Resultados de Pesquisa

.

20 de janeiro de 2008

Três morrem em conflito no Quênia, oposição se mantém firme

Por Tim Cocks e Nick Tattersall

NAIRÓBI (Reuters) - Manifestantes esfaquearam três pessoas até a morte numa favela na capital do Quênia neste domingo durante i conflito étnico iniciado depois que o presidente Mwai Kibaki conseguiu se reeleger no mês passado, afirmaram testemunhas.

Policiais armados perseguiram jovens no bairro de Haruma, em Nairóbi, e alguns residentes começaram a deixar o local com seus pertences nas mãos.

"Vi três pessoas mortas, assassinadas por pangas (facões), com a cabeça cortada e arrancada", afirmou Samuel Oduor, 22, cameraman freelance.

Outras testemunhas confirmaram as mortes decorrentes do combate entre jovens do grupo étnico Kikuyu, de Kibaki, e a tribo Luo do oposicionista Raila Odinga.

Eles apontam o número de pelo menos 34 mortos desde que a oposição lançou três dias de protestos contra o governo na quarta-feira. Muitos foram mortos por policiais que atiravam contra manifestantes e outros, por gangues étnicas.

"Não é preciso matar alguém por causa de sua tribo, mesmo que ele não tenha votado em mim", disse Odinga a várias centenas de simpatizantes enquanto saía de uma igreja na favela de Kibera, Nairóbi.

Odinga afirmou que haveria uma cerimônia em homenagem aos mortos no ginásio esportivo central de Nairóbi na quarta-feira e pediu mais protestos, apesar da ordem da polícia de evitar manifestações públicas.

Mais de 650 pessoas morreram desde que Kibaki conseguiu se manter no poder depois da eleição de 27 de dezembro que foi fraudada, segundo a oposição e observadores.

do site:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRN2049583020080120

Nenhum comentário: