Resultados de Pesquisa

.

11 de julho de 2008

Escudo espacial é supérfluo ante mísseis iranianos, diz Rússia

Agência ANSA

MOSCOU - Os recentes testes de mísseis iranianos, com um raio de até 2 mil quilômetros, demonstram o alcance limitado do arsenal do país e tornam "supérflua" a instalação do escudo espacial norte-americano na Europa, disse hoje o chanceler russo, Serghei Lavrov.

Os Estados Unidos propõem uma ocupação militar no leste da Europa, com o argumento de que é preciso se proteger de eventuais ataques de Estados "canalhas" -- como costumam se referir ao Irã --e de seus mísseis.

O Irã anunciou nas últimas 48 horas uma série de testes, um dos quais com um lançamento que, segundo Teerã, pode chegar a 2 mil quilômetros.

- O teste desenvolvido no Irã confirma que Teerã tem agora mísseis com um alcance de cerca de 2 mil quilômetros - disse Lavrov em uma entrevista coletiva em Moscou.

- Isso confirma o que já havíamos dito: a idéia atual de instalar o terceiro anel da defesa antimíssil dos Estados Unidos na Europa não é necessária para controlar e reagir a tais mísseis - insistiu o ministro.

Lavrov disse ainda que seu governo insistirá para que seja encerrado o Tribunal Internacional de Haia para a ex-Iugoslávia.

Segundo o chanceler, isso condiz com resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, que estabelecem um prazo para o funcionamento do tribunal.

Fonte

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/07/11/e110714301.html

Nenhum comentário: