos dias assim que as vacinas chegarem.

A gestora em Saúde da Regional de Imperatriz, Luiza Queiroga, negou que o estado tivesse estoque baixo de vacina para distribuir aos municípios. Segundo ela, o que ocorreu foi um mal-entendido da população com relação ao comunicado do Ministério da Saúde.

- Não há motivo para preocupação, não tivemos registro de casos de febre amarela em macacos e nem em humanos. O que aconteceu foi um mal-entendido porque o Ministério da Saúde convocou as pessoas a se vacinarem, mas somente aquelas que se deslocarão para os locais de risco e que não se vacinaram nos últimos 10 anos - tranqüilizou a gestora.

Queiroga disse ainda que percebeu, em visita a postos de saúde, que muita gente que está imunizada contra a doença vem procurando pela vacina.

- Estive em postos de saúde e vi que tem gente que vai aos postos, diz que perdeu a carteirinha de vacinação e quer vacinar novamente. Não é assim - observou a técnica, acrescentando não ser aconselhável que uma pessoa tome a vacina já estando imunizada.

Ainda de acordo com ela, o índice de vacinação contra a febre amarela na Regional de Imperatriz é em torno de 90%, o que é muito bom. Queiroga adiantou que em fevereiro o Governo Federal deverá realizar uma grande campanha contra a doença em todo o país.

do http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário: