O Google anunciou ontem mais detalhes do Chrome; um sistema operativo leve, baseado no navegador para netbooks.
Com um grande foco na rapidez, o Chrome promete iniciamentos super-rápidos de 7 segundos.
“Nós queremos que o Chrome seja rápido como rastilho de pólvora ... que inicie como a sua TV,” disse Sundar Pichai, vice-presidente de produtos do Google.
O primeiro netbook com Chrome estará disponíve nos finais de 2010, disse Pichai. Ele não estará disponível como tradicionalmente estamos habituados: download, run e instalar. Ao invês disso, o sistema operativo do Google será distribuído apenas em máquinas específicas fabricadas por companhias com as quais o Google estabelecerá parcerias. Isso significa que se você quizer o Chrome, você terá que comprar um computador equipado com o sistema operativo.
O Google está trabalhando com fabricantes cujos nomes não foram revelados ainda para definir as especificações dos computadores. entretanto, Pichai disse que os PCs Chrome incluirão ecrãs maiores e teclados mais confortáveis.
Os notebooks Chrome não terão os tradicionais discos rígidos – para guardar os seus dados, eles serão suportados por uma memória flash não-volátil e armazenamento de dados baseado em nuvens computacionais.
Todos aplicativos serão baseados na web, isto é, os usuários não terão que instalar nenhum aplicativo, gerir updates ou fazer backup de dados. Toda informação será guardada em uma ‘nuvem’ e os usuários nem sequer terão que se preocupar com anti-vírus. O Google disse que irá fazer monitoria de códicos para evitar atividade de malwares e vírus nos aplicativos baseados na web.
“O Chrome apresente um conceito de computador completamente novo, que irá permití-lo concentrar-se na internet e deixar de se preocupar com a sua máquina,” de acordo com um vídeo promocional exibido durante o evento que aconteceu no campus do Google, na Califórnia.
Como parte do seu anúncio, Pichai disse que o Google estará divulgando todos códicos do sistema operativo e documentos de design ao público.
Introduzido em Julho, o sistema operativo Chrome é baseado na plataforma Linux, é ‘open-source’ e centralizado no navegador do Google, o Chrome. Os aplicativos irão correr exclusivamente dentro do browser (navegador), disse o Google.
“O códico será completamente aberto, o que significa que os desenvolvedores do Google trabalharão na mesma árvore que os desenvolvedores externos,” disse Pichai.
O foco do design do sistema operativo é consistente com a visão da companhia de que o futuro está na web. Em Julho, Vic Gundotra, engenheiro e um vice-presidente do Google, falou em um painel sobre as lojas de aplicativos.
No painel, Gundotra disse que os aplicativos nativos (como os disponíveis para o iPhone) serão obsoletos no futuro e a web será a “plataforma principal donde tudo derivará.”
“Todas funcionalidades de hoje, no futuro serão escritas como aplicativos web,” disse Pichai.
www.ibtimes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário