Resultados de Pesquisa

.

3 de novembro de 2009

Bens de capital são destaque da indústria em setembro



Bens de capital são destaque da indústria em setembro No terceiro trimestre, houve alta de 4,1 por cento sobre o segundo. (Foto divulgação)


RIO DE JANEIRO (Reuters) - O desempenho da produção da indústria brasileira ficou um pouco abaixo do esperado em setembro, mas encerrou o terceiro trimestre com crescimento superior ao do período anterior.

A atividade cresceu 0,8 por cento em setembro ante agosto e recuou 7,8 por cento sobre igual mês de 2008, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira.

Analistas consultados pela Reuters previam uma alta mensal de 1,1 por cento e uma queda anual de 6,8 por cento. O dado mensal também ficou abaixo da expansão de 1,2 por cento vista em agosto.

Na comparação mês a mês, 17 dos 27 setores pesquisados tiveram aumento da produção, com destaque para Máquinas e equipamentos (5,8 por cento) e Veículos automotores (3,5 por cento).

Entre as categorias de uso, o setor de bens de capital teve a maior alta em setembro sobre agosto, de 5,8 por cento, seguido por bens intermediários (0,8 por cento). A produção em bens de consumo duráveis e de consumo semi e não duráveis teve queda, de, respectivamente, 1,1 e 0,7 por cento.

"A redução no setor de duráveis ocorreu após oito meses de crescimento, que significaram um aumento de 82 por cento nesse período; já a queda na produção de bens de consumo semi e não duráveis interrompeu sequência de dois resultados positivoss consecutivos", afirmou o IBGE em nota.

Na comparação anual, houve queda em 21 dos 27 setores, sendo as maiores vistas em Veículos automotores (-16,6 por cento) e Máquinas e equipamentos (-20 por cento).

As quatro categorias de uso tiveram recuo da produção. O maior ficou com bens de capital (-20,5 por cento), seguidos por bens intermediários (-7,5 por cento), bens de consumo duráveis (-6,4 por cento) e bens de consumo semi e não duráveis (-3,9 por cento).

No acumulado do ano, a atividade industrial registra queda de 11,6 por cento.

No terceiro trimestre, houve alta de 4,1 por cento sobre o segundo, e queda de 8,3 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.

"No terceiro trimestre do ano, a produção industrial registrou o segundo resultado positivo na comparação com o trimestre imediatamente anterior... (com) ligeira aceleração do crescimento em relação à taxa registrada no segundo trimestre do ano (3,9 por cento)", disse o IBGE.

"O setor industrial vem sustentando resultados negativos no índice trimestral, na comparação com iguais períodos do ano anterior, desde o quarto trimestre de 2008. No terceiro trimestre de 2009, porém, houve uma redução no ritmo de queda. No primeiro semestre do ano, a redução foi de -13,4 por cento, sendo -14,6 por cento no primeiro e -12,3 por cento no segundo trimestre."

(Por Rodrigo Viga Gaier)






Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: