Resultados de Pesquisa

.

19 de agosto de 2008

Venezuela assume controle de fábricas de cimento

Agencia Estado
O governo da Venezuela assumiu, ontem à noite, o controle da fábrica de cimento de propriedade da mexicana Cemex, depois de falhar a tentativa de acordo nos termos de sua proposta de nacionalização. Acompanhados de tropas da Guarda Nacional, funcionários do governo e trabalhadores nacionalistas ocuparam pelo menos duas fábricas da Cemex no país.
O presidente Hugo Chávez chamou a nacionalização das indústrias de cimento como um dos muitos "passos em direção ao socialismo", seguindo as nacionalizações das empresas de telecomunicações e eletricidade, dos principais projetos de petróleo e do maior fabricante de aço do país.
Logo após a meia-noite, o Ministro do Petróleo, Rafael Ramirez, disse que o governo estava expropriando a subsidiária da Cemex porque "nós não conseguimos chegar a um acordo nos termos de compensação".
Duas outras fabricantes de cimento, a francesa Lafarge e a suíça Holcim, concordaram com os termos da nacionalização para suas subsidiárias na Venezuela na manhã de ontem. Outras duas empresas também concordaram em permanecer como parceiras minoritárias.
A Cemex confirmou, em comunicado, a intenção da Venezuela de assumir o controle operacional de suas fábricas, mas não quis fazer nenhum comentário.
www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=937885

Nenhum comentário: