Resultados de Pesquisa

.

9 de agosto de 2008

Tarso Genro afirma que grampo ilegal no STF é "inaceitável"

Tarso Genro afirma que grampo ilegal no STF é "inaceitável"

Ministro da Justiça descarta participação da Polícia Federal na colocação das escutas

Da Redação com informações da Agência Brasil
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou neste sábado que é “inaceitável” a instalação de escutas para monitorar conversas do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Reportagem da revista VEJA veiculada neste sábado mostra que o gabinete do presidente do STF foi alvo de monitoramento clandestino no mês de julho.

“Isso é absolutamente inaceitável. Qualquer escuta ilegal, clandestina é um crime. E uma escuta ilegal e clandestina contra o Supremo, se é que existiu, não é só um crime, como uma vergonha”.

Uma varredura eletrônica de rotina feita em 10/7 pela secretaria de segurança do STF fez a localização da escuta. O grampo foi encontrado um dia depois de o Mendes conceder o primeiro habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas, preso dias antes pela uma operação Satiagraha da Polícia Federal. Utilizando um aparelho conhecido como rastreador, os técnicos do STF identificaram uma freqüência de rádio de grande intensidade na sala 321, onde despacha o assessor-chefe da presidência. A sala também é usada por Gilmar Mendes em reuniões com auxiliares quando se ocupa de prolatar sentenças.

Tarso descartou a participação da Polícia Federal na colocação das escutas. "(A escuta) não foi feita pela instituição. Deve ter sido feita, se é que foi feita, totalmente à margem do poder formal da Polícia Federal", afirmou o ministro.

Ele ainda levantou suspeitas sobre empresas privadas: "Hoje temos escutas ilegais feitas por instituições privadas. Recentemente prendemos uma quadrilha de grampos ilegais."

Leia a íntegra da reportagem exclusiva da VEJA.
www.abril.com.br/noticia/brasil/no_294140.shtml

Nenhum comentário: