Resultados de Pesquisa

.

4 de janeiro de 2008

Hillary e McCain lideram em New Hampshire, mostra pesquisa

Por Steve Holland

MANCHESTER, Estados Unidos (Reuters) - A democrata Hillary Clinton e o republicano John McCain mantêm a liderança em New Hampshire quatro dias antes de o Estado realizar as primárias para a eleição presidencial dos EUA, revelou pesquisa Reuters/C-Span/Zogby divulgada na sexta-feira.

A pesquisa foi realizada antes da votação ocorrida em Iowa, na quinta-feira, quando o democrata Barack Obama e o republicano Mike Huckabee venceram com facilidade a primeira batalha da campanha para escolher os candidatos do Partido Republicano e do Partido Democrata para o pleito de novembro.

Na pesquisa realizada em New Hampshire, Hillary, senadora pelo Estado de Nova York e ex-primeira-dama, está à frente do senador Obama com 32 por cento das intenções de voto contra 26 por cento. O ex-senador John Edwards, outro dos pré-candidatos democratas, aparecia com 20 por cento. Nenhum outro nome atingiu dois dígitos.

"A vitória de Obama em Iowa fortalecerá sua campanha em New Hampshire", afirmou John Zogby, um especialista em pesquisas.

"Certamente, as pressões maiores estarão sobre Hillary, que tem de preservar a viabilidade de sua candidatura."

Entre os republicanos, McCain, senador pelo Estado do Arizona, aparece em primeiro para as prévias de New Hampshire, a 4 pontos de distância do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney -- 34 por cento contra 30.

Huckabee, ex-governador de Arkansas e ministro batista, aparecia com 10 por cento das intenções de voto em New Hampshire, que não conta com um número tão grande dos eleitores evangélicos responsáveis por ajudá-lo a vencer em Iowa.

"McCain já aparece em uma posição vantajosa aqui. E Romney saiu realmente ferido por seu desempenho em Iowa", afirmou Zogby. "Huckabee deve fortalecer-se um pouco em New Hampshire."

do site:

Nenhum comentário: