Resultados de Pesquisa

.

1 de agosto de 2009

Secretário do RS pede levantamento sobre uso do Tamiflu

Médicos de Passo Fundo disseram que não estão seguindo protocolo. Na sexta (31), mais quatro mortes foram confirmadas no estado.

Do G1, em São Paulo

O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, pediu um levantamento dos médicos e hospitais do estado que não estariam seguindo o protocolo para receitar o medicamento Tamiflu a pacientes com suspeita da nova gripe.

A ação do secretário foi motivada pelo fato de que vice-diretor do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, disse em entrevista ao jornal "Zero Hora" que o estabelecimento não está mais seguindo as orientações do Ministério da Saúde para uso do Tamiflu.

A orientação para o uso do Tamiflu é que ele seja receitado a pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas desde o surgimento dos sintomas da gripe e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave, como os obesos.

Terra disse não saber qual é o procedimento que está sendo usado pelos médicos do hospital e por isso pediu informações ao estabelecimento sobre os critérios usados. "Tem que ter regras. Todos têm que jogar juntos", disse ele.

Nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, confirmou mais quatro mortes causadas pela nova gripe. As vítimas são duas mulheres, de 23 e 21 anos, e dois homens, de 24 e 37 anos. Ao todo, são 25 óbitos confirmados no estado.

Cirurgias

A Secretaria também disse neste sábado (1) que vai suspender temporariamente as cirurgias e internações eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. A decisão entra em vigor logo que a portaria for publicada pelo Diário Oficial do Estado, possivelmente na segunda-feira, e deve ser cumprida por todos os hospitais que atendem pacientes pelo SUS.

A suspensão das cirurgias eletivas deve liberar leitos dos hospitais para o atendimento de pessoas infectadas pelo vírus da nova gripe.

(Com informações da Agência Estado)

http://g1.globo.com

Nenhum comentário: