Resultados de Pesquisa

.

19 de janeiro de 2008

Israel destrói prédio do Hamas

Ministério do Interior estava vazio, mas bombardeio matou 1 e feriu 46 moradores da área

Reuters e Ap

Israel bombardeou ontem o prédio do Ministério do Interior - controlado pelo Hamas - na Cidade de Gaza e fechou as passagens de Erez e Kerem Shalom, na fronteira com o território palestino, ampliando o que qualificou de uma campanha para conter os disparos de foguetes de militantes.

O prédio de quatro andares estava vazio na hora do ataque, mas uma mulher morreu e pelo menos 46 outros moradores da área ficaram feridos.

“Foi como um terremoto”, disse Umm Fhami, uma mulher que vive em frente do local da explosão. “Minha casa não tremeu apenas, mas saltou das fundações e voltou ao lugar. Como eles podem lançar um míssil como esse numa área residencial?”, disse Umm. Apesar de o complexo estar fechado desde julho de 2006, quando foi alvo de outro ataque aéreo, ele fica bem no centro de um bairro residencial.

Esse foi o primeiro bombardeio israelense contra um prédio do governo palestino desde que o Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza, em junho, depois de derrotar e expulsar as forças leais ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas. Um segundo ataque aéreo, lançado minutos depois, danificou o prédio do chamado QG naval do Hamas, no centro de Gaza.

Uma porta-voz do Exército de Israel confirmou os ataques aéreos, qualificando os alvos de “posições terroristas do Hamas”. “Essa foi parte de nossa resposta aos Qassam (foguetes) disparados contra Israel”, disse a porta-voz.

O Exército de Israel matou pelo menos 33 palestinos em Gaza esta semana, em meio a sua campanha para pressionar o Hamas a conter seus militantes, que dispararam mais de 110 foguetes contra o território israelense nos últimos três dias, mas sem causar vítimas.

Além da mulher morta no ataque ao Ministério do Interior, dois militantes morreram ontem num bombardeio contra o campo de refugiados de Jabalya, norte de Gaza.

Na Cisjordânia, uma unidade do Exército de Israel matou um líder local das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, grupo ligado ao Fatah ( de Abbas ), num campo de refugiados em Nablus.

do site:

http://txt.estado.com.br/editorias/2008/01/19/int-1.93.9.20080119.11.1.xml

Nenhum comentário: