Resultados de Pesquisa

.

8 de janeiro de 2008

EUA condenam ‘provocação’ do Irã

O porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, confirmou nesta segunda-feira a informação de que embarcações da Guarda Revolucionária do Irã executaram ações "hostis" contra três navios da Marinha dos Estados Unidos durante o fim de semana. O incidente teria ocorrido no Estreito de Ormuz, importante rota petrolífera próximo à costa iraniana, quando cinco embarcações do Irã se posicionaram a cerca de 180 metros dos navios americanos – que estavam em águas internacionais. A seguir, os iranianos fizeram ameaças pelo rádio: "Estamos indo na sua direção e vamos fazer vocês voarem em dois minutos", teriam dito, segundo a agência de notícias EFE.

O porta-voz do Pentágono classificou as ações do Irã de "descuidadas, negligentes e potencialmente hostis". Já o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, advertiu o Irã sobre "ações provocativas, que poderiam ter levado a um incidente perigoso".

Segundo as autoridades dos EUA, diante da ameaça dos iranianos, os marinheiros americanos posicionaram seus armamentos e chegarem perto de abrir fogo – o que não aconteceu porque as embarcações do Irã se afastaram. O incidente ocorreu na véspera da viagem do presidente americano, George W. Bush, ao Oriente Médio. Na semana passada, o presidente teria dito que um dos objetivos da viagem era justamente conter as ambições do Irã na região.

Petróleo – O preço do petróleo subiu após a divulgação da notícia pela rede CNN. O barril para entrega em fevereiro avançou 0,30 dólares, chegando a 98 dólares. Antes da notícia, a cotação registrava queda em face dos temores de uma recessão nos EUA. Na semana passada, o preço do barril quebrou o recorde histórico de 100 dólares.

do site:

Nenhum comentário: