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8 de jun. de 2015

Um dia muito especial




Neste segundo domingo de Dezembro será comemorado um dia muito especial: o Dia da Bíblia! Desde Dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. Todavia, a data comemorativa surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Crammer incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. Atualmente, esse dia especial é comemorado em cerca de sessenta países.
A Bíblia tem sido considerada o livro mais vendido do mundo, sendo lida e prezada, ao mesmo tempo que, paradoxalmente, perseguida e ignorada, mais do que qualquer outro livro no decorrer da história. Desde os tempos dos primeiros zelosos cristãos, que copiavam à mão o número máximo de Bíblias que podiam, até meados do Século 15, quando o ourives Johannes Gutemberg produziu a Bíblia em Latim com tipos metálicos móveis, chegando até nossos dias, calcula-se que foram distribuídos cerca de sete bilhões de exemplares da Bíblia, completa ou em partes, em mais de 2.000 idiomas. Um número de impressionar!
Porém, muito mais fascinante que a imensa tiragem da Bíblia, é a sua afirmação de ser de autoria divina. O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3.16). A expressão "inspirada por Deus" (em Grego: Theo-pneu-stos) significa literalmente "soprada por Deus". Ou seja, o Espírito Santo de Deus impeliu escritores, como que soprando sobre eles, de modo que o produto final pode ser, de fato, considerado como “Palavra de Deus”. Assim, o próprio Deus falou “muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho” (Hb 1.1). O próprio Jesus afirmou aos judeus: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39).
Há muitos testemunhos de homens célebres no decorrer da história a respeito desse fabuloso Livro divino.
Isaac Newton disse: “Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana”.
Coelho Neto afirmou: “Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia! Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias”.
Abraham Lincoln testemunhou: “Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do Mundo nos são ditas através deste Livro”.
D. Pedro II declarou: “Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais”.
Theodore Roosevelt ressaltou: “Um bom conhecimento da Bíblia vale mais do que uma educação superior. Quase todas as pessoas que com o trabalho de suas vidas acrescentaram algo para o conjunto das realizações humanas... basearam o seu trabalho grandemente nos ensinamentos da Bíblia”.
John Quincy Adams publicou: “Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-la, tanto mais confiado espero que eles sejam cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade. Há muitos anos que adoto o costume de ler a Bíblia toda uma vez por ano”.
George Müller revelou: “O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos. Faço esta declaração, solenemente, baseado na experiência de cinquenta e quatro anos”.
Immanuel Kant expôs: “Que o homem progrida quanto quiser, que todos os ramos do conhecimento humano se desenvolvam ao mais alto grau, coisa alguma substituirá a Bíblia, base de toda a cultura e de toda a educação. É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia”.
Napoleão Bonaparte confessou: “A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos. A Bíblia não é um livro simplesmente; é um Ser vivo que tem o poder de conquistar os seus adversários”.
Sabemos que a importância de qualquer palavra depende da credibilidade de quem a fala. Por isso podemos confiar na Bíblia, pois o Deus que a inspirou nunca mente e jamais muda. Desejo, assim, que cada um de nós possa dizer, como o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).
E você o que diria da Bíblia? Leia-a e decida.
Feliz Dia da Bíblia!


Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém




 

22 de mai. de 2015

Deus não olha a aparência




 
 
 
Muito se tem discutido, ultimamente, sobre a aparência de Jesus. Até mesmo computadores com modernos programas de construção facial foram utilizados em um suposto crânio do primeiro século de um suposto palestino para sugerir a possibilidade de Jesus ser um homem de tez morena e aparência tosca. Era uma primorosa tentativa de mostrar que Jesus não era o bonitão que há séculos os artistas pintam em suas telas ou que os filmes hollywoodianos mostram.
Sem entrar no mérito da questão, porque jamais iremos resolvê-la a contento, Jesus tinha, de fato, uma aparência comum. Para identificá-lo entre os discípulos, Judas teve de lhe dar um beijo no rosto. É no mínimo curiosa a descrição que Dele fez o profeta Isaías: “Não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Is 53.2). Alguns afirmam que isso era devido ao seu sofrimento na cruz. Outros defendem que se aplicava à própria aparência pessoal do Messias como um homem comum do povo.
Se Jesus era de compleição atraente ou se não correspondia a um belo espécime de masculinidade, não importa. O que contava para Jesus era a Sua fidelidade ao Pai, não a Sua aparência. Em vez de buscar ser aceito e medido por valores mundanos arbitrários, se entregou totalmente à vontade de Deus, pois isso era tudo o que realmente lhe importava na vida.
O problema é que vivemos em um mundo absolutamente tomado pela idéia de que o que importa não é o que você é, mas sim aquilo com que se parece. A conexão entre beleza e felicidade é tão evidente que se alguém tem algum defeito ou não possui beleza seu destino é ser tratado como “sucata da humanidade”.
Hoje, há drogas injetáveis para quem se recusa a envelhecer. Há abundantes programas de dieta, nem tanto pela saúde, mas para ter um belo corpo. Academias de ginástica proliferam e prometem esculpir corpos malhados e bonitos. Cirurgias plásticas se tornaram imensamente acessíveis aos endinheirados, e são o caminho mais fácil para, sob encomenda, refazer o corpo.
Vivemos numa cultura intoxicada pelo culto da beleza e pela divinização do corpo. Essa obsessão pela aparência física gera o subproduto da “epidemia de inferioridade”, acometendo pessoas que, por serem comuns e não terem nascido com uma confluência maravilhosa de genes, gostariam de estar do outro lado. É esse filão que os profissionais da publicidade e propaganda exploram.
O fato é que nascemos com um desejo legítimo de ter significação. Isso é uma bênção de Deus. E deveria nos levar ao equilíbrio entre a ênfase apropriada no caráter e o cuidado conveniente pelo corpo. Mas como nossa cultura prima pela apreciação da beleza acima do caráter, muitos procuram se empenhar em satisfazer seus padrões de aceitação, pois desejam desesperadamente a aprovação dos outros.
É tudo uma questão de valores. Afinal de contas, não é hora de voltarmos aos valores cristãos fundamentais de que somos criados por Deus, temos um valor intrínseco conferido por Ele, que somos amados pelo Senhor a partir do que somos e não pelo que parecemos?
Quando o profeta Samuel foi enviado por Deus para ungir um rei para Israel entre os filhos do belemita Jessé, seus sete filhos mais velhos e bem-apessoados desfilaram com suas melhores roupas diante do velho profeta. Porém, o Senhor não indicou nenhum deles para ser o futuro rei. Logo no primeiro, diante da perplexidade de Samuel, Deus lhe respondeu: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1Sm 16.7).
Essa verdade deveria estar totalmente impregnada em nossa mente e coração, sabedores que Deus privilegia e recompensa o comportamento, o caráter e a fidelidade, não a aparência física. Temos de bradar que é injusto competir no mundo da beleza física, principalmente no universo feminino. Apregoemos que há coisas mais importantes que a aparência física, como está escrito: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será elogiada” (Pv 31.30).
Tim Hansel conta a história de um adolescente que tinha uma enorme marca de nascença no rosto. Em vez dele se sentir inseguro ou com vergonha de si mesmo, mostrava uma inabalável segurança em sua autoestima e mantinha um bom relacionamento com os outros estudantes. Ele parecia não ter consciência de sua aparência, de modo que alguém lhe perguntou o porquê disso.
Ele respondeu: “Desde que eu era pequenino, meu pai começou a dizer-me que eu tinha a marca de nascença por dois motivos: primeiro, porque um anjo me beijou; segundo, para que Papai do céu pudesse me achar no meio de uma multidão”. E acrescentou: “Meu pai me contou essa história tantas vezes e com tanto amor que, quando cresci, comecei a ter pena das outras crianças que não tinham sido beijadas por um anjo como eu”.
Embora seu filho não tenha sido beijado por um anjo e nem Deus precise pôr um sinal em alguém para reconhecê-lo, aquele pai tinha um discernimento teologicamente correto em um ponto. Ele fez o seu filho entender que marcas de nascença ou deficiências físicas não provêm de um julgamento divino; antes, porém, podem se tornar em bênção, quando admitimos que Deus não olha para a aparência física e pode nos dotar de abundante graça na própria vida.
 

 
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém




20 de mai. de 2015

Como valorizar o seu voto





O Brasil é um país relativamente jovem, tanto no aspecto da idade democrática, como pelo perfil etário dos eleitores, na sua maioria com menos de trinta anos. Talvez por isso muitos não consigam avaliar o quanto custou às gerações passadas os direitos que nos foram legados, principalmente o de poder escolher livremente os nossos governantes. Essa liberdade é uma grande bênção de Deus, que levantou e inspirou, no decorrer da História, as pessoas certas para o encaminhamento da luta democrática que pôs fim às inomináveis tiranias com as quais o mundo foi obrigado a conviver por muito tempo.
O escocês Samuel Rutherford (1600–1661) foi um desses homens. Ele viveu numa época em que não havia democracia, quando o máximo que se podia aspirar era sonhar por dias menos piores. Ele escreveu uma obra intitulada “Lex Rex” (1644), cujo significado é: “A Lei é rei”, que defendia a superioridade da lei sobre a realeza. A frase foi absolutamente perturbadora para a sua época. Antes disso tinha sido “Rex Lex”, ou seja, “o rei é a lei”. Desse modo, nessa obra magnífica ele escreveu que a Lei, e ninguém mais, reina e estabelece todas as estruturas de poder e autoridade. Depois desse libelo que propugnava pelo governo baseado no império da Lei é que a democracia realmente tomou fôlego e se estabeleceu em muitos países do mundo, inclusive, a muitas custas, no Brasil.
       Na definição de Abraham Lincoln, “democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo”. Ou seja, o povo escolhe, pelo voto, não somente os seus representantes, mas, principalmente, o seu próprio destino político. É por isso que o modo como cada eleitor trata o seu voto é importante. Se o mesmo tem consciência política e exerce plenamente o seu direito de cidadão, saberá valorizar o seu voto na mesma proporção da sua dignidade como ser humano responsável. Se não, apenas o venderá por um bocado, um trocado, um agrado.
A estatura de cada cidadão é medida pela valoração que dá ao seu voto, pelo modo como expressa a sua vontade política. E o nosso país, embora ainda esteja em plena infância democrática, já é rico em bons e maus exemplos de como se deve ou não deve tratar essa questão.
Para alguns, a consciência parece estar no estômago, pois vendem os seus votos por uma cesta básica, por exemplo. Para outros, a consciência está no bolso, e por um dinheirinho vendem o seu impagável direito de cidadania, mesmo que tal ajudinha seja travestida de programa social em suposto benefício dos pobres. Não sou contra ajudar os pobres, e nossa Igreja faz isso muito bem há mais de 100 anos. Mas quando um programa social mantém os pobres atrelados e imobilizados socialmente a uma eterna dependência, ele se transforma em um grande e imoral estelionato eleitoral. Isto porque obriga os pobres a votar num determinado candidato “oficial” pelo simples medo de virem a perder as parcas migalhas que caem da mesa dos donos do poder.
Outros ainda votam por simpatia, se deixam levar por emoções da hora, porque o candidato tem charme ou fala bonito. Há os que praticam o voto útil, traindo as próprias convicções pelo simples temor de fazer parte do time de perdedores. Um outro grupo está incluído na categoria do “tanto faz”, pois votar é apenas uma outra chatice de que é obrigado a participar. Esses são apenas alguns exemplos negativos, dentre muitos outros. Mas há os que realmente se importam e fazem grande diferença com o seu voto.
E aqui, cabe-nos adicionar que, se há um grupo que pode e deve fazer alguma diferença na hora de votar, é o que se chama de cristão, o que inclui a todos os que se dizem seguidores de Jesus. Como “sal da terra e luz do mundo”, precisamos influir na escolha daqueles que governarão sobre nós. Como “sal”, podemos contribuir para “temperar” os destinos da sociedade ajudando a colocar nos centros do poder homens e mulheres não somente aptos, mas também tementes a Deus e comprometidos com a Justiça e a Verdade. Como “luz”, podemos utilizar todo o equilíbrio de uma consciência esclarecida para não nos deixar ludibriar por propostas enganadoras, e também para pedir sabedoria do Alto para nos ajudar a estabelecer a vontade de Deus quanto aos destinos de nosso país.
Portanto, essa é a tônica: se o voto é tão importante, que diferencial o nosso voto, como cristãos, adiciona a estas eleições? Em outras palavras, que valor agregaremos no instante do voto e que diferença isso fará? Cada cristão deve ter em mente que é cidadão brasileiro, mas também é cidadão do reino dos céus. Por isso não deve de modo algum votar em candidatos corruptos, ou ligados a grupos sabidamente comprometidos com a injustiça da corrupção.
O cristão agrega valor ao seu voto na medida em que faz a sua escolha com a consciência limpa diante de Deus, velando sobre o seu voto com oração para o Senhor guiar e abençoar os candidatos que ajudou a eleger.
Tenho por certo que Deus quer o melhor para o Brasil. Mas sei também que essa é uma tarefa que Ele quer fazer com a nossa cooperação. Portanto, o meu desejo é que saibamos valorizar o nosso voto, e que neste Domingo, 5 de Outubro, façamos uma grande diferença.



Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

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6 de mai. de 2015

Política: Missão ou Negócio?




No próximo dia 5 de Outubro, teremos mais uma oportunidade de ajudar o Brasil a melhorar, sabendo que o nosso voto cidadão e missionário fará toda diferença para eleger: Presidente do Brasil, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Pesa sobre os nossos ombros uma imensa responsabilidade de colocar, com o nosso voto, as pessoas certas nos lugares certos, sabendo igualmente que essas mesmas pessoas governarão sobre nós, farão leis e as executarão, e isso definirá em grande medida a nossa vida. Que grande responsabilidade a nossa!
A maneira de cada eleitor tratar o seu voto fornece uma boa pista para sinalizar se o mesmo tem consciência política e exerce plenamente o seu direito de cidadão, ou não. Desse modo, a estatura de cada cidadão é medida pela valorização que confere ao seu voto, pelo modo como expressa a sua vontade política.
Por isso, o voto é não somente intransferível e inegociável, mas também precisa refletir a compreensão que o eleitor tem do momento histórico do seu país e do seu estado. Em função disso, o eleitor não deve, em hipótese alguma, violar a sua consciência política, principalmente no que diz respeito à sua maneira de ver a realidade social. Deve, portanto, discernir se o candidato que pede o seu voto é uma pessoa lúcida e comprometida com as causas da Justiça e da Verdade, e não um oportunista de plantão, que só aparece em época de eleição.
Devemos ter em mente que o nosso voto é, de algum modo, um instrumento revolucionário e pacífico de transformação social. E essa é uma característica única e essencial de democracias sólidas e estáveis, cuja ação só pode ser realizada por um ato responsável da vontade e da consciência de cada cidadão.
Quer queiramos admitir ou não, estaremos caminhando para uma situação que pode melhorar ou piorar o nosso país, dependendo da nossa atitude, da nossa escolha. Se formos omissos ou desinteressados, ajudaremos a piorar a situação; se formos responsáveis e diligentes, solidários e participativos, com o voto consciente e de qualidade, daremos um grande passo para melhorar o que pode ser melhorado. Se não der para mudar tudo de uma só vez e fazer o bem mais amplamente, poderemos ao menos tentar evitar que o mal prospere, em votando e elegendo os candidatos sérios e de melhores propostas.
Procure avaliar a vida dos candidatos, informe-se a respeito, veja se é um bom caráter, se é uma pessoa séria, se tem propostas coerentes, e prime por escolher o seu candidato num elenco que traga essas legítimas características.
É preciso entender a política como a nobre missão de governar produzindo o bem-estar comum, e não um meio de negócio. Quando a política deixa de ser missão para se transformar em negócio, perde sua função precípua de produzir o bem comum, passando a servir aos interesses individuais, tornando indistinta e promíscua a relação entre o público e o privado.
O que se pode esperar de um país com essa cultura política? A alienação do eleitor cresce pela desilusão, a degradação da democracia via corrupção, os partidos sem ideologia, os parlamentos sem identidade e sintonia com o povo, a burocracia da administração governamental criando dificuldades a fim de negociar facilidades.
Mudar essa cultura política não é coisa fácil, todavia se impõe como desafio a ser enfrentado para que um futuro melhor possa vir. Outras nações já alcançaram esse estagio e nós poderemos fazê-lo também. O desafio é grande, e no dizer do Ministro Joaquim Barbosa: "O Brasil precisa se livrar dos resquícios de autoritarismo, do nepotismo, da cultura dos privilégios, do jeitinho e de resquícios da escravidão".
Veja que não são poucos os candidatos que tentam passar a impressão de que são mais virtuosos que todos os outros. Fazem-nos pensar que, uma vez eleitos, a vida será transformada num mar de rosas. Embora saibamos que não existe candidato perfeito, não podemos nos deixar cair no extremo de deplorar constantemente a classe política, sem fazer absolutamente nada para mudar a situação. Essa é uma atitude negligente e cômoda de quem vive criticando, mas nada faz. As pessoas responsáveis, porém, têm de fazer algo a partir do seu próprio voto.
O que temos de entender adequadamente é que, a despeito da imperfeição dos candidatos, a operação da graça de Deus, mediante as nossas orações e vigilância, pode ajudar a brotar o melhor da sua humanidade. O candidato que for eleito, embora imperfeito, poderá agir decente e racionalmente para o bem comum e contribuir para resolver os intrincados problemas sociais que acometem a nossa sociedade.
Como seguidores de Cristo e cidadãos brasileiros, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para que a nossa sociedade melhore, principalmente em votando nos candidatos que defendem princípios que se harmonizam com a Palavra de Deus, a nossa regra de fé e prática. Vote especialmente em nossos irmãos que exercem o seu sacerdócio na política, fazendo do exercício de seu mandato uma grande missão cristã e cidadã, diferentemente daqueles que têm a política como um grande negócio e deste se locupletam.
Escrevamos esta história com o nosso voto, e que Deus nos abençoe nisto!
Feliz é a nação cujo Deus é Senhor!



Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém


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17 de mar. de 2015

Cristãos verdadeiros ou apenas fingindo




Vez por outra, ouve-se a história de um motorista que bateu em outro carro num estacionamento e, diante do olhar de testemunhas, fingiu identificar-se e colocar o seu endereço e o número do telefone em um bilhete pregado no para-brisa do carro abalroado, para posterior contato, quando na verdade escreveu: “Acabei de bater em seu carro. As pessoas que viram estão me observando, talvez achando que eu estou a escrever o meu endereço e telefone... mas não estou”. Ele estava apenas fingindo, dissimulando, encobrindo com astúcia um malfeito. Embora provavelmente todos pudessem pensar em seu gesto como algo honesto, o fingido bem sabia que estava apenas fingindo.
Como estou tratando de cristãos, se tomarmos apenas as aparências e os estereótipos, assim de cara, nunca saberemos quem realmente está sendo verdadeiro ou apenas fingindo. Mas cada pessoa, indubitavelmente, sabe se está sendo verdadeiro ou apenas fingindo. E Deus, acima de todos, sabe tão bem quanto.
Lembro-me do caso de um jovem que foi participar de uma entrevista para ocupar um cargo em uma empresa. Ele apresentou-se bem vestido e causou, de primeira, uma boa impressão ao diretor de recursos humanos. Ele também apresentou um excelente currículo, onde listou como referência o pastor da igreja onde frequentava, assim como o seu professor da escola bíblica e um diácono.
O diretor, após analisar o currículo por alguns minutos, então falou: “Aprecio as recomendações de seus amigos da igreja. Mas eu gostaria realmente de saber a opinião de alguém que se relaciona com você durante a semana”.
É lamentável dizer, mas a posição tomada pelo diretor parece revelar que há um nítido contraste na forma como alguns cristãos agem na igreja e o seu comportamento no mundo. Quando na igreja, diante da vista do Deus onisciente, que tudo vê e tudo conhece, todos deveriam ser verdadeiros – porque o próprio Deus está em busca de adoradores que o adorem em espírito e em verdade –, parece que o ambiente se torna muito mais propício ao fingimento de uma espiritualidade quase perfeita do que a uma expressão de fé genuína de gente imperfeita mas sincera.
Não pretendo desmerecer ou julgar ninguém, mas, como pastor, trato diariamente com questões dessa natureza. Não são poucos os cristãos que, mesmo sendo assíduos na igreja, embora parecendo quase perfeitos, na realidade não podem ser tomados como modelo de vida cristã autêntica, tanto na sua relação com Deus como em seu relacionamento com as pessoas.
Alguns cristãos vivem um padrão duplo, pois sua conduta diária teima em ser inconsistente com os valores espirituais; sua caminhada no mundo mostra-se francamente em desarmonia com sua suposta caminhada com Deus. São cristãos dissimuladores, que apenas fingem certos aspectos de sua fé.
Um bom teste para sabermos se estamos sendo coerentes é nos perguntarmos: Será que os nossos amigos da igreja se chocariam se observassem nossas ações e ouvissem o que falamos no trabalho ou em casa? As pessoas de nossa casa se impressionariam ao observarem o nosso comportamento no ambiente da igreja?
Há outras questões que não querem (e não podem) calar. Na verdade, que exemplo é deixado para as pessoas com as quais convivemos e que rotineiramente nos observam? Um bom cristão aos domingos não deveria também ser um bom cristão durante a semana toda?
Jesus nos ensinou que temos o dever de ser tanto “sal da terra” como “luz do mundo”. E isso todo dia, não só aos domingos; e o dia todo, não só na hora do culto. Isso quer dizer que o nosso testemunho deve ser efetivamente produtivo e verdadeiramente sincero. Mas Jesus também advertiu quanto ao perigo de o nosso testemunho vir a tornar-se improdutivo e incoerente, exemplificando isso com a possibilidade de o sal perder o sabor e a luz ficar escondida (Mt 5.13-20).
Há, porém, duas coisas que devemos considerar sobre esses elementos. Primeiro, o sal só é útil para dar sabor se estiver em contato com a comida, misturado a ela. Jesus nos chama para darmos “sabor” à sociedade em Seu nome, por meio do nosso envolvimento com as pessoas, obviamente com o nosso testemunho condizente com os valores espirituais que professamos. Assim, temos de viver, “acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo” (Fp 1.27).
Segundo, a luz deve ser sempre visível, senão perde o seu papel e importância. Cristãos que vivem como “agentes secretos” de Deus precisam sair do esconderijo e ser conhecidos como discípulos. Em vez de “povo encolhido”, precisamos ser vistos como “povo escolhido” de Deus, cuja profissão de fé deve ser evidenciada por meio das boas obras, “as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).
O sal se imiscui na comida sem alarde e lhe dá sabor. Quando ele não está lá, logo se nota. Assim também a luz, quando fata, que falta faz. Moody disse: “Um farol não precisa fazer alarido para atrair a atenção dos navios. Ele apenas brilha”.
Assim, cada um de nós precisa responder: sou um cristão verdadeiro ou estou apenas fingindo?



Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém


Publicação
 

Domingos Teixeira Costa






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18 de set. de 2014

Oração, pra que te quero...

 
 
 
Pesquisadores da Universidade de Medicina e Ciência da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram cientificamente que orar faz bem para a saúde. Isso mesmo: orar é um santo remédio para a alma e para o corpo. E chegaram também à conclusão de que não tem contraindicação. Trocando em miúdos: orar reduz em até 11% o risco de desenvolver arteriosclerose; faz a pessoa sentir disposição e ficar mais calmo; quem se habitua a orar torna-se mais saudável do que os que oram apenas eventualmente. Os cientistas concluíram também que isto acontece porque as ondas cerebrais ficam ordenadas, a respiração mais tranquila e os batimentos cardíacos mais lentos, o que reflete na saúde geral da alma e do corpo. Simples assim!
Os pesquisadores só não discorreram sobre a quem se deve dirigir a oração. Para eles, tanto faz se alguém ora ao Deus verdadeiro ou a qualquer outro “deus” ou “santo” que esteja disposto a ouvir suas preces. O simples ato de orar, concluíram os cientistas, já basta para produzir saúde e alento.
Tais afirmações, partindo de cientistas, seres não religiosos (ou mesmo antirreligiosos), têm o condão de ensejar pelo menos uma simples reflexão sobre a validade e importância da oração.
Mas será mesmo que os benefícios da oração são apenas físicos e emocionais? Ou podemos pensar para além desses benefícios, e nos voltar para o que ensina a Bíblia, de que orar traz benefícios espirituais que são úteis não somente para a nossa vida terrena e passageira, aqui e agora, mas também por toda a eternidade?
Nesse caso, que orientações a Bíblia oferece sobre a oração que vale a pena ser feita? Existe mesmo uma oração eficaz que tenha o poder de nos tornar vitoriosos na vida?
Quem melhor ensinou sobre oração, na Bíblia, foi Jesus Cristo. É Dele o ensino sobre a mais conhecida oração de todos os tempos, chamada de Pai Nosso (Mt 6.9-13). Ora-se o Pai Nosso em quase todas as situações da vida: na derrota e na vitória, antes de desafios e depois deles, na saúde e na doença, no nascimento e na morte, ou no simples festejo de um aniversário. Enfim, ora-se o Pai Nosso para entrar ou para sair, no perigo ou na bonança, na escassez ou na abastança, quer por correção moral ou diante de lambança.
Ao ensinar essa oração concisa e singela, Jesus tornou a atividade de orar algo descomplicado e simples, cujo modelo qualquer pessoa poderia seguramente seguir. O Pai Nosso, porém, não é uma reza para ser repetida como um passe de mágica. Antes, é um modelo simples de oração que serve para qualquer criança orar em um minuto, ou, aos experientes, um roteiro de oração que pode levar uma hora ou mais.
Jesus corroborou o ensinou de que é preciso orar a Deus, o Pai, em Seu nome: “E tudo quanto pedirdes (ao Pai) em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.13-14). Desse modo, o poder da nossa oração não está na nossa necessidade ou no nosso conhecimento teológico, mas no santo nome de Jesus. Quão poderoso é o nome de Jesus diante de Deus! O Pai é glorificado quando oramos em nome de Jesus, pois assim damos crédito à obra que Ele realizou por nós na cruz do Calvário.
Ao orar, é necessário crer e esperar a resposta, pois é impossível agradar a Deus sem a fé (Mc 11.24; Hb 11.6). Mas não basta crer, é preciso estar em sintonia com a vontade de Deus: “Seja feita a Tua vontade” (Mt 6.10; 26.42). Além disso, é necessário manter a perseverança até a conquista total do que se pretende (Lc 18.1-7).
       Muitos têm dúvidas sobre a posição em que se deve orar. Mas isso não é relevante! De acordo com a situação e a conveniência, pode-se orar em pé ou sentado, ajoelhado ou deitado, curvados ou mesmo prostrados no chão, pode-se ficar imóvel ou com as mãos levantadas aos céus. O importante não é a posição em que se ora, mas a oração que parte de um coração humilde na presença de Deus (Ne 9.4-5; Mt 26.39)
A Bíblia diz que “não sabemos orar como convém”. Isto quer dizer que repetir palavras bonitas e rebuscadas, bem intencionadas e corretas, não nos faz orar adequadamente. São necessárias graça e sabedoria, as quais não residem em nós, mas em Deus. O próprio Deus nos ajuda a fazer a oração eficaz, pois o Espírito Santo é quem “intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26).
A oração não só faz bem à saúde física e mental, como dizem os cientistas. Ela é tanto vital como fundamental, ao ponto de Deus, conhecendo a nossa fraqueza, nos assistir para que a nossa oração seja efetiva e nos traga os benefícios totais, aqui e agora, e também na eternidade.
Orar faz bem. Ore do jeito que você sabe. O pior de tudo é não orar.
 
 
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém
 



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