Resultados de Pesquisa

.

14 de janeiro de 2008

Após pressão de Bush, palestinos e israelenses negociam

Por Adam Entous

JERUSALÉM (Reuters) - Israel e os palestinos iniciaram na segunda-feira sua principal iniciativa de paz dos últimos sete anos, apesar das diferenças significativas nos objetivos de cada lado.

A retomada do processo de paz havia sido anunciada em novembro na conferência internacional de Annapolis (EUA). Na semana passada, o presidente George W. Bush fez sua primeira visita oficial a Israel e Cisjordânia e revelou a meta de que um tratado de paz seja assinado até o final do seu mandato, dentro de um ano.

A chanceler israelense, Tzipi Livni, e o ex-premiê palestino Ahmed Qurie, os negociadores-chefe, se reuniram num hotel de Jerusalém para começar a tratar das chamadas "questões do status definitivo", como a definição das futuras fronteiras, a situação de Jerusalém e o destino dos refugiados palestinos.

Mas uma fonte oficial israelense disse que Livni dificilmente aceitará tratar dessas questões neste estágio preliminar. "É a primeira reunião, e a primeira reunião por natureza precisa ser preparatória", disse uma fonte do governo.

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, autorizaram o início das discussões sobre o status final, mas os líderes não se entendem a respeito da possível abrangência do acordo.

Israel diz que Olmert busca definir uma "moldura" para o futuro Estado palestino, com sua implementação apenas depois que os palestinos conseguirem dar garantias de segurança a Israel.

Abbas quer que um tratado final de paz lhe permita declarar a criação de um Estado até o final do ano.

"A diferença entre a nossa posição e a dos israelenses é que esperamos ter um tratado de paz concluído até o final de 2008. Devemos ter um acordo-marco em um mês ou no máximo dois meses", disse o negociador palestino Saeb Erekat. do site: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRB41705220080114

Nenhum comentário: