Resultados de Pesquisa

.

20 de dezembro de 2017

A noite e o significado representativo ( I )




As considerações sobre a noite nono Novo Testamento, começam com a fuga de José, o menino Jesus e sua mãe para o Egito, atendendo a ordem de um anjo, porque o rei Herodes haveria de procurar o menino para mata-lo. Significado, perseguição Mt 2.14).

À quarta vigília da noite os discípulos de Jesus estavam em perigo de naufrágio, enquanto Jesus aproveitava a noite no monte para orar, e sendo Jesus quem era, veio socorrê-los mesmo andando sobre as águas. Eles estavam em perigo de morte. Significado, a noite é uma boa oportunidade para orar, afim de alcançar a salvação das dificuldades presentes e futuras (Mt 14.25 Mc 6.48).

Jesus depois de enfrentar os cambistas no templo, de curar os cegos e os coxos que o procuraram em um dia muito cansativo, Jesus foi para Betânia descansar. Significado, a noite é para o descanso das fadigas do dia a dia (Mt 21.17).

Os cidadãos devem está preparados para enfrentar todas as dificuldades que possam vir contra a calma da noite. Jesus disse que se o dono de casa soubesse a que hora da noite havia de vir o ladrão, ele não deixaria minar sua casa. Significado, a noite, são horas de descanso, mas também de bastante cuidados para evitar surpresas indesejáveis (Mt 24.43).

As ações do mal acontecem à noite. Jesus disse que na noite de sua prisão todos os discípulos se escandalizariam nele e os abandonariam. O pastor seria ferido e suas ovelhas ficariam dispersas. Significado, a noite nos serve para descanso, mas também simboliza todos os tipos de dificuldades e sofrimentos na vida humana, esta foi a noite de tribulação para Jesus e os discípulos dele, e grande sofrimento para todos (Mt 26.31).

Havendo chegada a grande noite para Jesus, ele diz a Pedro que aquela noite também seria especial para o aprendizado de Pedro, ele passaria pela prova de negá-lo antes que o galo cantasse três vezes. Significado, foi uma longa noite para o grupo do Reino de Deus, o fim da pregação do Evangelho na terra por Jesus, e o início da separação do mestre e seus discípulos (Mt 26.34 Mc 14.30)

A noite estava estacionada sobre os discípulos, e as autoridades judaicas aproveitaram para lançar sobre eles mais um peso; a mentira, culpando-os de haverem furtado o corpo de Jesus da sepultura porque Jesus ressuscitou e eles não puderam impedir isto. Eles não roubaram, porém, as autoridades queriam limpar-se junto à sociedade, negando a ressurreição de Jesus, criaram tal situação. Significado, mais sofrimento na noite dos discípulos de Jesus que pensaram haver perdido definitivamente seu mestre para a morte na cruz (Mt 28.13).

No viver do gadareno endemoninhado, o dia e a noite eram-lhe semelhantes, ele a qualquer hora do tempo sempre estava andando pelos sepulcros ou pelos montes ferindo-se com pedras, e gritando em horário indevido incomodando sua aldeia. Sua noite não lhe permitia luz alguma, o brilho do sol ou a escuridão da noite não lhes faziam diferença, até que Jesus o encontrou e lhe tirou das horrendas trevas que lhe atormentavam, e resplandeceu sobre ele o sol da justiça, a salvação do estado que Satanás lhe impusera. Significado, sua noite era uma cadeia espiritual vinda diretamente do inferno pela possessão espiritual maligna, a ponto de lhe separar daqueles que antes formavam sua comunidade agora quanto mais distância melhor era  (Mc 5.5).

 
Domingos Teixeira Costa 

  

Nenhum comentário: