Resultados de Pesquisa

.

31 de janeiro de 2008

pedido salarial

Da Agência Estado

Em documento encaminhado no dia 4 de julho ao governador Sérgio Cabral (PMDB), o coronel Gilson Pitta Lopes, novo comandante-geral da Polícia Militar, foi um dos oficiais que se comprometeram, em texto de movimento por reajuste salarial, a não assumir o comando geral da corporação “em nenhuma hipótese, caso convidado”, num período de quatro anos. No texto, ele e outros oito coronéis declararam “apoio integral” ao então comandante da PM, Ubiratan Ângelo, exonerado anteontem, dois dias após uma passeata de oficiais por aumento salarial.
“Os salários famélicos não determinam, mas concorrem para a prática de desvios de conduta (crimes e transgressões disciplinares)”, escreveram os oficiais na carta, intitulada “Pro Lege Vigilanda (Para a Vigilância da Lei)/O resgate da cidadania do PM”. Um adendo no qual o documento é citado, que relata reunião realizada no dia 10 de julho pelos “coronéis signatários”, tem assinaturas de Pitta, dos outros oito oficiais e de um coronel “convidado”.
O texto da carta inicial faz exigências e afirma que, “considerando a hora trabalhada pelos integrantes dos níveis iniciais, um PM ganha duas vezes menos que um policial civil, seis vezes menos que um da Força Nacional e quase dez vezes menos que um policial federal”. O grupo defendeu a compra de viaturas, armamentos, munição, equipamentos de proteção e fardas além de mudanças na legislação “buscando ter o critério meritório nas promoções de oficiais e praças como base, e não o tempo de serviço”.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, admitiu que Pitta participou do movimento salarial. “Ele me relatou que realmente fazia parte do grupo, ele esteve aqui na primeira vez que os recebi”, contou. “O que ele me conta é que, face ao tom com que a manifestação desse grupo foi feita, resolveu se retirar. Ele não participou (da passeata de) domingo, no Leblon”.
http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2732035&sub

Nenhum comentário: