Resultados de Pesquisa

.

15 de janeiro de 2008

Rice faz visita surpresa ao Iraque para pressionar conciliação

Por Paul Tait

BAGDÁ (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, reuniu-se na terça-feira com autoridades em Bagdá, após o Parlamento do Iraque ter aprovado a primeira de uma série de leis destinadas a aproximar diferentes lados iraquianos em conflito.

Após chegar para uma visita não-anunciada, Rice encontrou o primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki e depois o chanceler Hoshiyar Zebari.

Washington presssiona o fragmentado governo de Maliki por uma conciliação entre a maioria xiita e a minoria árabe sunita.

O conflito sectário no país já matou milhares de iraquianos desde a invasão liderada pelos EUA, em 2003, e ameaça levar o Iraque a uma total guerra civil.

Rice acompanhava o presidente George W. Bush em uma visita ao Oriente Médio antes de ser decidido que ela deveria ir ao Iraque, afirmou o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe. Bush seguiu para a Arábia Saudita.

No sábado, o Parlamento iraquiano decidiu permitir que milhares de membros do partido Baath, de Saddam Hussein, pudessem retomar cargos no governo. A medida é parte de um pacote legislativo que inclui compartilhamento dos lucros do petróleo e visa a atrair os sunitas de volta ao processo político do país e para longe da sangrenta insurgência.

Nenhum comentário: