Resultados de Pesquisa

.

18 de abril de 2009

Especialistas nucleares americanos deixam a Coreia do Norte

China

Pequim - Os quatro especialistas americanos que monitoravam o programa nuclear da Coreia do Norte deixaram o país comunista nesta sexta-feira, depois de terem sido expulsos pelo governo.

Os americanos desembarcaram em Pequim em voo procedente de Pyongyang e recusaram-se a conversar com jornalistas. A saída deles ocorre apenas um dia depois da partida dos inspectores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU), que também

foram expulsos pelo governo local.

A expulsão de todos os inspectores estrangeiros deixa a comunidade internacional sem meios de monitorar as instalações nucleares norte-coreanas, capazes de produzir plutónico para uso em armas caso sejam relegadas. A Coreia do Norte comunicou esta semana à AIEA que está reactivando seu programa nuclear e anunciou que boicotará "para sempre" as negociações multilaterais sobre seu desarmamento.

A decisão norte-coreana é uma reacção à repreensão do Conselho de Segurança (CS) da ONU a um lançamento de foguete realizado por Pyongyang na semana passada. O CS da ONU condenou por unanimidade o disparo de foguete efectuado pela Coreia do Norte em 05 de Abril por considerá-lo uma violação a resoluções da entidade e intensificou as sanções contra Pyongyang.

A Coreia do Norte afirma ter enviado ao espaço sideral um foguete transportando um satélite experimental de telecomunicações. Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul acusaram Pyongyang de ter promovido um teste ilícito de tecnologia utilizável em mísseis balísticos intercontinentais.

*

www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/Especialistas-nucleares-americanos-deixam-Coreia-Norte,4fc03fa7-8b56-4434-9318-66bcf5306e28.html

*

Nenhum comentário: