Veremos a seguir um pequeno comentário referente os versículos 1-6 do capítulo 20 do livro de Apocalipse, sobre a prisão de Satanás e os mil anos aqui mencionados. Esse tempo pode ser ou não literal? Examine e verifique sempre, buscando o melhor entendimento possível, com a mente sempre aberta para aceitar a pacificação da palavra de Deus.
Ap. 20. 1: Então, vi descer do céu um anjo; [...] Jesus até hoje
é o único que desceu do céu para se fazer homem, e habitar com os homens, cumpriu
seu Ministério, foi sacrificado na cruz, morreu, ressuscitou e subiu ao céu, o
Filho de Deus. E como todo poder lhe foi entregue pelo Pai, com certeza Satanás
está impedido de fazer o que gostaria (Mc 3.27).
[...] Tinha na mão a chave
do abismo e uma grande corrente. Ele por amor a seu Pai e aos pecadores, como homem
venceu o pecado, e por sua humilhação na cruz expôs e triunfou sobre Satanás, e
por sua ressurreição venceu também a morte e todo o poder das hostes infernais,
libertando-nos para o Reino da sua glória (Jo. 3.12,13 Ml 3.1 Cl 2.15; 1.13).
Ap. 20. 2: Ele segurou o
dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;
[...] Jesus
venceu a Satanás, e por isso o Pai sujeitou tudo que há nos céus, na terra, nas
águas e debaixo da terra e em todo o universo, tudo está debaixo do domínio do
seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo (1 Pe. 3.22 1Co 15.24; Ef. 1.20-23).
Ap. 20. 3: Lançou-o no
abismo, [...] Satanás atualmente está impedido de fazer o que gostaria, pela razão de
estar debaixo do domínio do Senhor Jesus Cristo, pela vontade e determinação do
Pai eterno (Sl. 110. 1).
[...] fechou-o e pôs selo
sobre ele, [...] O selo que justifica a prisão de Satanás é a vitória de Jesus sobre o
poder das trevas e todas as obras de Satanás (1 Pe 3. 21, 22; Ap. 12.10; Mt 28. 18).
[...] para que não mais
enganasse as nações até se completarem os mil anos. Mil anos, é uma referência ao tempo
do reino de Deus na terra. Em outras palavras; é o tempo que existe para a
Igreja de Deus na terra, até três anos e meio antes da vinda de Jesus, mais, os
três anos e meio são os da chamada grande tribulação, esses fecham o ano aceitável
do Senhor, os mil anos (Is. 61. 1-3; Lc. 4. 17-21; 2 Pe. 3.7, 8; Ez. 4.7; Lv.
16.34; Nm. 14. 34; Dn. 7.12).
[...] Depois disto, (acontecerá a
vinda de Jesus) é necessário que ele seja solto pouco tempo. Antes da vinda
de Jesus, Satanás será solto por três anos e meio, que serão a tribulação dos santo,
e todos os que habitam na terra serão provados nesse tempo, sendo que todos os
ímpios serão destruídos na vinda de Jesus. (2 Pe. 3. 7-12; Ap. 12. 12; 3. 10,11; 20.7; Is. 66. 15,16; Sf. 1. 18;
Dn. 7.12).
Ap. 20. 4: Vi também
tronos, [...] Quanto a esses tronos, o profeta Daniel falou que seriam manifestados no
reino do povo santo, quando estiverem sendo encerrados os reinos dos reis da
terra, pelo reino dos santos do Deus Altíssimo (Dn 7.10).
[...] e nestes sentaram-se
aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. [...] Jesus falou de
doze tronos que seus discípulos se assentarão para julgar as doze tribos de
Israel na regeneração (Mt. 19.28).
[...] Vi ainda as almas dos
decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de
Deus, tantos quantos não adoraram a besta, [...] A visão aqui
retorna a um tempo anterior ao tempo em que os tronos foram postos, falando que
as almas, dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da
palavra de Deus por não terem adorado a besta, nem sua imagem, aguardavam no
Paraiso (ou no céu) o momento para receberem a ordem da realização da primeira
ressureição, a restauração gloriosa do seu corpo; um corpo novo e
incorruptível (1 Co. 15.54).
[...] nem tão pouco a sua imagem, e não receberam a marca
na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Esses que foram
mortos por causa de sua fé em Cristo e sua palavra, eles quando viram o
evangelho e creram em Jesus, viveram para Deus e seu reino, e reinaram com
Cristo mil anos. Lembremo-nos que, para Deus, um dia é como mil anos (2 Pe. 3.8
Is 61.2 Mc 1.15 Lc 4.19).
Ap. 20. 5: O restante dos
mortos não reviveu até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira
ressurreição. O restante dos mortos aqui são os que não aceitaram o evangelho pregado no
reino de Deus por Jesus Cristo e seus discípulos, eles não ressuscitarão no dia
da vinda de Jesus, diga-se, eles só ressuscitarão na chamada ressureição da
condenação ou juízo. Os que seguiram a Jesus ressuscitarão na vinda de Jesus, na
chamada primeira ressurreição (Jo. 5.29; 1 Ts. 4. 15-17; 1 Co. 15. 51,52).
Ap. 20. 6: Bem-aventurado e
santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; [...] A primeira
ressurreição é a ressurreição dos filhos de Deus que ocorre na vinda de Jesus.
[...] sobre esses a segunda
morte não tem autoridade; [...] Não sofrerão a segunda morte. Isso só acontece com os que
não aceitaram o evangelho para sua salvação, estes por não estarem seus nomes escritos
no livro da vida, serão lançados no lago de fogo, é isto que significa a segunda
morte, segundo o que diz a Bíblia Sagrada. Quanto aos que guardaram a palavra
de Deus reinarão com Cristo os mil anos (Ap. 20.14,15.) [...] pelo contrário,
serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.
O texto em questão transparece que se trata de um tempo
futuro, porém, à luz de 2 Pe. 3. 7-12 passa
a ideia que nada material restará após o dia da vinda de Jesus e sua vingança contra
a maldade da raça humana naquele grande dia da ira de Deus. Conforme estas
referências (Is. 61. 1-3; Lc. 4. 17-21; Dn. 2. 44; 7. 14) não será este o “ano
aceitável do Senhor” o próprio milênio, ou o que é chamado de um prazo e um
tempoa (Dn. 7. 12)?
Verifique.
a Um prazo: Corresponde ao tempo do fim do império
romano, o último animal que foi morto conforme profetizou Daniel, até o fim do período
que inicia o governo do filho da perdição, também chamado de anticristo. Seu
domínio é o espaço de tempo chamado de um tempo, seu fim será com a eliminação dos reinos
humanos por ação do reino de Deus, o povo do Deus Altíssimo (Dn. 2. 44; 7. 11, 12).
Domingos Teixeira
Costa
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