Resultados de Pesquisa

.

1 de julho de 2008

Eleitores dizem estar preocupados com semelhança entre McCain e Bush

colaboração para a Folha Online

Mesmo antes da corrida presidencial definir seus candidatos, os democratas esforçavam-se em definir o senador republicano John McCain como uma mera continuação do impopular governo do presidente George W. Bush. A campanha democrata parece ter dado certo já que 49% dos eleitores dizem estar "muito preocupados" com as semelhanças entre McCain e Bush.

A recente pesquisa USA Today/Gallup mostra que cerca de 65% dos eleitores dizem-se "preocupados" com o fato de McCain desenvolver as mesmas políticas de Bush.

A sondagem confirma uma grande preocupação da campanha de McCain e marca a necessidade de esforços ainda maiores para se distanciar do atual presidente. O senador tem que convencer seus eleitores que um novo mandato republicano pode trazer mudanças na política do país e que ele pode resolver a crise econômica gerada no mandato do colega.

O desafio de McCain é ainda maior se considerarmos que, mesmo sendo extremamente impopular entre os norte-americanos em geral (apenas 28% de aprovação), o presidente permanece muito bem visto pelos eleitores de seu partido -- 60% dos republicanos dizem aprovar o trabalho de Bush como presidente.

Charles Dharapak-27mai.08/AP
Texto: President Bush is accompanied by Republican presidential candidate, Sen. John McCain, R-Ariz., and his wife Cindy, seen reflected on the car, before Bush boards Air Force One at Phoenix Sky Harbor International Airport, after Bush attended a private campaign fundraising event for McCain in Phoenix, Tuesday, May 27, 2008. (AP Photo/Charles Dharapak)
Presidente George W. Bush faz rara aparição ao lado do colega de partido McCain

A aprovação de Bush é alta também entre os eleitores declarados de McCain, 55% de aprovação, uma porcentagem que pode garantir bons resultados nas urnas.

Assim, McCain enfrenta a árdua tarefa de distanciar-se de Bush diante dos democratas --entre os quais a taxa de aprovação de Bush é de apenas 6%--, sem contudo menosprezar as conquistas do presidente para os republicanos.

Como esperado, a preocupação com um "terceiro mandato de Bush", como democrata Barack Obama nomeou a possível Presidência de McCain, é muito maior entre os democratas, 90%.

Entre os independentes, um grupo no qual McCain tem demonstrado apelo, a maioria está preocupada com as semelhanças entre as propostas políticas, incluindo 47% que se dizem "muito preocupados".

Já entre os republicanos, a porcentagem é significativamente menor. Apenas 20% dos eleitores estão "muito preocupados" e outros 25%, a maior porcentagem entre os três grupos, dizem não estar preocupados de forma alguma com as semelhanças entre os dois.

Mudança

Alex Brandon-26jun.08/AP
Texto: Democratic presidential candidate Sen. Barack Obama, D-Ill., enters a Democratic fundraiser, also attended by Sen. Hillary Clinton, D-N.Y., (not shown) at a hotel in Washington Thursday, June 26, 2008. Clinton lauded Barack Obama for "his grit and his grace" as she resumed public and private campaigning Thursday to support the candidate who dashed her hopes of winning the Democratic presidential nomination. (AP Photo/Alex Brandon)
Propostas de Obama são vistas por alguns eleitores como muito liberais

Obama escolheu como lema de sua campanha pela Casa Branca a mudança na política "velha" de Washington. Ele é um árduo crítico de Bush e costuma defender políticas contrárias às do republicano, uma estratégia aparentemente vantajosa diante dos altos índices de impopularidade do presidente.

A sondagem do Gallup avaliou até que ponto os eleitores querem esta mudança na política norte-americana. Questionados sobre quão preocupados estão com a chance de Obama mudar demais as políticas atuais --uma imagem que os republicanos tentam pintar em Obama, para constrastá-lo com a alternativa segura de McCain--, 49% indicam estarem preocupados, incluindo 30% que afirmaram estar "muito preocupados".

Apenas 31% dos eleitores --porcentagem formada predominantemente por democratas-- dizem não estar preocupados com as mudanças propostas por Obama.

Assim como no cenário de similaridades de McCain, a maior porcentagem dos eleitores incomodados com as políticas de Obama são do partido rival. A maioria dos republicanos (79%) dizem preocupar-se com a questão, incluindo 56% que afirmam estar "muito preocupados".

Entre os independentes, o cenário é relativamente mais positivo para Obama que para McCain. Apesar de 44% dos eleitores identificarem esta preocupação, outros 34% afirmam não estar incomodados.

Já entre os eleitores de seu partido, 47% não vêem as mudanças de Obama como um problema. Mas ainda assim, significativos 16% dizem estar "muito preocupados" com as propostas do senador por Illinois.

No ano que é tido como o mais promissor para os democratas, tanto Obama quanto McCain tem que encontrar um equilíbrio em suas campanhas para não arriscar trocar uma base garantida por uma minoria incerta.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de junho e consultou 1.625 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u418013.shtml

Nenhum comentário: