Resultados de Pesquisa

.

11 de janeiro de 2008

Libertação de reféns das Farc foi paga, diz analista

da Folha Online

A analista política colombiana Natalia Springer afirmou nesta sexta-feira que "existe alguma certeza" de que os governos da Venezuela e da França pagaram ao grupo guerrilheiro Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para obter a libertação da advogada Clara Rojas e da ex-parlamentar Consuelo Perdomo, realizada nesta quinta.

"Não sei se as Farc receberam o dinheiro, mas existe alguma certeza sobre a negociação da transação, que passaria por algumas contas especiais, inclusive se falou que alguma pessoa dentro do governo Chávez teria se oposto de modo muito importante a esse pagamento. Isto é o último que sei", disse Natalia Springer à rádio CNN.

"Na realidade, foi acordada uma transação não apenas do governo venezuelano, mas também do governo da França, o qual é compatível com o comportamento do governo francês em outros casos", afirmou.

No caso da Venezuela, haveria um interesse enorme em concretizar esta entrega em meio a uma situação política muito difícil para o presidente Chávez.

Springer é analista política e tem uma coluna de opinião no jornal "El Tiempo", onde mencionou o tema como uma hipótese.

"O tema do pagamento é muito delicado. Me deu muito trabalho publicar a informação que recebia das fontes, mas me pareceu importante publicá-la, ainda que sob forma de hipótese", disse, acrescentando que "as fontes, especialmente na Venezuela, são muito insistentes neste tema e eu não teria razões para desejar esta hipótese".

"Este é o pior cenário possível", disse a analista em relação ao eventual pagamento e ao fato que as Farc estejam dialogando como chefes de Estado estrangeiros sem a participação do governo colombiano.

Para a analista, "cada um tem um interesse diferente". Springer afirmou que "a situação do presidente Chávez estava muito apertada e as Farc passam por muitos problemas econômicos neste momento".

A analista política também questionou se "alguma vez as Farc demonstraram um ato de generosidade como esse, (...) ainda mais em um momento tão difícil economicamente para eles".

Libertação

O avião com Rojas e González chegou nesta tarde a Caracas, onde as duas reencontraram familiares e estiveram com o presidente venezuelano. González estava em cativeiro desde 10 de setembro de 2001.

A nova operação de resgate, que teve início às 6h do horário local [9h em Brasília], foi autorizada nesta quarta-feira pelo governo colombiano.

O anúncio da nova missão veio uma semana após o fracasso da operação anterior, planejada para resgatar Gonzáles, Rojas e seu filho Emmanuel.

No último dia 31, as Farc suspenderam a entrega dos reféns, sob alegação de que "atividades militares" colombianas próximas ao local do resgate impediram o processo.

Dias depois, porém, descobriu-se que a libertação não ocorreu porque o garoto Emmanuel não estava mais em poder da guerrilha.

A criança encontra-se sob custódia da Colômbia em um orfanato estatal em Bogotá.

No dia 18 de dezembro as Farc anunciaram que iriam libertar Rojas, Emmanuel e Gonzáles como um "ato de desagravo" ao presidente Chávez, que havia sido afastado do papel de mediador da negociação que pretendia trocar cerca de 45 reféns das Farc por 500 guerrilheiros presos.

Com Ansa

do site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u362612.shtml

Nenhum comentário: