Resultados de Pesquisa

.

25 de outubro de 2009

Inspetores da AIEA visitam pela 1ª vez nova usina nuclear iraniana

Da EFE

Teerã, 25 out (EFE).- Os quatro inspetores enviados ao Irã pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizaram hoje uma primeira visita à nova usina de enriquecimento de urânio que o regime iraniano está construindo sob uma colina, ao sudoeste de Teerã.

Segundo a agência de notícias iraniana "Mehr", os especialistas foram até a cidade de Qom, de onde foram conduzidos à instalação conhecida como Fordu.

Os inspetores, que chegaram esta madrugada ao Irã, visitaram hoje de manhã a usina e devem fazer o mesmo outras vezes até terça-feira, data em que retornarão a Viena, acrescentou.

A unidade de Fordu veio ao conhecimento público em meio à polêmica em 25 de setembro, depois que o presidente americano, Barack Obama, acusou o Irã de ter enganado a comunidade internacional, ao ter iniciado sua construção "de forma clandestina".

O regime dos aiatolás respondeu que não tinha agido em segredo, já que tinha informado à AIEA quatro dias antes da denúncia do dirigente americano.

Além disso, argumentou que tinha agido de boa fé, já que, segundo sua interpretação da lei internacional, não tinha obrigação de informar sobre a mesma até seis meses antes da entrada em funcionamento.

No entanto, durante sua última visita a Teerã, o diretor-geral da AIEA, Mohamad ElBaradei, deu a razão à comunidade internacional ao insistir em que o Irã deveria ter comunicado sobre seus planos no momento em que começou a construção. EFE

http://g1.globo.com ]Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: