Resultados de Pesquisa

.

19 de outubro de 2011

Exército turco bombardeia Curdistão iraquiano

O Exército turco bombardeou nesta segunda-feira várias áreas da província curda de Dahuk, no Iraque, mas ainda não há informações sobre vítimas.


O porta-voz da União Patriótica do Curdistão (UPK) Karuán Anwar, informou à agência Efe que as forças armadas turcas bombardearam áreas na fronteira entre Turquia e Iraque, enquanto aviões militares turcos sobrevoavam o local.

"A área é remota, por isso ainda não tivemos acesso para saber a quantidade de forças turcas e o número de vítimas e danos materiais", disse Anwar.

O Exército turco iniciou nesta segunda-feira uma operação contra o grupo armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Iraque, de onde supostamente veio o comando que atacou vários postos militares turcos, matou 26 membros das forças de segurança e feriu outros 22, de acordo com a imprensa da Turquia.

Anwar elevou a 50 os mortos nesse ataque, número semelhante ao divulgado pelo PKK na rede de televisão Al Jazeera.

O porta-voz considerou que os acontecimentos estão fora de controle. "Nós só observamos e seguimos os fatos, o que temos que fazer é evitar a piora da situação", disse.

Nos últimos anos, o Exército turco entrou com relativa frequência na região autônoma do Curdistão iraquiano na busca de membros do PKK. Esse grupo usou armas contra Ancara em 1984 para reivindicar a autonomia dos 15 milhões de curdos que vivem na Turquia.


http://noticias.terra.com.br/



Envie um e-mail para mim!




Nenhum comentário: