Resultados de Pesquisa

.

5 de outubro de 2011

É certo o cristão fazer preces às imagens de esculturas? O que diz a Bíblia Sagrada?

 Domingos Teixeira Costa
Parte - I
 

O texto bíblico a seguir, é uma demonstração comparativa entre as versões da Bíblia João Ferreira de Almeida e Ave-Maria, referente ao tratamento de Deus com Israel no Antigo Testamento, com o interesse de fazer-se conhecido pelos  homens na época.

Deus escolheu a Israel como o povo que levaria para os demais povos, o conhecimento de sua vontade, para que estes o servissem como seu único Deus sobre todas as coisas. 

Como veremos nesta pequena porção da Bíblia, a incessante vontade de Deus de resgatar o homem da sua queda ocorrida no Jardim do Éden, para que este pudesse servir ao propósito para o qual fora criado.

O pecado separou o homem do seu Criador. Como Israel após receber de Deus através de Moisés os mandamentos que lhe proibia servir aos deuses das nações e Israel não temeu e serviu às imagens dos deuses, Deus entregou Israel nas mãos de todos os seus inimigos e a cativeiros diversos como exemplo o de Babilônia com duração de setenta anos.

Deus não se agrada de ninguem que se dobra aos ídolos, pois eles nada podem e valor algum há neles para salvar a ninguem, de coisa alguma, e quem lhes faz preces faz-se inimigo de Deus, se não houver conversão, o destino do tal, é a perdição definitivamente. Faça a leitura do texto a seguir e veja como Deus trata a Israel. Deus não muda e nem divide sua glória e honra com deus algum. Boa leitura e boa reflexão, não se engane, eu tenho a melhor das intenções ao escrever esta pequena introdução e seleção desta porção da Bíblia Sagrada para o seu bem espiritual.

Bíblia João Ferreira de Almeida –  "Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus."  (Levítico 19 : 4)
Bíblia Ave Maria – Não vos volteis para os ídolos, e não façais para vós deuses de metal fundido. Eu sou o Senhor, vosso Deus. (Levítico 19 : 4)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o oferecereis. (Levítico 19 : 5)
Bíblia Ave Maria – Quando oferecerdes ao Senhor um sacrifício pacífico, oferecê-lo-eis de maneira que seja aceito. (Levítico 19 : 5)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus."  (Levítico 26 : 1)
Bíblia Ave Maria –  “Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas, e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus. (Levítico 26 : 1)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E vistes as suas abominações, e os seus ídolos, o pau e a pedra, a prata e o ouro que havia entre eles,"  (Deuteronômio 29 : 17)
Bíblia Ave Maria – vistes suas abominações e seus ídolos infames de pau e de pedra, de prata e de ouro, que se acham entre eles. (Deuteronômio 29 : 17)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel; (Deuteronômio 29 : 18)
Bíblia Ave Maria – Não haja entre vós homem ou mulher, família ou tribo, cujo coração se desvie hoje do Senhor, nosso Deus, para oferecer culto aos deuses dessas nações; não haja entre vós raiz que produza cicuta e absinto. (Deuteronômio 29 : 18)
Bíblia João Ferreira de Almeida – O SENHOR, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia. Que digo eu? Há de ser já. ."  (I Reis 14 : 14)
Bíblia Ave Maria – O Senhor suscitará em Israel um rei que exterminará a casa de Jeroboão. Mas que digo? Isto já acontece!   (I Reis 14 : 14)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Também o SENHOR ferirá a Israel como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o SENHOR à ira."  (I Reis 14 : 15)
Bíblia Ave Maria – O Senhor vai ferir Israel. Como o caniço é levado pelas águas, assim o Senhor os tirará dessa boa terra que ele deu aos seus pais e os dispersará para além do Eufrates, porque fabricaram para si ídolos que provocam a cólera do Senhor. (I Reis 14 : 15)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai. (I Reis 15 : 11)
Bíblia Ave Maria – Asa fez o que é reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai. (I Reis 15 : 11) 
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram."  (I Reis 15 : 12)
Bíblia Ave Maria – Expulsou da terra as prostitutas (sagradas) e acabou com todos os ídolos que seus pais tinham feito.  (I Reis 15 : 12)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom. (I Reis 15 : 13)
Bíblia Ave Maria – Além disso, destituiu da dignidade de rainha sua própria mãe Maaca, por ter feito essa vergonha de asserá. Asa despedaçou esse ídolo e queimou-o no vale de Cedron. (I Reis 15 : 13) 
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o SENHOR lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel."  (I Reis 21 : 26)
Bíblia Ave Maria – Levou a abominação ao extremo, seguindo os ídolos dos amorreus, que o Senhor tinha expulsado de diante dos israelitas. (I Reis 21 : 26)
Bíblia João Ferreira de Almeida – “E levantaram, para si, estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes. ."  (II Reis 17 : 10)
Bíblia Ave Maria – Erigiram estelas e ídolos Asserás em todos os outeiros e debaixo de toda árvore frondosa. (II Reis 17 : 10)
Bíblia João Ferreira de Almeida – “E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o SENHOR expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o SENHOR. ."  (II Reis 17 : 11)
Bíblia Ave Maria – Queimaram incenso nesses lugares altos, como as nações que o Senhor tinha despojado diante deles, e irritaram o Senhor com suas práticas abomináveis, (II Reis 17 : 11)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E serviram os ídolos, dos quais o SENHOR lhes dissera: Não fareis estas coisas. ."  (II Reis 17 : 12)
Bíblia Ave Maria – adorando ídolos, embora o Senhor lhes tivesse dito: Não fareis tal coisa. (II Reis 17 : 12)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. ."  (II Reis 17 : 13)
Bíblia Ave Maria – O Senhor tinha advertido Israel e Judá pela boca de seus profetas e videntes: Renunciai às vossas más ações; guardai meus mandamentos e minhas leis; observai toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos transmiti pelos meus servos, os profetas. (II Reis 17 : 13)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR seu Deus. ."  (II Reis 17 : 14) Bíblia Ave Maria – Mas eles não o quiseram ouvir, e endureceram o seu coração, como o tinham feito seus pais, que se tornaram infiéis ao Senhor, seu Deus. (II Reis 17 : 14)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem. ."  (II Reis 17 : 15)
Bíblia Ave Maria – Desprezaram os seus preceitos e a aliança estabelecida com seus pais, não atenderam às advertências que lhes tinha feito, e seguiram as vaidades, tornando-se eles mesmos vaidades; apesar de ter-lhes o Senhor proibido seguir as pisadas dos povos que os cercavam, 
Bíblia João Ferreira de Almeida – E deixaram todos os mandamentos do SENHOR seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal. ."  (II Reis 17 : 16)
Bíblia Ave Maria – abandonaram todos os mandamentos do Senhor, seu Deus, fabricaram para si dois bezerros de metal fundido e ídolos Asserás, prostraram-se diante de todo o exército dos céus, prestaram culto a Baal, (II Reis 17 : 16)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira. ."  (II Reis 17 : 17)
Bíblia Ave Maria – fizeram passar pelo fogo seus filhos e filhas, entregaram-se à adivinhação, à bruxaria; enfim, abandonaram-se inteiramente a tudo o que desagradava ao Senhor, irritando-o. (II Reis 17 : 17)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Portanto o SENHOR muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá. ."  (II Reis 17 : 18)
Bíblia Ave Maria – Por isso, o Senhor ficou profundamente indignado contra os israelitas e lançou-os para longe de sua face. Só a tribo de Judá subsistiu. (II Reis 17 : 18)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Até Judá não guardou os mandamentos do SENHOR seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram. ."  (II Reis 17 : 19)
Bíblia Ave Maria – Mas nem mesmo Judá observou os mandamentos do Senhor, seu Deus, e seguiu os costumes de Israel. (II Reis 17 : 19)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Por isso o SENHOR rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença. ."  (II Reis 17 : 20)
Bíblia Ave Maria – O Senhor rejeitou, pois, toda a linhagem de Israel, humilhou-a e a entregou nas mãos dos saqueadores até que fosse completamente banida de sua presença. (II Reis 17 : 20)
Bíblia João Ferreira de Almeida –  Então o SENHOR falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo: (II Reis 21 : 10)
Bíblia Ave Maria – O Senhor falou, pois, pela boca de seus servos, os profetas:   (II Reis 21 : 10)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e até também a Judá fez pecar com os seus ídolos; (II Reis 21 : 11)
Bíblia Ave Maria – Porque Manassés, rei de Judá, cometeu essas abominações, procedendo ainda pior que tudo o que tinham feito outrora os amorreus, e levando, além disso, Judá ao pecado de idolatria, (II Reis 21 : 11)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Por isso, assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos. (II Reis 21 : 12)
Bíblia Ave Maria – por isso, diz o Senhor Deus de Israel, vou fazer cair sobre Jerusalém e Judá calamidades tais que farão retinir os ouvidos dos que ouvirem falar delas. (II Reis 21 : 12)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como fizera Manassés, seu pai. (II Reis 21 : 20)
Bíblia Ave Maria – Fez o mal aos olhos do Senhor, como seu pai Manassés. (II Reis 21 : 20)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles. (II Reis 21 : 21)
Bíblia Ave Maria – Seguiu todas as pisadas de seu pai, e adorou os ídolos que ele tinha adorado, prostrando-se diante deles. (II Reis 21 : 21)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Assim deixou ao SENHOR Deus de seus pais, e não andou no caminho do SENHOR. (II Reis 21 : 22)
Bíblia Ave Maria – Abandonou o Senhor, Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor. (II Reis 21 : 22)
"E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do SENHOR."  (II Reis 23 : 24)
Bíblia Ave Maria – Josias acabou também com os necromantes, os adivinhos, os terafins, os ídolos e as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, pois queria obedecer às prescrições da lei tais quais figuravam no livro que o sacerdote Helcias descobriu no templo do Senhor. (II Reis 23 : 24)

Continuar leitura Parte II


domteicos@gmail.com




Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: