Resultados de Pesquisa

.

5 de outubro de 2009

Brasil confirma acordo com paises do Bric, para compra de US$10 bi em títulos do FMI

ISTAMBUL - O Brasil hoje formalizou a decisão de comprar 10 bilhões de dólares em Direito Especial de Saque (SDR) do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que isso é a confirmação da decisão tomada pelo Brasil anteriormente de fornecer recursos para o FMI, para superação da crise financeira internacional.

O acordo foi fimado entre os segintes os países do Bric; Brasil, Rússia, Índia e China, os quais concordaram em fornecer um total de 80 bilhões de dólares para aumentar os recursos do FMI em resposta à crise global. A China fornecerá a maior parte: 50 bilhões de dólares.

"O Brasil, ex-tomador de empréstimos do FMI, confirma sua decisão para ajudar a aumentar os recursos disponíveis do FMI, como uma forma de assegurar os meios necessários para efetivamente responder à atual crise financeira", afirmou Mantega em uma carta ao diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

Para o Brasil, que viu uma melhora em sua economia na última década, o movimento é uma mudança, acrescentou Mantega. "É a primeira vez que o Brasil empresta para o FMI. Estamos passando de um país devedor para credor. É um momento histórico." Disse o Ministro.

(Costa)

Nenhum comentário: