Resultados de Pesquisa

.

7 de outubro de 2011

É certo o cristão fazer preces às imagens de esculturas? O que diz a Bíblia Sagrada? Parte II


Domingos Teixeira Costa
O texto bíblico a seguir, é uma demonstração comparativa entre as versões da Bíblia João Ferreira de Almeida e Ave-Maria, referente ao tratamento de Deus com Israel no Antigo Testamento, com o interesse de fazer-se conhecido pelos  homens na época.
Deus escolheu a Israel como o povo que levaria para os demais povos, o conhecimento de sua vontade, para que estes o servissem como seu único Deus sobre todas as coisas.
Como veremos nesta pequena porção da Bíblia, a incessante vontade de Deus de resgatar o homem da sua queda ocorrida no Jardim do Éden, para que este pudesse servir ao propósito para o qual fora criado.
O pecado separou o homem do seu Criador. Como Israel após receber de Deus através de Moisés os mandamentos que lhe proibia servir aos deuses das nações e Israel não temeu e serviu às imagens dos deuses, Deus entregou Israel nas mãos de todos os seus inimigos e a cativeiros diversos como exemplo o de Babilônia com duração de setenta anos.
Deus não se agrada de ninguem que se dobra aos ídolos, pois eles nada podem e valor algum há neles para salvar a ninguem, de coisa alguma, e quem lhes faz preces faz-se inimigo de Deus, se não houver conversão, o destino do tal, é a perdição definitivamente. Faça a leitura do texto a seguir e veja como Deus trata a Israel. Deus não muda e nem divide sua glória e honra com deus algum. Boa leitura e boa reflexão, não se engane, eu tenho a melhor das intenções ao escrever esta pequena introdução e seleção desta porção da Bíblia Sagrada para o seu bem espiritual.
Bíblia João Ferreira de Almeida – Porque grande é o SENHOR, e mui digno de louvor, e mais temível é do que todos os deuses. (I Crônicas 16 : 25)
Bíblia Ave Maria – Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, o único temível de todos os deuses,
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o SENHOR fez os céus."  (I Crônicas 16 : 26)
Bíblia Ave Maria – Porque os deuses dos povos, sejam quais forem, não passam de ídolos; mas foi o Senhor quem criou os céus.
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E deixaram a casa do SENHOR Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém."  (II Crônicas 24 : 18)
Bíblia Ave Maria – Abandonaram o templo do Senhor, Deus de seus pais, e se puseram a adorar as imagens de asserá e outros ídolos, e tamanhas faltas atraíram a ira divina contra Judá e Jerusalém.
Comentário:
O Salmo 96 na Bíblia João Ferreira de Almeida, é o 95 na Bíblia Ave-Maria, como esta, existem muitas outras diferenças  no livro dos Salmos, porém, o que há na Ave-Maria e na João Ferreira de Almeida, a diferença é sinônimo, ou seja, o sentido é o mesmo. Explicando um pouquinho, uma das grandes diferenças, começa no Salmo nº 9. Na versão do Padre João Ferreira de Almeida, o Salmo 9 possui 20 versículos e na Ave-Maria (adotada pela igreja Católica) o mesmo Salmo tem 39 versículos, sendo que, só a partir do verso 22 é que corresponde ao texto original do hebraico, o verso 22 é  o primeiro  na versão João Ferreira de Almeida, explica-se: o Salmo 9 é o agrupamento de texto estranho, ao original, de forma que o Salmo 11 na versão João Ferreira de Almeida, é de nº 10 na Ave-Maria. As alterações são tantas, que o Salmo 115, está agrupado sob o número 113, seu versículo primeiro é o nove do Salmo 113 na versão Ave-Maria, e, o 135 (J.F.A.) é o 134 (A.M.) O tempo aqui não nos permite explicar detalhadamente sobre esta questão, uma coisa sabemos, que as duas versões são católicas.
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus."  (Salmos 96 : 5)
Bíblia Ave Maria – Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem, não passam de ídolos. Mas foi o Senhor quem criou os céus. (Salmos 95 : 5)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses."  (Salmos 97 : 7)
Bíblia Ave Maria – São confundidos os que adoram estátuas e se gloriam em seus ídolos; pois os deuses se prostram diante do Senhor. (Salmos 96 : 7)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Antes se misturaram com os gentios, e aprenderam as suas obras. (Salmos 106 : 35)
Bíblia Ave Maria – mas se misturaram com as nações pagãs e aprenderam seus costumes. (Salmos 105 : 35)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço."  (Salmos 106 : 36)
Bíblia Ave Maria – Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram um laço para eles. (Salmos 105 : 36)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios, (Salmos 106 : 37)
Bíblia Ave Maria – Imolaram os seus filhos e suas filhas aos demônios. (Salmos 105 : 37)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi manchada com sangue. (Salmos 106 : 38)
Bíblia Ave Maria – Derramaram o sangue inocente: o sangue de seus filhos e de suas filhas, que aos ídolos de Canaã sacrificaram; seu país ficou manchado com esse sangue. (Salmos 105: 38)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Assim se contaminaram com as suas obras, e se corromperam com os seus feitos. (Salmos 106 : 39)
Bíblia Ave Maria – Eles se contaminaram com homicídios, e se prostituíram com seus crimes. (Salmos 105: 39)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Então se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança. (Salmos 106 : 40)
Bíblia Ave Maria – Então se inflamou contra seu povo a cólera divina, e Deus teve aversão de sua herança. (Salmos 105: 40)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? (Salmos 115 : 2)
Bíblia Ave Maria (2) Por que diriam as nações pagãs: Onde está o Deus deles?  (Salmos 113: 10)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. (Salmos 115 : 3)
Bíblia Ave Maria – Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. (Salmos 113: 11)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens."  (Salmos 115 : 4)
Bíblia Ave Maria – Quanto a seus ídolos de ouro e prata, são eles simples obras da mão dos homens. (Salmos 113: 12)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. (Salmos 115 : 5)
Bíblia Ave Maria – Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver, (Salmos 113: 13)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. (Salmos 115 : 6)
Bíblia Ave Maria – têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem heirar. (Salmos 113: 14)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. (Salmos 115 : 7)
Bíblia Ave Maria – Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum. (Salmos 113: 15)
Bíblia João Ferreira de Almeida – A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. (Salmos 115 : 8)
Bíblia Ave Maria – Semelhantes a eles sejam os que os fabricam e quantos neles põem sua confiança. (Salmos 113: 16)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. (Salmos 115 : 9)
Bíblia Ave Maria – Mas Israel, ao contrário, confia no Senhor: ele é o seu amparo e o seu escudo. (Salmos 113: 17)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens."  (Salmos 135 : 15)
Bíblia Ave Maria – Os ídolos dos pagãos não passam de prata e ouro, são obras de mãos humanas. (Salmos 134: 15)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, (Salmos 135 : 16)
Bíblia Ave Maria – Têm boca e não podem falar; têm olhos e não podem ver; (Salmos 134: 16)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. (Salmos 135 : 17)
Bíblia Ave Maria – têm ouvidos e não podem ouvir. Não há respiração em sua boca.  (Salmos 134: 17)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. (Salmos 135 : 18)
Bíblia Ave Maria – Assemelhem-se a eles todos os que os fizeram, e todos os que neles confiam.  (Salmos 134: 18)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos."  (Isaías 2 : 8)
Bíblia Ave Maria – A sua terra está cheia de ídolos; os homens se prosternam diante da obra de suas mãos, diante daquilo que seus dedos fabricaram. (Isaías 2 : 8)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E todos os ídolos desaparecerão totalmente."  (Isaías 2 : 18)
Bíblia Ave Maria – e todos os ídolos desaparecerão. (Isaías 2 : 18)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do SENHOR, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. (Isaías 2 : 19)
Bíblia Ave Maria – Refugiai-vos nas cavernas dos rochedos, e nos antros da terra, sob o impulso do terror do Senhor, e do esplendor de sua majestade, quando ele se levantar para aterrorizar a terra.  (Isaías 2 : 19)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. (Isaías 2 : 20)
Bíblia Ave Maria – Naquele tempo o homem lançará aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que para si tinha feito a fim de adorá-los; (Isaías 2 : 20)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do SENHOR, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra. (Isaías 2 : 21)
Bíblia Ave Maria – refugiar-se-á nas cavernas dos rochedos e nas fendas da pedreira, por causa do espanto da presença do Senhor, e do esplendor de sua majestade, quando ele se levantar para aterrorizar a terra. (Isaías 2 : 21)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Como a minha mão alcançou os reinos dos ídolos, cujas imagens esculpidas eram melhores do que as de Jerusalém e do que as de Samaria,"  (Isaías 10 : 10)
Bíblia Ave Maria – Assim como minha mão se apoderou dos reinos de falsos deuses, cujos ídolos eram mais numerosos que os de Jerusalém e de Samaria,(Isaías 10 : 10)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Porventura como fiz a Samaria e aos seus ídolos, não o faria igualmente a Jerusalém e aos seus ídolos? (Isaías 10 : 11)
Bíblia Ave Maria – assim como tratei Samaria e seus falsos deuses, não devo tratar também Jerusalém e seus ídolos?  (Isaías 10 : 11)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "PESO do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles."  (Isaías 19 : 1)
Bíblia Ave Maria – Oráculo contra o Egito. Eis que o Senhor, montado numa nuvem rápida, vem ao Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele e o Egito sente desfalecer sua coragem. (Isaías 19 : 1)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros. (Isaías 19 : 3)
Bíblia Ave Maria –
O Egito perderá a cabeça, e eu abolirei sua prudência. Consultarão os ídolos e os feiticeiros, os evocadores de mortos e os adivinhos. (Isaías 19 : 3)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque naquele dia cada um lançará fora os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que vos fabricaram as vossas mãos para pecardes,"  (Isaías 31 : 7)
Bíblia Ave Maria – Naquele dia cada um lançará fora seus ídolos de prata e seus ídolos de ouro, obras de vossas mãos criminosas. (Isaías 31: 7)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "BEL está abatido, Nebo se encurvou, os seus ídolos são postos sobre os animais e sobre as feras; as cargas dos vossos fardos são canseiras para as feras já cansadas."  (Isaías 46 : 1)
Bíblia Ave Maria – Bel cai, Nebo desmorona. Suas estátuas são carregadas em lombo de mula, fazem delas o fardo de animais exaustos. (Isaías 46 : 1)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte."  (Isaías 57 : 13)
Bíblia Ave Maria – quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo. (Isaías 57 : 13)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Anunciai entre as nações; e fazei ouvir, e arvorai um estandarte, fazei ouvir, não encubrais; dizei: Tomada está Babilônia, confundido está Bel, espatifado está Merodaque, confundidos estão os seus ídolos, e quebradas estão as suas imagens."  (Jeremias 50 : 2)
Bíblia Ave Maria – Proclamai o que vos digo e publicai-o entre as nações! Erguei um sinal; anunciai-o! Nada oculteis e exclamai: Babilônia foi tomada! Bel cobriu-se de confusão; Merodac foi destroçado; e seus ídolos foram confundidos, e abatidas suas imundícies. (Jeremias 50 : 2)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos."  (Jeremias 50 : 38)
Bíblia Ave Maria – À espada suas águas, para que se esgotem! Porquanto é uma terra de ídolos, de gente apaixonada por seus espantalhos! (Jeremias 50 : 38)



 



Envie um e-mail para mim!


 

Nenhum comentário: